Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 19 de março de 2010

Educação geral na van

É costume se atacar a falta de educação de jovens e adolenscentes, além das crianças. Muitas pessoas de mais idade estufam o peito e falam: "no meu tempo", como se o problema fosse exclusivo do mundo atual.
Pelo contrário, muitas pessoas de idade avançadas são as primeiras a demonstrarem a "falta de uma educação geral". Essa educação não é apenas a do mundo do conhecimento, mas a que envolve outros conceitos, como a etiqueta, sociabilidade e respeito ao próximo.
A "falta de educação", quase generalizada, é observada no trajeto feito nas vans dos bairros para o Centro da cidade. São pessoas falando alto em celulares, tanto de questões empresariais como de assuntos pessoais. Um dia desses, a passageira (uma senhora idosa) trocava conversa com a motorista. O assunto era o mau comportamento das empregadas nos dias atuais. A senhora, no melhor estilo de "salão de cabelereiro", afirmava que já não se faz mas empregadas como antigamente. "Elas querem chegar às 8 horas e irem embora às 5 da tarde. É um absurdo a gente conseguir empregada atualmente. Muitas não possuem cuidado com as coisas. Elas sentem raiva da gente ter uma vida melhor..."
Já não se fazem empregadas como antigamente. E já não se fazem pessoas educadas, como antigamente. Ou educação independe de época?

Nenhum comentário:

Postar um comentário