Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

"O Sol nas bancas de revista"

Oi Mauricio - Ontem o professor da faculdade exibiu m filme / documentário, intitulado
O Sol, nome de jornal que nasceu a partir do jornal dos Esportes em
1968. Lembrei-me das convesas que tivemos, e que disse que trabalhou no
jornal dos Esportes. Inclusive o Adolfo da Folha Dirigida aparece no filme.
Você conheceu este jornal? (Lucia - Niterói)
Resposta - Sim - o Adolfo Martins aparece no filme. O Sol pertencia ao Jornal do Sports - era um jornal feito por jornalistas e intelectuais, que teve início a partir do Cultura JS. Por ser um jornal de esquerda acabou sendo perseguido pelos militares da ditadura, tendo que fechar. O núcleo inicial, que escrevia sobre educação, deu origem ao Escolar JS. Mais tarde com o início da decadência do JS resolvemos fundar a Folha Dirigida...  O Sol tinha uma diagramação revolucionária para a época, idealizada pelo Reinaldo Jardim,  poeta e jornalista especializado nessa área. Ele teve como editora-chefe a jornalista Ana Arruda Callado.
Carlos Heitor Cony, Ziraldo e Ricardo Gontijo foram alguns de seus editores, enquanto entre os colaboradores figuravam Nelson Rodrigues, Arnaldo Jabor, Henfil, Zuenir Ventura e Chico Buarque. A jornalista Martha Alencar era responsável pela área de cultura e o Adolfo pela de educação.

Ele também foi a base para o posterior surgimento de muitos jornais alternativos, como Movimento e Opinião, sendo o principal deles O Pasquim. Há uma canção do Caetano Veloso, "Alegria, alegria", que embora ele desminta a versão, com o verso "o sol nas bancas de revista, me enchem de alegria e preguiça. Quem lê tanta notícia?", apontada como um referência ao jornal.
Talvez Caetano tenha feito referência ao jornal, de maneira inpercetível, pois, no começo de sua carreira, esteve algumas vezes no Jornal dos Sports, não me lembro se por causa do Cultura JS ou já do próprio Sol, acompanhado de sua irmã menor, chamada Maria Bethânia. No fim do expediente, muitos jornalistas iam para algum bar da Lapa para assistirem Bethânia cantar. O resto é história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário