Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Oportunidades

Crescem as oportunidades para os executivos no primeiro semestre de 2009. Segundo estudo da Right Management junho registrou aumento das oportunidades para os executivos pelo quarto mês consecutivo.

O estudo da Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, revela que o número de vagas para executivos no Brasil mostrou aquecimento de 13% em junho na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar de registrar queda de 12% em relação ao mês anterior, junho é o quarto mês consecutivo que apresenta aumento em relação ao mesmo mês de 2008. No acumulado do semestre, os primeiros seis meses do ano apontam variação positiva de 16% no número de vagas ofertadas pelo mercado, quando comparados ao mesmo período do ano passado.

Para a Diretora de Transição de Carreira da Right Management, os resultados do semestre refletem que apesar do mercado de trabalho ter passado por movimentos negativos, isso não impediu muitas empresas a continuarem num movimento de adequação, crescimento e investimento. “Neste momento já conseguimos perceber de forma mais clara que o cenário, até então mais nebuloso em função dos anúncios de crise, já supera a preocupação dando lugar a uma expectativa mais positiva e com sinais evidentes de retomada.”, afirma a Matilde Berna.

A busca por profissionais que possam performar melhor e que possam garantir melhores resultados, continua evidente na opinião da executiva. “Não é uma boa idéia pensar que o mercado não está contratando. As contratações estão cada vez mais presentes, podendo oscilar se segmento para segmento, porém sempre presente”. O setor industrial liderou as oportunidades para os executivos durante o ano inteiro, com 40% das vagas. Os destaques foram os segmentos automobilístico/autopeças (14%), construção civil (12%) e bens de consumo (11,5%). Em junho, a indústria respondeu por 36% oportunidades captadas pela Right. No setor de serviços, que ofertou 26% das vagas no semestre, o grande destaque foi o segmento de Tecnologia da Informação, com 23% das oportunidades captadas pela consultoria.

Os segmentos de serviços especializados (21%) e telecomunicações (12%), também foram destaques do setor de serviços no primeiro semestre de 2009. No mês de junho, o segmento de TI repetiu a tendência observada no semestre, respondendo por 32% das oportunidades. Logística, Serviços Especializados e Telecomunicações foram outros segmentos que lideraram as ofertas de vagas em junho, 14%, 13% e 10%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário