Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Papai Noel e o timaço

Nas recordações da infância, na época do Papai Noel, um dos presentes mais marcantes que recebi de meus 
pais foi um jogo de botão, com as equipes do Flamengo – o meu time – e o do Fluminense – o do meu pai.
Lembro que tinha uns 4 ou 5 anos e na volta à noite, da casa de minha avó, quando retornamos para o aconchego doméstico, eu e minhas irmãs entramos em casa a procura dos presentes. Elas foram as primeiras a achar, mas eu tive grande dificuldade e minha mãe deu uma dica para que olhasse na gaveta de roupa do armário. Foi o que fiz e lá estava o esperado jogo de botão. Durante todo o ano, quando não tinha parceiro costumava jogar sozinho e na maioria das vezes – ou melhor todas as vezes – o Flamengo saia vencedor. Eu procurava ser bastante imparcial, mas, não tinha jeito: Chamorro, Tomires e Pavão, Jadir, Dequinha e Jordan. Joel, Moacir, Henrique Dida e Babá. O Mengo, no chão da  sala da minha casa, era um timaço.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Viagem pela Europa

Viaje de trem em 2011 pelo preço de 2010

CI apresenta condição especial para compra de passes de trem até final dezembro


São Paulo, 28 de dezembro – Detalhe importante na hora de programar uma viagem pela Europa é a compra antecipada de passes e bilhetes de trem. Além da facilidade o viajante também faz uma boa economia. A CI, empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, apresenta uma condição especial para quem pretende viajar de janeiro a junho de 2011: adquirindo os passes ainda esse mês o cliente pagará a tarifa desse ano e terá seis meses para utiliza-lo, contados a partir da data da emissão.

A malha ferroviária do Velho Continente é composta por mais de 280 mil quilômetros com trens que atingem mais de 300 km por hora. Além de rápidos, eles são modernos, confortáveis e pontuais. Uma excelente escolha para atravessar de um país a outro e desfrutar as lindas paisagens de toda a Europa.

Na compra do passe de trem esse mês de dezembro o viajante paga as tarifas de 2010 podendo viajar em 2011. A CI disponibiliza mais de 50 tipos de passes de trem, além de opções de bilhetes de trecho a trecho. Com o roteiro de viagem em mãos o consultor CI indicará a melhor opção para cada necessidade.


Para mais informações, entre em contato com a CI São Paulo/SP (11) 3677-3600,Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF(61) 3340-2040, Goiânia/GO (62) 3093-4353, Salvador/BA (71) 3341-7868,Fortaleza/ CE (85) 3268-3844, Natal/RN (84) 3222-9008, ou acesse www.ci.com.br, para mais endereços.


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Fórmula Indy

Dream Factory Sports fecha parceria 
com o piloto da Fórmula Indy Helio Castroneves

A Dream Factory Sports, empresa de marketing esportivo do Grupo Artplan, anuncia parceria para prestar consultoria a Helio Castroneves, piloto brasileiro da Fórmula Indy com maior número de vitórias na categoria, 25, e tricampeão da tradicional 500 Milhas de Indianápolis (2001, 2002 e 2009).
A assessoria da Dream Factory Sports consiste em promover a imagem de Helio Castroneves no Brasil, não somente baseado em seu trabalho e desempenho dentro das pistas, mas especialmente em sua personalidade, traço marcante do sucesso nos EUA e diferencial para agregar valor aos patrocinadores. Além de seus resultados alcançados no automobilismo, ele foi vencedor do programa “Dancing with the Stars”, correspondente do televisivo “Entertainment Tonight” e eleito um dos 20 homens mais sexy dos EUA pela revista People.

Para Helio Castroneves, com o retorno da Fórmula Indy a São Paulo e o crescimento da economia brasileira, a parceria ocorre em momento oportuno. “A expectativa com este trabalho é muito grande e nosso objetivo é proporcionar oportunidades para novos parceiros dentro e fora do esporte. Com o mercado aquecido, muitas empresas vão querer associar sua imagem a uma grande marca e são inúmeras as possibilidades de negócios”, afirma o piloto.

Segundo Duda Magalhães, diretor geral da Dream Factory Sports, o piloto tem um nome muito forte no mundo, principalmente nos Estados Unidos, mas especificamente no Brasil ainda há espaço para este trabalho. “É uma possibilidade para as empresas patrocinadoras e anunciantes se associarem a um dos maiores nomes do automobilismo mundial e uma personalidade reconhecida dentro e fora das pistas”.

Sobre a Dream Factory Sports

A Dream Factory Sports é especializada em comunicação, consultoria esportiva e desenvolvimento de estratégias que vinculem marcas ao esporte. A empresa foi fundada em 2008 pelo Grupo Artplan em sociedade com o técnico campeão do mundo de futebol, Carlos Alberto Parreira, e o técnico campeão olímpico e mundial de vôlei, Bernardinho Rezende.

domingo, 19 de dezembro de 2010

A Maré em alta

Da Maré para a universidade 
Em dez anos de existência, o Curso Pré-vestibular da Redes (CPV Redes) contribuiu para o acesso de mais de 800 estudantes moradores do bairro da Maré ao ensino superior. As inscrições para as turmas de 2011 estão abertas e vão até 13 de janeiro
Nascido da iniciativa de moradores e ex-moradores da Maré que chegaram à universidade, o CPV Redes oferece, para o primeiro semestre de 2011, 185 vagas, todas no período noturno.
As aulas acontecerão em dois locais: na sede da Redes, na Nova Holanda, com turmas para 125 estudantes, e na Vila do João, com turmas para 60 alunos. Jovens moradores da Maré têm prioridade de acesso ao curso, cujo objetivo principal é – além da aprovação em exames vestibulares – favorecer a formação crítica e política de seus alunos.
Uma das metas do projeto é levar os estudantes a participar de iniciativas sociais como forma de contribuir para sua formação. “Queremos que os próprios moradores da Maré sejam protagonistas das transformações que desejam vivenciar”, esclarece Tiago Cavalcante, coordenador do CPV Redes.
Esta concepção de aprendizado, integrada à percepção do papel do indivíduo como agente social, tem propiciado aos alunos - além de uma educação de qualidade - a conquista de uma consciência cidadã e humana, cuja atuação ultrapassa os limites da Maré e se estende para os diversos espaços do mundo globalizado.
“Nesse sentido, incentivamos o alunos a frequentarem regularmente as aulas, participarem dos eventos e se apropriarem do projeto”, explica Tiago Barglin. “É muito importante o compromisso do estudante, não como mero aluno, mas como parte fundamental de um ideal maior: o de construir, por meio da educação, um mundo mais justo”.
Aprendizado também fora da sala de aula
Além do aprendizado em sala de aula, o CPV Redes busca a ampliação do capital cultural dos estudantes, promovendo aulas-campo em importantes pontos históricos como museus, teatros, bibliotecas e casas de cultura do Rio de Janeiro, Paraty e São Paulo.
As aulas regulares, que contemplam dez disciplinas exigidas nos vestibulares, são realizadas de segunda a sexta. Aos sábados, acontecem atividades extras, com exibições de vídeos, debates e atividades complementares.


Redes de Desenvolvimento da Maré
Rosilene Miliotti - Comunicação Institucional
www.redesdamare.org.br
@redesdamare
@rosimiliotti

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Compromisso

SKY: Aproveite a visita técnica para dar mais nitidez à imagem da sua TV.


Resposta - Preferia que a SKY honrasse seus compromissos e consertasse o equipamento danificado desde a última quinta-feira, 9 de dezembro. Por três vezes foi marcada a visita do técnico e em nenhuma delas houve o comparecimento e qualquer satisfação foi dada ao cliente. coloquei o débito em desconto automático e estou arrependido...
--

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Tia Hilda

Recebemos da advogada da Irsaned, Adnilra Barbosa Calmon, o seguinte
e-mail:


"Se existe uma pessoa que fará falta, esta é Dona Hilda. SANTA HILDA
ple alta espiritualidade. Exemplo de fidelidade, lealdade, mulher
guerreira. Exemplo de solidariedade, liderança, respeito ao proximo,
amor pelos mais pobres. Simplicidade.
Além do convivio no trabalho social, sua maior paixão, tivemos o
privilégio de recebê-la no seio de nossa família. Nossos filhos
receberam muitos ensinamentos e puderam dar e receber carinho.
Aprendemos muito e fomos testemunhos de suas lutas e vitórias. E
assim, DEUS nos permitiu participar de uma linda história de vida, seu
maior patrimônio.
Torcemos para que tenhamos, todos, capacidade e a inteligencia de
manter e prosseguir nesse trabalho por ela construido, e que tanto
amava, como forma de gratidão pelo legado deixado.
Nossos sentimentos,
Nira, João e família"

Um anjo na favela


 
Tia Hilda, carinhosamente chamada de Tia Biluca, para os íntimos, nos deixou no dia 13 de dezembro.

Depois de hospitalizada, aproveitou uma ligeira melhora e voltou para casa, na hermida da Irmandade

de Santa Edwiges (Irsaned), em Brás de Pina, onde atuava há vários anos como braço-direito do padre

José Artola, responsável pela primeira urbanização de uma favela no Rio de Janeiro, por iniciativa direta

da própria comunidade. Responsável durante anos, pela creche que funcionou no local, Tia Hilda em seus

mais de 80 anos de vida, mantinha a indignação diante da miséria e especialmente do abandono das

crianças pobres, tendo a elas dedicado grande parte de sua existência.

Insistentemente, recusou os apelos da família para que fosse morar em um local melhor. Jamais renunciou

o contato com a sua gente pobre. Ao sair do hospital teve sua casa cercada pelos diversos moradores que

a foram homenagear. Em seguida partiu de ambulância para Campos do Goytacazes, a fim de ficar bem

perto de sua São Fidélis, onde foi descansar rumo à eternidade. Uma educadora como poucos. Um anjo

na favela.

 
--

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

SindJustiça

SERVENTUÁRIOS MANTÊM A GREVE!

Centenas de serventuários em greve não se deixaram abater pelo calor escaldante 
que assolou a tarde desta quinta-feira, dia 9. Superando o desgaste físico causado 
pelos mais de 50 dias de paralisação, a continuidade da greve pelos 24% para todos 
foi aprovada pela maioria dos presentes.
A Assembleia seguiu a proposta que foi majoritária no Comando de Greve, que se 
reuniu horas antes. Democraticamente, foram feitas defesas a favor e contra a 
continuidade, garantindo assim o debate fraternal entre os lutadores e a manutenção 
da unidade construída ao longo da luta.
Um dos principais argumentos para aprovação de manter a greve foi a de que 
estamos há poucos dias da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 
sobre a reversão do corte de vencimentos dos grevistas. “Antes desta decisão 
seria um equívoco a suspensão, pois estaríamos jogando fora a oportunidade 
de reembolsar o que nos foi inconstitucionalmente descontado dos nossos
 contracheques”, declarou Marília Macedo, coordenadora de Organização
Sindical do Sind-Justiça.    
Sobre o CNJ, foi ratificada a ida de serventuários a Brasília na próxima semana, 
onde farão pressão política para que se obtenha uma decisão favorável à categoria. 
Portanto, mais do que nunca, cabe a todos acatarem a decisão soberana da 
Assembleia Geral e, mais que isso, reforçar e ampliar a adesão à paralisação. 
Desta forma caminharemos até a vitória!   

DEPUTADOS SE MOSTRAM 
PREOCUPADOS EM SUPERAR O IMPASSE

Mais uma vez o deputado Paulo Ramos (PDT) se reuniu com os serventuários.  
O encontro foi nesta última quarta-feira, dia 9, na audiência pública sobre a 
breve da categoria, uma iniciativa da Comissão de Trabalho, Legislação e 
Seguridade Social da Alerj, presidida pelo próprio deputado.
Infelizmente, a Administração do TJRJ não enviou nenhum representante 
à reunião, confirmando seu descaso com a iniciativa do parlamento estadual 
em buscar uma solução para o impasse entre o Judiciário e seus servidores. 
O aspecto positivo da audiência ficou por conta da presença da OAB-RJ, 
que enviou um de seus conselheiros.
Durante o encontro, o parlamentar informou a todos que na próxima
segunda-feira, dia 13, ocorrerá uma reunião da Comissão de Orçamento 
e Finanças da Casa. “A Comissão vai votar o Orçamento de 2011, 
através de emendas e tudo mais. Porém, em função da greve dos 
serventuários, há a preocupação do seu presidente, deputado 
Edson Albertassi, e de outros membros, em dar uma contribuição 
para a superação do impasse”, declarou Paulo Ramos.
Ramos disse também que haverá um esforço para que se deixe no 
Orçamento de 2010 as reservas necessárias para o cumprimento da 
decisão judicial dos 24%. “Este esforço será feito, mesmo sabendo que 
decisão judicial não acarreta qualquer implicação nos limites 
impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Servirá para retirar, 
no futuro, qualquer possível argumento equivocado para evitar que
o direito conquistado pelos serventuários seja realizado”, concluiu.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Em defesa do Brasil


Comentário do cidadão português Pedro, no Jornal de Notícias,
 de Portugal, referindo-se ao Tropa de Elite 2: "o retrato daquele
sitio selvagem, do ambiente de guerra civil que por lá
se vive, daquele povo violento e rude, mas, falso e manhoso.
Vêm para Portugal vindos daquele ambiente de guerra civil
terceiro-mundista e aumentam a criminalidade,
não têm qualquer auto-controle, nem respeitam nada nem
ninguém. Pobres traumatizados de guerra. Não bastavam os
africanos vindos de cenários de guerra, agora temos que aturar
os brasileiros instáveis e desequilibrados autênticos refugiados
de guerra civil."
Nossa resposta - 
Nós no Brasil - com exceção dos ignorantes que os há em qualquer lugar - temos um 
grande carinho com Portugal. No Rio de Janeiro, o Vasco da Gama - "és um nome de 
um heróico português" - fundado pela colônia portuguesa é o segundo time de maior 
torcida. Sabemos que o carinho do povo português é reciproco - com a exceção dos
 ignorantes de plantão, que sempre os há. Paulinho da Viola, um dos maiores
 compositores brasileiros, diz "filho meu tome cuidado, quando pensa no futuro
 não esqueça seu passado". O Brasil deve ser um orgulho para Portugal, como
 Portugal é um orgulho para o Brasil. Qualquer tipo de xenofobia só nos empobrece 
e desonra o nosso passado. O Brasil tem 190 milhões de habitantes e tudo
 começou com um bravo navegante português.




Tropa de Elite em Portugal

Tropa de Elite 2 é o filme mais visto da história do cinema brasileiro

17h07m

O filme brasileiro Tropa de Elite 2 chegou aos 10,7 milhões de espectadores, tornando-se o longa metragem mais visto da história do cinema brasileiro.
Dirigido por José Padilha, Tropa de Elite 2 já teve mais público que Dona Flor e seus Dois Maridos (1976), de Bruno Barreto, e continua ainda em cartaz nas salas de cinema de todo o país.

O Jornal de Notícias, de Portugal, destacou o sucesso de Tropa de Elite 2, no Brasil, publicando nosso comentário sobre o assunto:
Trata-se de um filme de grande impacto e que vem obtendo grande repercussão entre os brasileiros. De certa maneira influenciou o governo do Rio de Janeiro em sua reação intensiva contra o tráfico nos Morros do Cruzeiro e no Complexo do Alemão (cidades dentro da cidade com mais de meio milhão de habitantes em extremo estado de miséria. Uma cidade partida). Por ironia, os camelôs do Centro da cidade, em uma montagem da operação militar, lançaram o Pirata "Tropa de Elite 3" em video. Essa situação só se resolve com distribuição de renda, democratização das oportunidades e investimentos em educação pública de qualidade. Quanto ao filme, vale a pena ser visto, pois conduz a reflexão do público sobre uma questão das mais oportunas.


Assistência internacional para quem vai viajar

O Intercare – assistência internacional de viagem é fundamental em caso de doença, acidente ou gastos com medicamentos no exterior

São Paulo – Na hora de planejar uma viagem, seja para turismo, estudo ou mesmo trabalho, é importante lembrar que imprevistos podem acontecer. Por conta disso, a CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, coloca a disposição uma assistência internacional que possibilita uma viagem mais tranquila e segura.

O Intercare, um produto CI, tem cobertura completa nos cinco continentes, 24 horas por dia, e atendimento em português. Esse seguro-viagem proporciona assistência médica em caso de doença ou acidente, cobertura de gastos com medicamentos e serviços odontológicos, indenização suplementar à da companhia aérea por perda de bagagem, ajuda em caso de perda de documentos, serviços de localização e encaminhamento de bagagens, auxílio em problemas jurídicos entre outros serviços.

“Quem embarca para a França e Alemanha, por exemplo, deve estar munido de uma assistência com cobertura mínima de 30 mil euros, pois é uma das normas do Tratado de Schengen, do qual fazem parte esses e outros 22 países europeus”, conta Cintia Gabriel, gerente de Turismo da CI, ressaltando que, se o viajante for praticar esportes invernais, a cobertura contra acidentes é realmente necessária.

Com preços a partir de US$ 40 o Intercare é a garantia de uma viagem tranquila e sem as preocupações com os imprevistos.

Para mais informações, entre em contato com a CI São Paulo/SP (11) 3677-3600, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF (61) 3340-2040, Goiânia/GO (62) 3093-4353, ou acesse www.ci.com.br, para mais endereços.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Trabalho Voluntário

Concurso Cultural vai premiar

com viagem para a África do Sul



A CI lança promoção na semana do dia internacional do voluntario


São Paulo – No próximo dia 5 de dezembro, o mundo todo comemora a boa ação: é o Dia do Voluntariado. Por isso, a CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, está lançando um concurso cultural para premiar com uma viagem de trabalho voluntário na África do Sul.

O Trabalho Voluntário no Brasil vem crescendo a cada ano. Hoje, são cerca de 7% dos jovens brasileiros que fazem esse tipo de boa ação. Já nos Estados Unidos, esse número chega a 62%, segundo pesquisas, o que demostra que essa é uma forma de ajudar que está em destaque entre os jovens no mundo. O ponto positivo é que as mesmas pesquisas mostram que 54% dos jovens aqui no Brasil tem interesse.

Tanto é que famosos brasileiros, como por exemplo, Ivete Sangalo e Gustavo Kuerten, já viveram essa oportunidade. Para possibilitar que os nossos jovens possam ter essa incrível experiência a CI tem investido muito nesse tipo de programa e já oferece quatro destinos para o Trabalho Voluntário: Namíbia, Índia e Peru, além da África do Sul. Uma experiência que supera todas as expectativas, que possibilita crescimento e enriquecimento pessoal.

Para participar do concurso cultural da CI o interessado deve acessar o www.ci.com.br/concursoafrica. Nessa promoção, o ganhador terá o direito a duas semanas, com tudo pago, em um projeto de preservação ambiental, cuidando de animais típicos da fauna africana.

Algumas opções CI -

África do Sul

Projeto: Children Village

Ainda hoje na África, crianças são abandonadas muito cedo, ou então perdem seus pais ainda quando bebes, ou suas famílias não tem condições físicas ou financeiras para criar seus filhos. Neste cenário, algumas organizações não governamentais foram criadas, para poder dar um futuro melhor a essas crianças. Uma delas criou o projeto Children Village que é um condomínio que tenta recriar um ambiente familiar para que essas crianças possam crescer e se desenvolver de forma saudável e feliz. Os voluntários participam desse projeto, ajudando as crianças nas atividades escolares, participando e organizando a hora de “lazer” das crianças, e também nas atividades rotineiras dentro de casa.

Valor: a partir de US$1.300,00*, incluindo 4 semanas de acomodação, algumas refeições e transfer de chegada.


Índia

Projeto: Indian Experience

Projeto que une turismo pelos principais pontos turísticos da Índia, vivência de experiências da cultura local, com trabalho voluntário em um projeto social do país. Neste pacote, além de visitar monumentos como o Taj Mahal, o viajante poderá participar de um safári de camelo, trekking pelo Himalaia, as danças de Bolywood, praticar yoga, e pintura com henna. Depois dessa imersão na cultura indiana, participará ativamente, como voluntário, em um dos projetos com crianças carentes do país, que ajuda a transformar as horas de aula, em momentos de jogos, brincadeiras e diversão.

Valor: a partir de €1.195,00*, incluindo todas as atividades mencionadas, além de 4 semanas de acomodação, algumas refeições e transfers in e out.

Peru

Projeto: San Juan Bautista

San Juan Bautista é uma escola particular, localizada ao sul de Lima, no distrito de San Juan Miraflores. Ela recebe atende crianças de 3 a 10 anos, vindas de famílias pobres e carentes que trabalham nos comércios da região. A maioria das crianças chega à escola sem qualquer material escolar. A escola recebe também crianças com necessidades físicas especiais. Os voluntários trabalharão como auxiliares dos professores, e de acordo com o nível de conhecimento de espanhol, poderão participar mais ativamente das aulas. Também faz parte das atividades dos voluntários, elaborar as brincadeiras e jogos durante os intervalos das aulas.

Valor: a partir de US$1.388,00*, incluindo 4 semanas de acomodação, algumas refeições e transfer de chegada.

* Valor por pessoa. Sujeito a alteração sem aviso prévio. Haverá conversão no ato da compra.

INFORMAÇÕES
Para mais informações, entre em contato com a CI São Paulo/SP (11) 3677-3600, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF (61) 3340-2040, Goiânia/GO (62) 3093-4353, ou acesse www.ci.com.br, para mais endereços.

sábado, 27 de novembro de 2010

A Guerra do Rio

Ninho de sonho e de luz

 
O Rio de Janeiro vem assistindo, nos últimos dias, uma guerra que vem trazendo pânico a grande parte da população. Ela é resultado direto dos vários anos de abandono do Poder Público da população mais sofrida, de menor renda e de capacidade política e social da cidade.
As áreas de favelas onde se concentra a maioria dos negros da cidade e dos brancos pobres, além de nordestinos que procuram melhor sorte em uma cidade grande, sempre foram negligenciadas pelas autoridades.
Favela é nome originado de Canudos, povoado construído em um morro com essa denominação e sonho megalomaníaco de Antonio Conselheiro, que desafiou o governo federal e em contrapartida teve praticamente toda a sua população de homens, mulheres e crianças dizimadas.
O crescimento da marginalidade nos morros e favelas do Rio foi assistido de forma complacente pelos governantes. O tráfico de drogas, como ocorrem, mundialmente, é fonte de renda e enriquecimento de muitos, sendo os “soldadinhos de chumbo” das facções criminosas apenas uma ponta de uma grande rede.
Devolver a população ordeira e trabalhadora das comunidades o direito de ir e vir é dever do Estado democrático. Mas, é também muito mais do que isso. É dever dar a cada morador o verdadeiro sentido de cidadania, com direito a escola de qualidade, saúde de qualidade, policiamento de qualidade e vida de qualidade.
Só então teremos a Cidade Maravilhosa descrita pelo poeta André Filho: “Que Deus te cubra de felicidades. Ninho de sonho e de luz”.
Leia a www.agenciareporterdigital.com.br


SindJustiça quer 24% para todos

Depois de conquistar o pagamento dos 24% aos autores da ação,

 greve arranca primeira proposta da base governista

Na tarde de 25 de novembro, quinta-feira, a Comissão de Negociação da categoria — Edma Castro, Vilson Siqueira, Wagner Cordeiro, Marília Macedo, José Carlos Arruda e Roberto Gomes, os três últimos coordenadores do Sind-Justiça — se reuniu com o deputado estadual Edson Albertassi (PMDB), presidente da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle da Alerj. Também participaram da reunião Ana Carolina, advogada do Sindicato, e Sérgio, serventuário do Fórum do Méier.
O objetivo do encontro era o de tentar uma solução quanto ao pagamento dos 24% ao conjunto da categoria, pois o percentual já está nos contracheques dos autores da ação.
O deputado disse que, apesar do Estado ter condições financeiras para arcar com o pagamento integral do percentual, isso não está previsto no Orçamento de 2011, que está em debate no Legislativo.
Desta forma, Albertassi apresentou a seguinte proposta aos serventuários: pagamento dos 24% em quatro parcelas anuais de 6% cada, sempre no mês de janeiro. Desta forma, a primeira parcela seria paga já em janeiro de 2011 e as seguintes em 2012, em 2013 e a última em 2014.
“Quanto ao restante da Pauta Mínima de Negociação — que se consubstancia nas seguintes reivindicações: julgamento do Recurso de Apelação em tramitação na 20ª Câmara Cível; reversão e anistia das punições aos servidores que aderiram à greve, tais quais: a) corte de ponto; b) redução de vencimentos em decorrência de faltas da greve; c) remoções dos servidores grevistas; d) cassação das licenças sindicais dos coordenadores do Sind-Justiça; e) Processos Administrativos de greves anteriores — o deputado garante que toda ela fará parte do mesmo ato de negociação”, diz nota da Comissão de Negociação divulgada no site do Sindicato.
Para Albertassi, qualquer acordo deve ser homologado dentro da própria ação que solicita a extensão dos 24% — a mesma que tramita na 20ª Câmara Cível. Com isso, o deputado disse que não haveria impacto no Orçamento do ano que vem.
                                 Acesse a www.agenciareporterdigital.com.br

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mães e Filhos

O desempenho dos filhos na escola é um grande problema para muitos pais. É importante criar na criança o hábito do estudo e
da responsabilidade com horários e realização dos deveres de casa. Muitas delas precisam de uma ajuda dos pais, pois não
possuem disciplina suficiente para planejarem o tempo de estudos. Em alguns casos, quando possível é necessário que a criança
tenha um orientador para as disciplinas de maior dificuldade. Há situações, no entanto, em que a questão exige a ajuda de outros
profissionais como psicólogos, orientadores educacionais, etc. O importante é que não se crie na criança uma aversão à escola.



Mãe: Oi, estava aqui me estressando com o meu filho, pois ele está com notas baixas. Tá difícil.
15:09 eu: Não leve escola tão a sério - O importante é verificar o potencial certo dele e deixar que seja desenvolvido naturalmente.
.
15:11 Mãe: Ele já ficou em 4ª avaliação de Português e como a média está na faixa de 5,0 não sei se vai conseguir a média 7,0 para passar.
15:13 eu: Muitas vezes os pais cobram dos filhos além do necessário. É preciso ver se a escola é a ideal para ele... Cada criança e mesmo cada indivíduo possui um ritmo próprio. Nem sempre as escolas estão aptas a detectar essas coisas...

15:15 Mãe: Já matriculei ele em outra escola, mais parecida com a que ele estudava antes.
15:17 eu: É preciso levar em conta que a mudança de bairro e estilo de vida - que isso implica - acarreta uma certa influência. É melhor que ele estude em uma escola menos traumática e vá fazendo cursos livres em áreas que ele demontre maior interesse...

15:18 Mãe: Foram várias mudanças, na verdade. Na escola anterior, ele não tinha cobrança, mas tinha uma explicadora. Agora, ele tem mais responsabilidade e tem que estudar sozinho
15:19 eu: Pois é. Nem sempre as pessoas possuem condições ou jeito para estudar sozinho. É melhor estudar em uma escola menos rígida e ter tempo para desenvolver as potencialidades em outras atividades. É um erro dos pais - penso eu - dramatizar muito a importância de coisas como escola e estudo...

15:20 Mãe:  Está doido para estudar em uma outra escola, on de tem mais amigos, só que ela é muito cara

15:21 eu: Qual a coisa que ele mais gosta de fazer?
 Mãe: Jogar futebol e desenhar.

 eu: Beleza... Se eu fosse ele, estudaria em uma escola pública ou em uma mais accessível e aproveitaria o resto do dia para praticar esportes...
15:23 Se eu fosse ele, juntaria o dinheiro economizado e investiria em cursos ligados ao maior interesse dele.

 Mãe: Ele joga futebol em uma escolinha. Algumas notas até melhoraram depois disso, mas Português é a maior dificuldade.
15:24 -  É por que Português não é visto, ainda, como importante para ele.

6 minutos
15:34 Mãe: Talvez eu esteja cobrando demais dele. É difícil aceitar que uma criança tão inteligente e criativa não consiga ir bem nesta escola. Agora diz que a professora tá perseguindo ele. Para ele a escola não tem nada de atraente, é apenas uma obrigação.

15:35 eu: Você agora tocou no X do problema. 1 - está exigindo demais dele, é óbvio. 2 - ele não tem empatia com a professora, nem com a escola. Qual a idade dele?
 Mãe: 13 anos
15:38 eu: Com 13 anos, para muitos meninos, o normal é querer ir a praia, sair com os amigos, namorar, passear, ver televisão, jogar videogame, etc... Então não há nada de errado com ele. Precisa apenas compreender que na vida há coisas que a gente gosta e as que não gosta. é como o jogo de futebol. Às vezes se ganha, outras se perde. É preciso estabelecer um pacto. Pode se encontrar um escola mais flexível, menos exigente, mas nunca será a ideal e abrir espaço para ele ir fazendo e se aperfeiçoando nas coisas que gosta e outras que irá passar a gostar...

7 minutos
15:55 Mãe: Grande abraço.

Para bate papo, escreva para mauriciopfigueiredo@gmail.com.br

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

UPPES homenageia Folha Dirigida

A União dos Professores Públicos no Estado (UPPE-Sindicato), em comemoração aos 22 anos que funciona como sindicato, está prestando homenagem à Folha Dirigida, pelos 25 anos de fundação do jornal. “Resolvemos fazer a homenagem à Folha Dirigida, justamente, no momento em que dos nossos 65 anos de existência, completamos 22 como sindicato. O jornal foi fundado em 1985, defendendo a bandeira da educação e dos concursos públicos, dando grande contribuição para o surgimento da Constituição Federal de 1988, que permitiu, com a abertura democrática, a sindicalização por parte dos servidores públicos”, explicou a presidente da UPPES, professora Teresinha Machado da Silva.

Ela disse que “a UPPES foi a primeira entidade de servidores públicos no país a se transformar em sindicato, o que ocorreu em 16 de novembro de 1988. Tal fato permitiu maior crescimento na apresentação das reivindicações dos professores da rede estadual e, desde o início, a Folha Dirigida, por também defender a valorização da escola pública e do magistério, constou como um de nossos parceiros”.

Segundo a presidente da UPPES, a homenagem pelos 25 anos da Folha Dirigida demonstra “a nossa admiração por um veículo de comunicação que dá ênfase à questão educacional, abrindo espaço para todas as correntes de pensamento, permitindo, desse modo, um debate que serve para a melhoria da própria educação.”

______________

domingo, 14 de novembro de 2010

Felicidade e a tristeza de sempre

                                             O senador Cristovam Buarque tem se caracterizado como grande defensor da educação. Trata-se de uma bandeira fundamental para quem sonha com um país em condições de obter crescimento auto sustentável. Mas, ao mesmo tempo, não figura como algo que garanta votos fáceis a um político.
                         Conta-se mesmo do prefeito que investiu fortemente em educação, construindo boas escolas e remunerando bem os professores da cidade. Nas eleições seguintes perdeu o cargo para adversário que, em gestão anterior, criara fama construindo praças, abrindo novas ruas e avenidas, trazendo artistas de fora para shows e festas constantes.
                        É praxe se dizer que educação não rende dividendos eleitorais. Justamente, pelo baixo nível educacional da população e também pela pouco padrão cultural dos chamados “letrados”, a educação nunca conseguiu ser de fato uma prioridade dos governantes.
                       Recentemente, o senador Buarque apresentou proposta para que todas as escolas brasileiras tivessem uma biblioteca, coisa que pareceria óbvia quando se pretende levar a sério o ensino. Agora, ele aparece como autor de proposta de emenda constitucional que inclui entre os direitos sociais dos cidadãos a busca da felicidade.
                       Cada vez mais, no Brasil cria-se a ideia de que as coisas possam mudar por meio de leis. Nesse particular, nossa Constituição é plena de artigos que se fossem colocados em prática, significariam o próprio Céu na Terra. Mas, no fundo, o papel aceita tudo, até mesmo a felicidade por decreto.
                       Mas, como assinalava o poeta Vinicius: “A felicidade é como a pluma. Que o vento vai levando pelo ar. Voa tão leve. Mas tem a vida breve. Precisa que haja vento sem parar.”        
                        Em termos de políticos, com suas propostas fantasiosas, continuaremos eternamente seguindo os versos do poeta: “Tristeza não tem fim. Felicidade sim”.


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Enem: MEC o grande reprovado

Tive a oportunidade de diversas vezes comentar a falta de sentido de exames gigantescos como o famigerado Enem – garoto propaganda do MEC. Qualquer especialista da área de concursos sabe da importância máxima que se deve dar a segurança de um exame. É por isso, que concursos de massa como os do Banco do Brasil e outros são regionalizados pelas organizadoras. Em vez de se realizar um mostrengo de concurso, com milhares e milhares de provas circulando pelo extenso território nacional, procura-se dividir o país por região com as provas – em menor número – sendo efetuadas em dias diferentes.

Já no caso do Enem do MEC, insiste-se no gigantismo, colocando-se em risco a segurança do concurso e ao mesmo tempo aumentando-se, desnecessariamente os gastos. Não é a primeira vez que são detectadas falhas no sistema, mas, em vez de optar pela regionalização, o ministério prossegue na teimosia de manter a “maior sala de provas do mundo”, com 3,4 milhões de participantes.

Talvez mal assessorado, titubeando nas respostas em entrevista a um canal televisivo amigo (NBR – estatal), o ministro Fernando Haddad, demonstrou a falta de agilidade e firmeza que seria esperado do titular do MEC diante de mais uma nova “lambança”. Preferiu ficar em cima do muro, enquanto a questão foge da órbita educacional para a da Justiça e também policial.

Agora, em atitude desesperadora tenta-se “tapar os buracos da peneira”, com medidas fantasiosas como a de se querer descobrir a identidade do repórter do Jornal do Commercio, que divulgou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A direção do jornal diz que prefere não revelar o nome do jornalista, embora o repórter, que fez o exame e enviou ao veículo o tema da redação, possa ser processado pelo MEC, que alega que o profissional "cometeu ato ilícito ao atentar contra as regras do certame". Ao contrário disso, é voz corrente entre a garotada que as salas de prova do Enem são palco de uma “colatina” generalizada e que a fiscalização, justamente por causa do gigantismo, não é das mais eficiente.

A tentativa de intimidação do jornal repete, praticamente, um episódio sobre quebra de sigilo em vestibular da Universidade Federal Fluminense (UFF), quando a Folha Dirigida de posse das questões que vazaram, as publicou em sua edição, pois não havia, ainda, a comprovação da autenticidade das questões. O argumento da Folha foi a de que as questões foram deixadas na portaria do jornal por uma pessoa desconhecida.

O Jornal do Commercio, por sua vez, justifica a preservação da identidade do repórter, alegando que não era a intenção do jornal divulgar o tema da redação, mas que o caso “serviu para comprovar a fragilidade do sistema da organização”.

O gigantismo do Enem e a sua eficácia como instrumento de avaliação, é um tema a ser visto pelo futuro ministro da Educação do governo Dilma Rousseff. Por enquanto, o grande reprovado tem sido o próprio MEC pela teimosia em manter um mecanismo altamente fragilizado.

sábado, 6 de novembro de 2010

Monteiro Lobato e o politicamente correto

                                                  
Gosto muito de citar um trecho do “Bom dia para os defuntos”, de Manoel Scorza, no qual uma pequena cidadezinha do interior peruano, campeã em corrupção e bandalheiras, de repente vê ocupar a sua Comarca um importante juiz. O magistrado em um passeio pela praça da cidade deixa cair do bolso uma reluzente moeda de prata. Ela passa a ser o símbolo da “honestidade” do lugarejo. Ninguém ousa apanhar para si a moeda. É feita vigília na madrugada para que ninguém se aposse da moeda. Há um clima de tensão no ar, para que a moeda não seja carregada por algum larápio esperto. Até que, em um certo dia, o juiz passeando pela praça, bate com os olhos na moeda. Ele se abaixa e a coloca no bolso. E Scorza completa dizendo que “a cidade suspira aliviada”.
 Esse tem sido também o problema mal resolvido do Brasil com o racismo. Parte da chamada elite brasileira nunca admitiu a existência de um país com elevado contingente de negros, só perdendo em número para a Nigéria. O “embranquecimento” da população brasileira chegou mesmo a ser política de Estado, com a abertura para a imigração sendo uma dessas estratégias. Ao colono europeu foi dada muita oportunidade, enquanto ao negro brasileiro apenas a carta de alforria da princesa Isabel e mais nada.
Mas vamos a Lobato. Trata-se do Pai da chamada Literatura Infantil brasileira. As Histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo são um marco em nossa literatura e os livros do escritor fonte de ensinamentos preciosos tanto para crianças como também para os adultos que tiveram a oportunidade de lerem seus livros para os filhos.
No passado, houve tentativa de banimento de Lobato de nossas escolas sob a acusação de divulgar ideias “comunistas” para as crianças. O ridículo da acusação não colou.
Agora, em pleno século XXI, vem à tona nova carga contra o escritor, acusando-o de racismo em virtude de trechos do livro As Caçadas de Pedrinho, com referências politicamente incorretas ao personagem negro Tia Anastácia.
Um dos grandes problemas educacionais e culturais brasileiro tem sido a falta das pessoas ditas “letradas” não exercerem, plenamente, a capacidade da contextualização.
Nesse aspecto, para ficarmos no campo da Literatura apenas, qualquer obra precisa ser vista e analisada em relação ao seu contexto histórico, geográfico e social.
Se uma contextualização até mesmo a famosa Bíblia acaba sendo digna de ser levada à fogueira.
Como a cidade de Scorza, tentamos disfarçar o nosso racismo (o negro é maioria nas cadeias, na população de baixa renda, de baixa escolaridade, etc), procurando proteger a “valiosa moeda” da nossa hipocrisia.
Em boa hora, o ministro da Educação, Fernando Haddad, colocou um freio no disparate. Pelo andar da carruagem poderia acabar sobrado para o menino e a professora maluquinha do nosso atual Ziraldo.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Estratégias de Atendimento em Assessoria de Imprensa

O papel do assessor de imprensa está além da distribuição de conteúdo e atendimento aos veículos de comunicação. A oficina Estratégias de Atendimento em Assessoria de Imprensa, que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 20 e 21 de novembro, explica que tipos de planejamento o assessor deve executar nos momentos de crise, além de preparar o seu assessorado com base nos exercícios de media-training. A oficina será realizada pela Escola de Comunicação do Comunique-se.

A construção e reconstrução da imagem do assessorado na imprensa também são temas abordados em aula. As empresas centralizam na figura do assessor a responsabilidade de estabelecer planos de comunicação eficazes, a fim de recuperar a marca da corporação para maior ganho publicitário.

A ministrante, Neuza Serra, é executiva de contas da MVL Comunicação, empresa especializada em gerenciamento de crise.
  • Quando: 20 e 21 de novembro - Sábado (de 9h a 18h) e domingo (de 9h a 13h)
  • Onde: Copacabana Praia Hotel (Rua Francisco Otaviano, 30 - Copacabana)
  • Ministrante: Neuza Serra, executiva de contas da MVL Comunicação
  • Mais informações e inscriçõeshttp://bit.ly/c5hPOi

-- 

Serventuários continuam em greve

Em Assembleia realizada na última terça-feira, dia 26, em frente ao Fórum Central, aproximadamente mil serventuários do Rio de Janeiro, de diversas comarcas, aprovaram, por unanimidade, que a greve vai seguir até que seja garantido o imediato pagamento dos 24% para todos e a anulação de todas as punições aos que participam do movimento. Parlamentares e dirigentes sindicais de outras categorias, como os da Educação estadual e petroleira, estiveram presentes, declarando seus apoios e solidariedade à nossa justa, legal e necessária greve.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Violência na política

Militante democrata agredida 

por apoiadores do Tea Party


Vários seguidores do Tea Party no Estado americano de Kentucky agrediram e pisaram uma militante democrata que tentou alcançar o candidato republicano ao Senado, Rand Paul, minutos antes do debate com o rival Jack Conway. Lauren Valle, ativista do grupo democrata "MoveOn", tentou aproximar-se de Rand Paul e foi empurrada violentamente por vários apoiantes republicanos que acabaram por a atirar ao chão, entre gritos de "chamem a polícia".
Um seguidor do Tea Party, movimento formado por vários grupos locais de cidadãos unidos contra a agenda política de Obama e do qual faz parte Sarah Palin, aproveitou a confusão para pisar Lauren Valle na cabeça e no ombro, apesar de os outros presentes o tentarem dissuadir.
Segundo um porta-voz do grupo "MoveOn", a mulher, de 24 anos, apresentou queixa contra os agressores e teve de se dirigir a um hospital devido às ferimentos que apresentava no corpo. A activista alegou ainda que a sua única intenção era chegar até ao candidato republicano Rand Paul para lhe entregar o prémio "Empregado do Mês", concedido pelo portal satírico "Republicorp" e que foi criado pelo "MoveOn" para denunciar as conexões entre o Partido Republicano e as grandes corporações.
Entretanto, a polícia local está a tentar identificar os agressores a partir do vídeo difundido no Youtube. Segundo a porta-voz oficial Sherelle Roberts, "a mulher foi lançada violentamente ao chão e foi pisada por um homem, como se pode ver na gravação".
(Transcrito do Jornal de Notícias - Portugal)

Jornal de Notícias-Portugal


Que dizem as moscas 

sobre a vida humana

Equipa de portugueses estuda longevidade de insecto
que ajudará a perceber tempo de vida dos humanos

00h30m

CARLA SOARES
Um trabalho conduzido por investigadores portugueses sobre uma
espécie da mosca-da-fruta poderá ajudar a perceber a razão pela
qual alguns humanos vivem mais do que outros. Numa investigação
inovadora em Portugal, a equipa coordenada pelo cientista
Jorge Vieira sequenciou, por completo, o genoma de um animal.
foto ARTUR MACHADO/LUSA
Que dizem as moscas sobre a vida humana
Jorge Vieira, investigador do Instituto de Biologia Molecular e Celular
O que faz com que algumas moscas vivam muito
e outras pouco foi a pergunta que esteve na origem
do trabalho. E, mais especificamente, qual a variação
e em que genes. Para encontrar respostas, a equipa
sequenciou o genoma da Drosophila Americana,
umas das espécies da mosca-da-fruta que apresenta
 uma das maiores variações nos padrões de longevidade.
Ao JN, Jorge Vieira, investigador do Instituto de
 Biologia Molecular e Celular (IBMC), no Porto, conta
 que trouxeram "mais de 100 moscas" que apanharam
nos EUA com uma mistura de cerveja e levedura de
padeiro. Nuno Fonseca, do CRACS (Center for Research
in Advanced Computing Systems), é outro investigador
deste projecto.
"Conseguimos fazer algo muito difícil que é sequenciar
 e descodificar o genoma", explicou Jorge Vieira. E é
possível identificar, de forma rápida, características
em genes que explicam por que motivo "indivíduos" da
mesma espécie apresentam níveis diferentes de
 longevidade e de resistência ao frio ou de tempo de
desenvolvimento. As primeiras conclusões do trabalho
surgem de duas estirpes que foram sequenciadas: uma
com vida longa e outra com pouca longevidade.
O processo passou por isolar fêmeas em frascos
e por acompanhar a reprodução entre irmãos para
 manter as características. Os tempos de vida variam
entre os 20 e os 120 dias, num "ambiente ideal" de
25 graus. Mas, diz Jorge Vieira, as moscas "podem viver
mais de seis meses" com 18 graus.
Foram identificados já dois genes "que explicam cerca
 de 35% da variação". São "da família dos Matusalém",
nome de figura bíblica conhecida por ter tido uma vida
muito longa. Conseguiram sequenciá-los com um apoio
de 10 mil euros e equipamento de um laboratório austríaco.
Mas estes genes, "infelizmente, não existem nos humanos".
Porém, o estudo está longe de terminar. Jorge Vieira nota
que "são todos animais e, portanto, têm uma base genética
comum". A partir de genes com função comum, será possível
 explicar a longevidade do ser humano. Identificadas foram,
também, estirpes expostas a frio intenso. Uma demorou mais
do que outra a recuperar do coma. Neste caso, por exemplo,
 há genes que têm uma função equivalente.
(Transcrito do Jornal de Notícias - Portugal)
www.agenciareporterdigital.com.br)

Pelo mundo


Segundo um estudo, o pequeno cérebro das abelhas consegue resolver problemas matemáticos complexos que fazem os computadores parecerem carroças. As abelhas conseguem  estabelecer o percurso mais curto entre as flores onde pousam arbitrariamente, resolvendo de forma eficaz o "problema do caixeiro viajante", um dilema que os computadores podem demorar dias a resolver, dizem investigadores da Royal Holloway, Universidade de Londres.
O "problema do caixeiro viajante" consiste no processo matemático de determinar o circuito mais curto que é possível efectuar entre determinadas cidades de modo a que cada cidade seja visitada apenas uma vez. "As abelhas resolvem este problema todos os dias. Visitam flores em múltiplos locais e, uma vez que despendem muita energia para voar, determinam rotas que lhes permitam voar o menos possível", diz Nigel Raine, da escola de biociências da Royal Holloway.
A experiência, feita com flores computorizadas, tinha como objetivo saber se os insectos seguem uma rota simples definida pela ordem em que pousam nas flores ou se tentam encontrar a trajetória mais curta. Depois de explorarem a localização das flores, as abelhas economizam tempo e energia, percorrendo a menor distância possível.
"Apesar dos pequenos cérebros, as abelhas são capazes de comportamentos extraordinários. Temos de compreender como conseguem resolver o problema do caixeiro viajante sem um computador", disse Raine.

                                                                  ******

Prostitutas que trabalham numa estrada da Catalunha, perto da cidade de Lérida, foram obrigadas a usar colete refletor para se tornarem visíveis ao tráfego, evitando o risco de acidente e uma multa de 40 euros.
                                                                  *******

O Senado francês confirmou hoje, terça-feira, o voto positivo da controversa reforma do sistema de aposentações, um dia antes do voto final da Assembleia Nacional, que irá marcar a adopção definitiva do projecto pelo Parlamento francês.
                                                                 *******

O vulcão indonésio Merapi, localizado na ilha de Java, entrou nesta, terça-feira, em erupção, emitindo por três ocasiões nuvens e cinzas vulcânicas, indicou um vulcanólogo.

                                                                *******
O polvo Paul, que ficou célebre no Mundial2010 de futebol por acertar os vencedores dos jogos da Alemanha e já na fase a eliminar também de outras equipas, morreu, anunciaram os responsáveis do aquário de Oberhausen.
foto AFP PHOTO/PATRIK STOLLARZ
Polvo Paul morreu
 
"Parece que ele morreu de forma suave durante a noite, de causas naturais", explicou a direção do aquário alemão, em comunicado.