Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 16 de março de 2010

Educação de Qualidade

CAQi será referência
em Seminário Internacional
sobre Educação de Qualidade

Um dos principais temas do I Seminário Internacional sobre Educação de Qualidade da CGE (Campanha Global pela Educação) será o debate em torno da metodologia do CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial), estudo pioneiro desenvolvido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e que calcula os custos de uma educação pública de qualidade. Durante o evento será lançada uma publicação em inglês que descreve a metodologia do estudo.
O Seminário acontece entre 15 e 17 de março e será realizado no Cesar Park Hotel, na Rodovia Hélio Smidt, sem número, nas imediações do aeroporto de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. Proposto e organizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o evento acontece em parceria com a CGE e com apoio da Internacional da Educação.
Participarão representantes de campanhas de educação da África, América Latina, Ásia, Europa e América do Norte, além de organizações não-governamentais internacionais. Um dos objetivos é promover o intercâmbio de experiências entre as diferentes regiões do mundo e indicar soluções para a melhoria da qualidade da educação. Para isso, a CGE está preparando um material de orientações com a intenção de direcionar o debate. O documento contém duas partes: a primeira traz uma análise crítica sobre os conceitos de qualidade na educação em debate e a segunda procura identificar os desafios existentes em cada contexto nacional, propondo meios e alternativas para superá-los.
Para o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e membro da direção da CGE, Daniel Cara, o evento representa uma iniciativa decisiva no âmbito da Campanha Global pela Educação em torno do debate da qualidade. “Será um primeiro passo. Trata-se de um evento estratégico na definição de alternativas de incidência da sociedade civil global em torno do desafio mundial de melhoria da qualidade na educação”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário