Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 29 de março de 2010

Salários dos professores no PNE

Brasília - O ministro da Educação, Fernando Haddad, propôs aos delegados que participarão da Conferência Nacional de Educação (Conae) a inclusão no próximo Plano Nacional de Educação (PNE) de proposta que garanta aumento real no piso salarial dos professores. Segundo ele, a garantia de um plano de carreiras e melhorias salariais para a categoria devem constar das diretrizes para a educação nos próximos dez anos.

O ministro disse que a educação precisa ser olhada de forma conjunta, com o governo precisando investir em todas as etapas, assinalando que isso deve ocorrer da creche à pós-graduação. Ele informou que a educação receberá recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), incluindo a educação infantil.

“As metas só fazem recair mais responsabilidade sob os professores. Precisamos dizer de uma vez por todas para a juventude que venha ser professor, que a sua vocação estará assegurada”, frisou.

Haddad declarou que o próximo PNE precisa avançar em termos de qualidade. “Não basta atender. É preciso atender bem e precisamos fixar meios para atingir essas metas. Meios e fins precisam andar juntos no próximo PNE”.

O ministro disse que durante o governo Lula houve aumento no investimento em educação com base no Produto Interno Bruto (PIB) – hoje em 4,7% do PIB – e as políticas de inclusão de benefícios como alimentação e transporte escolar no ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário