Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 21 de agosto de 2010

Marcelino Petroleiro quer Rio gerando mais empregos

O presidente licenciado do Conselho Fiscal do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro), Antonio Carlos Marcelino Torres – Marcelino Petroleiro -, disse ao Aprovação Automática, que a luta pela diminuição da evasão escolar, principalmente no ensino fundamental. Pode ser grandemente amenizada por meio de programas de incentivos aos alunos, professores e no aparelhamento das escolas da rede pública. Para isso, a seu ver, é preciso disponibilizar equipamentos que facilitem o aprendizado, com foco na geração de futuros profissionais.
Ainda em relação à área educacional, ele defende a implantação de vale bolsa especial, com o objetivo de assegurar, as condições para pagamento de mensalidades escolares no Estado do Rio, para alunos do ensino fundamental e médio, de pessoas portadoras de necessidades especiais, portadores de doenças crônicas de natureza física ou mental, cuja interrupção no tratamento possa acarretar risco de não inserção como cidadão, risco a não inclusão social.
Especialista na questão da mão de obra qualificada e a realidade do mercado de trabalho, o sindicalista desenvolveu com o apoio do Sindipetro-RJ, Petroleiros Voluntários e da Prefeitura de São Gonçalo, projetos de capacitação para o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), levando para jovens e adultos lições fundamentais de Projetos Construção e Montagens de unidades industriais de petróleo e gás.
Empregado da Petrobras, com 35 anos de experiência em Projetos Construções e Montagens Industriais de petróleo e gás, Marcelino Petroleiro é conhecido em comunidades onde é facilitador voluntário de jovens e adultos levando de forma voluntária conhecimentos de Engenharia e Gestão, como forma de indução e capacitação para geração de trabalho e renda segmento de petróleo e gás à moradia digna no Estado do Rio de Janeiro.
Nesse aspecto, ele participou da elaboração do Projeto Nacional Popular dos Movimentos Sociais, documento articulado pela CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), sendo a sua proposta a de garantir o mínimo de 3% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal, para projetos de capacitação profissional com geração de trabalho e assistência técnica para construção e regularização de moradias dignas.
Marcelino Petroleiro é favorável a abertura de novos postos de trabalho, assegurando vagas para os trabalhadores já qualificados pelo Prominp (Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo e Gás) e outros programas de capacitação profissional do sistema Senai, Sesc e outros.
Ainda, na área de geração de empregos, o dirigente sindical considera essencial o surgimento de novas oportunidades para empreendedores, fortalecendo as empresas, principalmente, as Projetistas, Empreiteiras, Indústrias do setor naval, petroquímico, derivados de petróleo e gás no Estado do Rio de Janeiro.
O presidente licenciado do Sindipetro-RJ, Marcelino Petroleiro, recebe sugestões e críticas através do


Nenhum comentário:

Postar um comentário