Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Seleção de Estagiários

SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS
POR AGENTE DE INTEGRAÇÃO
ECONOMIZA TEMPO DO RH E
DINHEIRO DAS EMPRESAS

“Precisamos contratar estagiários de Administração e Psicologia”, informa o presidente da empresa ao diretor de Recursos Humanos (RH). Por onde começar? Pode-se optar por utilizar o próprio departamento de RH para realizar o processo seletivo e receber pilhas de currículos, muitas vezes inadequados ao foco da contratação, o que acarretará em dispêndio de energia e paciência.
Após essa fase, mais trabalho e tempo serão gastos selecionando os melhores perfis e realizando as entrevistas e dinâmicas. Depois dessa bateria, é a hora de enviar os dados do escolhido para o Departamento Jurídico preparar os contratos. Mais horas gastas por profissionais que custam à corporação, checando a legislação pertinente ao estágio. Antes da contratação, um detalhe deve ser lembrado: o estagiário tem direito a um seguro contra acidentes pessoais. Mais tempo gasto com cotação de seguradoras, sem falar no custo das apólices.
Às vezes, quando se pensa que o processo terminou, outro contratempo: quem define se o estudante pode ou não estagiar é a instituição de ensino. Ou seja, se o selecionado estiver no primeiro ano e a escola só permitir o estágio após o terceiro, o resultado será retrabalho... Esse processo é só o começo.
Há ainda preocupações com as atividades desempenhadas, com a carga horária, com os relatórios de acompanhamento, com a adequação do programa à nova Lei do Estágio, entre outras. Esse desgaste pode ser minimizado com uma simples iniciativa: contar com um bom agente de integração.
O Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) tem 45 anos de experiência na inserção de estudantes em programas de estágio e auxilia diversas empresas e órgãos públicos nesse sentido. Já durante a pré-seleção, o detalhado banco de dados da entidade, com mais de um milhão de jovens cadastrados, permite identificar os perfis mais adequados a cada vaga.
As etapas seguintes, entrevistas e dinâmicas, também podem ser realizadas pelo Ciee, que dispõe de um departamento específico para isso e conta com experientes psicólogos. A parte final, a burocrática, também é um fator que faz a parceria com o Ciee valer a pena, já que a organização assume toda essa etapa.
“Para que o estágio seja uma atividade legal deve atender algumas premissas, e o Ciee disponibiliza todo o know how de seu departamento jurídico aos parceiros, além disso, oferecemos um seguro de acidentes pessoais para todos os estagiários, sem custo adicional para o contratante”, explica Eduardo de Oliveira, superintendente Operacional do Cieee.
Empresas como Goodyear, Ipiranga, Rolex utilizam os serviços do Ciee para recrutamento e seleção de estagiários. O que acha de desenvolver uma matéria, que informe como a parceria com um agente de integração pode gerar economia financeira e de tempo às empresas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário