Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Curta-metragem em vídeo


Criação de curta-metragem em vídeo digital é mais um lançamento da Summus Editorial. Em linguagem simples e direta, o livro possibilita que qualquer pessoa interessada em fazer cinema crie e pro­duza seus vídeos com estética cinematográfica. Um guia imprescindível para quem se interessa pela sétima arte. Pouco mais de um século depois da invenção do cinema, a prática de criação de imagens nunca foi tão acessível e disseminada.


Com a proliferação de equipamentos portáteis de captação e dos programas de edição para computadores domésticos, em cada esquina do país existem potenciais realizadores produzindo pequenos filmes que vão circular, por exemplo, pela internet. Mas como reunir texto, imagem e som de maneira que transmitam um conceito? O livro Criação de curta-metragem em vídeo digital – Uma proposta para produções de baixo custo (144 p., R$ 37,40), lançamento da Summus Editorial, do dramaturgo e roteirista Alex Moletta, traz uma proposta de trabalho para a criação, organização e realização de cur­tas-metragens em vídeo digital para produções de baixíssimo custo.


Inspirado no Cinema Novo brasileiro, que tem como lema “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, e no manifesto dinamarquês Dogma 95, uma reação ao modo hollywoodiano de fazer filmes, o cinema feito com poucos recursos deve estar calcado em ideias – boas, elaboradas e surpreendentes. Por tratar-se de uma forma de criação coletiva, segundo Moletta, deve também valorizar o trabalho de grupo. Esclarecendo essas e outras questões, o livro oferece um amplo leque de aspectos envolvidos em uma obra audiovisual e é complementado com indicações de bibliografia e sites importantes para os interessados na área.


“Tão importante quanto saber usar corretamente um bom equipamento cinematográfico é saber produzir um filme sem ele”, afirma o autor. Não se trata, segundo ele, de desqualificar o processo cinematográfico, mas de qualificar o vídeo digital de curta-metragem. Os seis capítulos, escritos de maneira didática e in­formativa, abordam todas as etapas da produção e a função de cada membro da equipe. O roteiro, a pré-produção, a edição, a escolha do elenco, a direção, a fotografia, a montagem e a finalização são alguns dos temas presentes.


Estimulado pelo boom dos curtas em sites como YouTube e MySpace, Moletta mostra que é possí­vel fazer filmes caseiros com qualidade artística. Resultado de seis anos de trabalho ministrando oficinas de cinema e vídeo a iniciantes, a obra oferece uma forma menos custosa e mais cria­tiva de tornar o trabalho mais cinematográfico e menos caseiro. “A minha proposta é indicar um caminho a quem deseja produzir um curta em vídeo com baixo orçamento. Mas não se trata de uma fórmula pronta”, destaca o autor. Como tudo na vida, diz ele, é preciso equilíbrio.


“Fazer um vídeo com poucos recursos implica, consequentemente, um volume maior de trabalho e de preparação para que o resultado seja satisfatório”, revela Moletta. E como se faz isso? Na arte, como na filosofia, segundo o autor, não existe uma resposta exata para essa pergunta. Se o leitor seguir o que disseram os grandes mestres do cinema, já estará caminhando na direção certa.


O autor Alex Moletta é graduado em Filoso­fia pelo Centro Universitário Claretiano e em Artes Cênicas pela Fundação das Ar­tes de São Caetano do Sul. Estudou dra­maturgia teatral na Escola Livre de Teatro e criação de roteiro na Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André. Coorde­na, desde 2003, um projeto de oficinas de iniciação em cinema e vídeo para jovens, além de ministrar oficinas literárias livres em dramaturgia teatral e criação de rotei­ro de curtas-metragens nos cursos de Arte e Cultura da Universidade Metodista de São Paulo. Escreveu vários textos teatrais, que foram encenados por diversos grupos, e roteiros para curtas-metragens. Recente­mente, dirigiu o curta Diferente, mas igual e o documentário de média-metragem Pau na missa. Venceu diversos concursos lite­rários regionais e foi o terceiro colocado no Concurso Internacional de Literatura, categoria contos, organizado pela União Brasileira dos Escritores do Rio de Janeiro em 2002.


Título: Criação de curta-metragem em vídeo digital – Uma proposta para produções de baixo custo Autor: Alex MolettaEditora: Summus Editorial. Preço: R$ 37,40Páginas: 144ISBN: 978-85-323-0530-5. Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890Site: http://www.summus.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário