Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 17 de março de 2009

Petrobras reúne 57 instituições de ensino

Começa na quinta-feira, 19 de março, em Piracicaba, a 15ª Competição Baja Sae Brasil-Petrobras, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). Até domingo, 22, a competição de estudantes de engenharia reunirá 73 carros off-road, construídos dentro de 57 instituições de ensino do Brasil e Estados Unidos. Só do Interior de São Paulo serão 14 equipes de 12 escolas, que aceitaram o desafio de projetar e construir os veículos exclusivamente para a competição, onde serão avaliados em provas estáticas e dinâmicas, por especialistas das principais indústrias da mobilidade do país. De 19 a 22 de março de 2009 - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo/ECPA - rodoviaSP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP.



Direito da Pessoa Idosa



Começa nesta quarta-feira (18 de março), em Brasília, a 2ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (2ª CNDPI). O encontro contará com a participação de 508 delegados e delegadas eleitos nas etapas estaduais e distrital, bem como de 28 delegados natos, membros do ConselhoNacional dos Direitos do Idoso (CNDI), além de convidados e observadores. O presidente LuizInácio Lula da Silva deverá participar da abertura do evento, às 19 horas, que contará ainda coma presença de diversos ministros, entre os quais, Fernando Haddad (Educação). O tema da conferência é “Avaliação da Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios”. O encontro será realizado no Centro de Convenções do hotel Brasília Alvorada.



Envelhecimento da população 1



De acordo com dados do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), o Brasil está envelhecendo, mas o próprio brasileiro parece não enxergar a realidade. Embora o processo seja irreversível, e os números comprovem o fato – segundo dados da Pesquisa Nacional porAmostra de Domicílios (PNAD) de 2007, população idosa chega a quase 20 milhões de habitantes, ou 10,5% do total de brasileiros –, o país ainda caminha a passos lentos rumo à erradicação de problemas que complicam a vida de quem tem 60 anos ou mais. No rosário de entraves ao envelhecimento digno do cidadão estão as dificuldades de acesso à saúde, à cultura, ao esporte, ao lazer, além do problema da violência e maus-tratos, o mau atendimento dotransporte público. Muitos avanços já foram conquistados, mas o país ainda tem muito a fazerpara garantir os direitos deste segmento da população que, a despeito de qualquer desprezo, semove pelos campos e cidades, faz uso de equipamentos públicos, quer se divertir, tem sonhos,projetos e o direito, nem sempre garantido, de abraçar o tempo como a um amigo, sem medo doque virá.

Envelhecimento da população 2

Envelhecimento da população brasileira – Segundo estudo do IBGE, divulgado em novembro de2008, a população brasileira passará de 190 milhões em 2008 para 220 milhões de habitantesem 2039/2040, e então começará a diminuir. Em 2050, seremos 215 milhões de brasileiros, oque implica necessariamente nosso envelhecimento: nossa idade mediana será de 46 anos.Hoje, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2007, a população depessoas idosas chega a quase 20 milhões de habitantes, ou 10,5% do total de brasileiros.

Envelhecimento da população 3

Cerca de 1% da população de pessoas idosas no Brasil vive em abrigos públicos, privados e/ousem fins lucrativos. Essas instituições freqüentemente apresentam , entre outros problemas, máscondições sanitárias e de violência contra a pessoa idosa. Entre as ações previstas no Pacto peloEnvelhecimento Saudável está o reordenamento dos abrigos existentes no país. O Ministério doDesenvolvimento Social (MDS) deverá mapear os abrigos públicos e que recebem recursosfederais, criando um Cadastro Nacional, e instituir normas e padrões mínimos a serem seguidos.Outra ação prevista no Plano é a realização de uma campanha de mídia voltada para avalorização da pessoa idosa.

Envelhecimento da população 4

Os maus-tratos contra a pessoa idosa são os problemas mais graves enfrentados por estesegmento da população. Estima-se que 80% deste tipo de violência se dá dentro de casa, noâmbito familiar. A Secretaria Especial dos Direitos Humanos coordena a implantação de umDisque Denúncia - Módulo Pessoa Idosa como política de enfrentamento da questão. Segundo oMinistério da Saúde, entre agosto de 2006 e julho de 2007, 65% das denúncias atendidas nosserviços de referência foram feitas por idosos, e a violência psicológica foi a mais relatada (55%),seguida da violência física (27%) e do abandono (22%). Destas, 86% foram configuradas comoviolência doméstica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário