Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pelo mundo


Segundo um estudo, o pequeno cérebro das abelhas consegue resolver problemas matemáticos complexos que fazem os computadores parecerem carroças. As abelhas conseguem  estabelecer o percurso mais curto entre as flores onde pousam arbitrariamente, resolvendo de forma eficaz o "problema do caixeiro viajante", um dilema que os computadores podem demorar dias a resolver, dizem investigadores da Royal Holloway, Universidade de Londres.
O "problema do caixeiro viajante" consiste no processo matemático de determinar o circuito mais curto que é possível efectuar entre determinadas cidades de modo a que cada cidade seja visitada apenas uma vez. "As abelhas resolvem este problema todos os dias. Visitam flores em múltiplos locais e, uma vez que despendem muita energia para voar, determinam rotas que lhes permitam voar o menos possível", diz Nigel Raine, da escola de biociências da Royal Holloway.
A experiência, feita com flores computorizadas, tinha como objetivo saber se os insectos seguem uma rota simples definida pela ordem em que pousam nas flores ou se tentam encontrar a trajetória mais curta. Depois de explorarem a localização das flores, as abelhas economizam tempo e energia, percorrendo a menor distância possível.
"Apesar dos pequenos cérebros, as abelhas são capazes de comportamentos extraordinários. Temos de compreender como conseguem resolver o problema do caixeiro viajante sem um computador", disse Raine.

                                                                  ******

Prostitutas que trabalham numa estrada da Catalunha, perto da cidade de Lérida, foram obrigadas a usar colete refletor para se tornarem visíveis ao tráfego, evitando o risco de acidente e uma multa de 40 euros.
                                                                  *******

O Senado francês confirmou hoje, terça-feira, o voto positivo da controversa reforma do sistema de aposentações, um dia antes do voto final da Assembleia Nacional, que irá marcar a adopção definitiva do projecto pelo Parlamento francês.
                                                                 *******

O vulcão indonésio Merapi, localizado na ilha de Java, entrou nesta, terça-feira, em erupção, emitindo por três ocasiões nuvens e cinzas vulcânicas, indicou um vulcanólogo.

                                                                *******
O polvo Paul, que ficou célebre no Mundial2010 de futebol por acertar os vencedores dos jogos da Alemanha e já na fase a eliminar também de outras equipas, morreu, anunciaram os responsáveis do aquário de Oberhausen.
foto AFP PHOTO/PATRIK STOLLARZ
Polvo Paul morreu
 
"Parece que ele morreu de forma suave durante a noite, de causas naturais", explicou a direção do aquário alemão, em comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário