Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 22 de agosto de 2009

ALGO HICIMOS MAL 1

O presidente da Costa Rica, Oscar Arias, pronunciou discurso interessante em 18 de abril deste ano na Cúpula das Américas em Trinidad e Tobago, na presença dos demais presidentes latino-americanos, incluindo o presidente brasileiro, além de citar em seu pronunciamento o presidente do Equador. O material me foi enviado por De Carlo Áureo. Repasso aos leitores, aguardando comentários:

"Tenho a impressão de que cada vez que os países caribenhos e latino-americanos se reúnem com o presidente dos Estados Unidos da América, é para pedir-lhe coisas ou para reclamar coisas. Quase sempre, é para culpar os Estados Unidos de nossos males passados, presentes e futuros. Não creio que isso seja de todo justo. Não podemos esquecer que a América Latina teve universidades antes de que os Estados Unidos criassem Harvard e William & Mary, que são as primeiras universidades desse país.
Não podemos esquecer que nesse continente, como no mundo inteiro, pelo menos até 1750 todos os americanos eram mais ou menos iguais: –– todos eram pobres. Ao aparecer a Revolução Industrial na Inglaterra, outros países sobem nesse vagão: –– Alemanha, França, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e aqui a Revolução Industrial passou pela América Latina como um cometa, e não nos demos conta. Certamente perdemos a oportunidade.

Um comentário:

  1. Matéria muito boa, Maurício. Realmente, os problemas da América Latina não são todos dos americanos, mas devido ao fato dos habitantes desses países viverem o tempo todo reclamando que os EUA são a causa de todos os seus problemas e também a extraordinária corrupção reinante nesses locais, que sempre acaba como? Em pizza. Enquanto for assim, vai ser difícil, mesmo.
    Um abraço,
    Rafael

    ResponderExcluir