Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Fechamento de escolas em Portugal


Sem aviso prévio, as direcções regionais de Educação publicaram, ontem à noite, quarta-feira, nos respectivos sítios da internet, a lista das 701 escolas do 1.º Ciclo que já não vão abrir portas em Setembro. Os municípios foram apanhados de surpresa e prometem contestação.
"Com esta insensatez, creio que estão criadas as condições para que haja contestação no início do ano escolar." António José Ganhão, presidente da Comissão de Educação da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e presidente da Câmara Municipal de Benavente, foi apanhado de surpresa com a notícia de que o Ministério da Educação (ME), através das cinco direcções regionais, tinha divulgado a lista das 701 escolas com menos de 21 alunos que não abrem a 8 de Setembro. E acusou o Governo de falta de solidariedade institucional no desenlace deste processo.
"Desculpem a ignorância. Mas, qual o motivo do fechamento das escolas? Falo de longe, aqui do Brasil, onde os últimos governos conseguiram a façanha de colocarem todas as crianças nas escolas, mas só deixaram de lado a questão da qualidade, a começar pela valorização salarial do magistério. O Rio de Janeiro, segundo estado em poder econômico, no país, é o vice campeão no ranking dos piores em nível de ensino. E Portugal, qual a razão do fechamento de escolas? Alguém já disse que quando se fecha uma escola, abrem-se novas cadeias. Uma notícia triste...


Um comentário:

  1. Mauricio,
    Sou brasileira de férias em Portugal e estou acompanhando no momento as declarações da Ministra da Educação. O que estou vendo é que o encerramento dessas escolas tem a ver com o numero de alunos, não pode existir escolas com 5 alunos.O que está acontecendo é que o Governo criou escolas modernas com melhores infra-estruturas ( coisas de 1º mundo, como acabei de ver na TV), muito distante dos "brizolões" que viraram "patrimonio" e das escolas que temos por ai sem condições. Não adianta ter numero mas sem qualidade.
    Tenho visto inclusive algumas novas escolas que vão abrir e fiquei pensando como seria bom o meu país seguir este exemplo.
    Também tenho muita pena que a maioria dos brasileiros tenha uma opinião formada, tão influenciada pela midia brasileira sobre o Portugal de hoje. Para quem conhece as duas realidades, o Brasil precisa melhorar muito para chegar ao desemvolvimento de Portugal atual.
    Janete

    ResponderExcluir