Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 20 de março de 2009

Comando Vermelho

Foram encerradas, no Rio de Janeiro, as filmagens de 400 contra 1 - Uma História do Comando Vermelho. Com locações em Curitiba, Ilha Grande e Rio, o longa conta a história das origens do Comando Vermelho, tendo como ponto de partida o livro autobiográfico de William da Silva Lima, um dos principais articuladores da polêmica organização.
A última cena a ser filmada exigiu o corte de cabelo de dezenas de atores e figurantes, retratando o momento que registra um protesto de detentos em defesa de um companheiro, humilhado por um corte de cabelo. Tudo foi tão envolvente que até o diretor Caco Souza entrou no clima, virou figurante, e teve seu cabelo raspado também.
O blogueiro teve oportunidade de conhecer William da Silva Lima (o Professor), durante trabalho voluntário realizado em companhia de outro jornalista - Paulo Fernando Figueiredo - no Complexo da Penitenciária Frei Caneca (Instituto Milton Dias Moreira) . Na ocasião, mantivemos contato com os presos, com o objetivo de auxiliá-los na execução de um jornal interno. O grupo, paralelamente, denunciava os maus tratos e casos de pessoas que já tinham cumprido a pena, mas não conseguiam a liberdade. O professor William sonhava em criar uma entidade para a defesa dos presidiários. O Poder Público brecou a realização do jornal e vetou o contato dos jornalistas com os presos. William partiu para a idéia de criar uma entidade e fundou o Comando Vermelho. Deu no que deu... Isso acontece quando os governantes não são capazes de assegurar os mínimos direitos dos indivíduos. Mesmo que se tratando de presidiários.

Certamente, mais um filme brasileiro a ser conferido com atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário