Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mães e Filhos

O desempenho dos filhos na escola é um grande problema para muitos pais. É importante criar na criança o hábito do estudo e
da responsabilidade com horários e realização dos deveres de casa. Muitas delas precisam de uma ajuda dos pais, pois não
possuem disciplina suficiente para planejarem o tempo de estudos. Em alguns casos, quando possível é necessário que a criança
tenha um orientador para as disciplinas de maior dificuldade. Há situações, no entanto, em que a questão exige a ajuda de outros
profissionais como psicólogos, orientadores educacionais, etc. O importante é que não se crie na criança uma aversão à escola.



Mãe: Oi, estava aqui me estressando com o meu filho, pois ele está com notas baixas. Tá difícil.
15:09 eu: Não leve escola tão a sério - O importante é verificar o potencial certo dele e deixar que seja desenvolvido naturalmente.
.
15:11 Mãe: Ele já ficou em 4ª avaliação de Português e como a média está na faixa de 5,0 não sei se vai conseguir a média 7,0 para passar.
15:13 eu: Muitas vezes os pais cobram dos filhos além do necessário. É preciso ver se a escola é a ideal para ele... Cada criança e mesmo cada indivíduo possui um ritmo próprio. Nem sempre as escolas estão aptas a detectar essas coisas...

15:15 Mãe: Já matriculei ele em outra escola, mais parecida com a que ele estudava antes.
15:17 eu: É preciso levar em conta que a mudança de bairro e estilo de vida - que isso implica - acarreta uma certa influência. É melhor que ele estude em uma escola menos traumática e vá fazendo cursos livres em áreas que ele demontre maior interesse...

15:18 Mãe: Foram várias mudanças, na verdade. Na escola anterior, ele não tinha cobrança, mas tinha uma explicadora. Agora, ele tem mais responsabilidade e tem que estudar sozinho
15:19 eu: Pois é. Nem sempre as pessoas possuem condições ou jeito para estudar sozinho. É melhor estudar em uma escola menos rígida e ter tempo para desenvolver as potencialidades em outras atividades. É um erro dos pais - penso eu - dramatizar muito a importância de coisas como escola e estudo...

15:20 Mãe:  Está doido para estudar em uma outra escola, on de tem mais amigos, só que ela é muito cara

15:21 eu: Qual a coisa que ele mais gosta de fazer?
 Mãe: Jogar futebol e desenhar.

 eu: Beleza... Se eu fosse ele, estudaria em uma escola pública ou em uma mais accessível e aproveitaria o resto do dia para praticar esportes...
15:23 Se eu fosse ele, juntaria o dinheiro economizado e investiria em cursos ligados ao maior interesse dele.

 Mãe: Ele joga futebol em uma escolinha. Algumas notas até melhoraram depois disso, mas Português é a maior dificuldade.
15:24 -  É por que Português não é visto, ainda, como importante para ele.

6 minutos
15:34 Mãe: Talvez eu esteja cobrando demais dele. É difícil aceitar que uma criança tão inteligente e criativa não consiga ir bem nesta escola. Agora diz que a professora tá perseguindo ele. Para ele a escola não tem nada de atraente, é apenas uma obrigação.

15:35 eu: Você agora tocou no X do problema. 1 - está exigindo demais dele, é óbvio. 2 - ele não tem empatia com a professora, nem com a escola. Qual a idade dele?
 Mãe: 13 anos
15:38 eu: Com 13 anos, para muitos meninos, o normal é querer ir a praia, sair com os amigos, namorar, passear, ver televisão, jogar videogame, etc... Então não há nada de errado com ele. Precisa apenas compreender que na vida há coisas que a gente gosta e as que não gosta. é como o jogo de futebol. Às vezes se ganha, outras se perde. É preciso estabelecer um pacto. Pode se encontrar um escola mais flexível, menos exigente, mas nunca será a ideal e abrir espaço para ele ir fazendo e se aperfeiçoando nas coisas que gosta e outras que irá passar a gostar...

7 minutos
15:55 Mãe: Grande abraço.

Para bate papo, escreva para mauriciopfigueiredo@gmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário