Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

domingo, 29 de agosto de 2010

Democracia

Construção da democracia 
Art. 99. A Pessoa do Imperador é inviolavel, e Sagrada: Elle não está sujeito a responsabilidade alguma”.(Constituição do Império do Brasil, 1824)


Já foi dito que a democracia é o pior dos sistemas, excluídos todos os demais. Tal declaração soa de grande importância, quando se aproxima mais um importante pleito, no qual haverá a escolha do próximo Presidente da República.
Muitos anos de período autoritário no Brasil fez com que muitas pessoas passassem a ter uma certa aversão pela política e também impediram a construção de partidos políticos sólidos.
A democracia é um regime de constante aperfeiçoamento. Quando ela é interrompida, o país regride e em seu retorno, quando a liberdade volta a vigorar, fica-se a impressão de que as coisas estão piores. Pelo contrário, a liberdade de imprensa e de opinião faz com que aquilo que era escondido ou proibido de se falar na ditadura, passe a ser percebido pela população.
Construir uma democracia sólida não se faz da noite para o dia. Ela exige a participação consciente das pessoas e principalmente o pleno exercício da cidadania. E o verdadeiro cidadão surge a partir da educação de qualidade e desenvolvimento do pensamento crítico.
A História não dá saltos. Há muita coisa a ser corrigida no Estado brasileiro, mas para que almejemos uma sociedade mais justa é preciso que a tarefa da construção da democracia seja um trabalho pleno de todos os verdadeiros cidadãos.

PS: Estamos agora também no site www.agenciareporterdigital.com.br
-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário