Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Segundo turno: o verde que decide

   Para onde irão os 20 milhões de votos de Marina Silva? A candidata da onda verde passou a ser o fiel da balança, no segundo turno das eleições para Presidente da República.
Se houver transferência maciça de votos para José Serra, o candidato tucano poderá realizar a façanha de conseguir ultrapassar a candidata Dilma Rousseff vencedora do primeiro turno, quando muitos acreditavam, inclusive, na possibilidade de uma vitória da candidata petista logo de primeira.
Dilma Roussef – A grande adversária de Dilma, no segundo turno das eleições, será ela mesma. Nesse período decisivo de campanha terá de conseguir, de alguma forma, conquistar uma parte do eleitorado de Marina Silva. Para isso, terá de ir mais além, em termos de propostas, do que a de ser a continuidade do governo Lula. Ela sabe que a votação expressiva de Marina faz da terceira colocada no primeiro turno, mas do que mera coadjuvante, mas uma política com cacife decisório.
José Serra – O grande trunfo de José Serra está em seu partido PSDB ter se coligado com o Partido Verde nas eleições de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. Atrair a candidata Marina Silva para a sua campanha no segundo turno será fundamental para a possibilidade de vitória. Neste caso, Serra terá de enfatizar o fato de Marina ter sido, praticamente, expulsa do governo Lula, e, por isso, com possibilidades de ter suas ideias melhor aceitas no ninho tucano. Conseguirá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário