Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 19 de março de 2010

Copa do Mundo terá cúpula sobre educação

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e o primeiro-ministro da Inglaterra, Gordon Brown, anunciaram no último dia 4 de março, em Londres, a intenção de realizar uma cúpula mundial de educação durante a Copa do Mundo de futebol que acontecerá de 11 de junho a 11 de julho de 2010 no continente africano. O encontro servirá para alertar a comunidade internacional sobre o não cumprimento das metas do tratado Educação para Todos, caso não seja feito um esforço extra por parte das lideranças mundiais e dos países signatários.
A realização da cúpula é uma conquista da iniciativa 1Goal: Education for All (Um Gol: Educação para Todos). O 1Goal é uma parceria entre a CGE (Campanha Global pela Educação) e a FIFA (Federação Internacional de Futebol) criada com o intuito de divulgar mensagens favoráveis ao cumprimento das metas do Educação para Todos durante a Copa do Mundo.

Para o coordenador do 1GOAL, Adrian Lovett, a cúpula dará um impulso significativo para garantir que todas as crianças possam ir à escola. “A maior competição esportiva do mundo pode deixar o maior legado para o mundo: educação para todas as crianças. Esperamos que os líderes mundiais façam com que a primeira Copa do Mundo no continente africano abra os portões da escola para os 72 milhões de crianças que atualmente estão do lado de fora”, declarou.
1 GOAL no Brasil - As ações do 1Goal no Brasil estão sendo comandadas pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que faz parte da direção da CGE e do grupo coordenador da iniciativa em nível global. Os ministérios da Educação e dos Esportes, o cantor e apresentador Netinho de Paula, a Associação Atletas pela Cidadania e o movimento Todos pela Educação já manifestaram apoio ao 1Goal: Education for All.

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação e seus parceiros estão organizando o lançamento do projeto no Brasil. O evento terá a participação de jogadores de futebol e outros esportistas, artistas e representantes do governo e deve acontecer na última semana de abril, como parte das atividades da Semana de Ação Mundial 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário