Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Educação familiar e escolar

O psiquiatra José Angelo Gaiarsa recebe prêmio internacional e faz palestra. O evento de premiação acontece na Livraria da Vila (Vila Madalena,) no dia 24 de agosto, com palestra e sessão de autógrafos. Trata-se da mais alta homenagem da Academia Internacional para o Desenvolvimento do Cérebro Infantil, com sede na Filadélfia (EUA), oferecida a uma personalidade de destaque mundial.
A premiação ocorrerá às 18h30, na Livraria da Vila (Vila Madalena-SP), a “Estatueta com Pedestal” pela publicação do livro Educação familiar e escolar para o terceiro milênio (Editora Ágora). O prêmio é oferecido anualmente pela Academia Internacional para o Desenvolvimento do Cérebro Infantil a uma personalidade de destaque mundial na área de valorização e desenvolvimento do ser humano.
Na ocasião, Gaiarsa fará uma palestra sobre a obra e, em seguida, uma sessão de autógrafos. A premiação foi anunciada em maio, durante o Encontro Mundial dos Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano, realizado na Filadélfia (EUA). Na época, o psiquiatra fez uma palestra, por vídeo conferência, para os membros do instituto. O tema da apresentação - “A nova mãe e a nova criança” - traz argumentos consistentes e detalhados sobre a influência das limitações do corpo e da mente na educação das crianças.

Quem é - Paulista de Santo André, formado pela Faculdade de Medicina da USP (1946), Gaiarsa é um dos mais respeitados psiquiatras de São Paulo. Conhecido no Brasil por suas palestras e programas na mídia, ele possui mais de 30 livros editados ao longo de meio século de carreira. Clinicando e pesquisando o desenvolvimento e capacidades humanas, dedica-se principalmente às habilidades infantis. Segundo o psiquiatra, é preciso respeitar mais o pequeno ser. No livro, ele indica todos os passos para uma criança tornar-se um adulto competente e feliz.
Livro Inspirado no trabalho de Glenn Doman, fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Potencial Humano, Gaiarsa contrapõe à idéia de que o indivíduo nasce com aptidões mínimas de aprendizado, estando pronto, por volta dos 4 ou 5 anos, para freqüentar a escola. “Nessa idade, o cérebro já alcançou 90% do volume que terá no adulto, auxiliado por um suprimento de sangue três vezes maior do que o nosso”, afirma o psiquiatra no livro Educação familiar e escolar para o terceiro milênio.
Toda criança ao nascer é um gênio em potencial. Essa é a principal conclusão do livro que provoca os mais conservadores a pensar a respeito de uma revolução educacional. Com argumentos e novas idéias, o autor propõe à escola e à família repensar as bases da educação, oferecendo às crianças a oportunidade de desenvolverem completamente seu potencial – sem o medo de romper com a antiga escola, já tão carente de sentido e emoção.
Aprender, segundo Gaiarsa, vai muito além das palavras. É na infância, segundo ele, que são plantadas na personalidade e no cérebro as raízes da maior parte das perturbações mentais, psiconeuróticas e psicossomáticas de que os seres humanos podem sofrer. Portanto, usar as potencialidades do cérebro corretamente possibilita um desenvolvimento integral do ser humano, que estará mais bem adaptado ao dinamismo dos novos tempos.
“Educar não é só ensinar a falar. É ensinar a ser”, afirma. ServiçoEvento: Palestra com o psiquiatra José Angelo Gaiarsa sobre o livro Educação familiar e escolar para o terceiro milênio, seguida de cerimônia de premiação e sessão de autógrafos.

Local: Livraria da Vila – Vila Madalena (SP)Data: 24 de agosto, segunda-feiraHorário: das 18h30 às 21h30Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena – SPInformações: 11- 3814-5811

Nenhum comentário:

Postar um comentário