Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Outplacement e planos de saúde

Independentemente do nível do funcionário, os benefícios mais comuns incluídos no pacote de indenização são os programas de assistência – como outplacement e planejamento financeiro -, benefícios continuados – como planos de saúde e compensação financeira – e, em menor grau, recursos como um escritório ou carro. A maioria dos funcionários afastados é obrigada a assinar um termo de renúncia ou liberação antes de receber os benefícios de demissão.
Embora não seja exigido por lei, a maior parte das empresas oferece serviços de outplacement – 80%, no setor manufatureiro; 77%, no financeiro e securitário; 74%, no de atendimento à saúde e assistência social; e 68%, do setor profissional científico e de serviços de saúde. Os três principais motivos para isso são: “garante que os ex-funcionários recebam as habilidades e treinamento para a transição para uma nova carreira com rapidez e sucesso”; “é o que se deve fazer”, além de que “envia sinais positivos aos funcionários remanescentes”.
“Entender como as práticas de indenização por demissão variam de acordo com a indústria e país é um componente fundamental de uma estratégia eficiente da força de trabalho global”, comenta Herrmann. “Responsáveis por administrar uma força de trabalho em um país ou em muitos países, os gerentes destes setores podem usar os dados para comparar suas próprias práticas com normas de bases amplas para garantir a oferta de pacotes justos e equitativos de indenização por demissão.”
Destinados a pessoas responsáveis pela tomada de decisões de indenização por demissão, o relatório completo sobre “Práticas de Indenizações por Demissão em Todo o Mundo” pode ser baixado pela internet no endereço www.right.com/globalseverance. O relatório inclui diferenças por região, indústria, maturidade do mercado e nível dos funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário