Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Antigo Palácio da Justiça

CCMJ: sábado é dia de visita guiada 

O Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) terá no próximo sábado, dia 29, mais uma edição do programa ‘Da Pedra ao Palácio’, a visita mediada ao Antigo Palácio da Justiça, que propõe de forma lúdica, explorando os diversos espaços do prédio histórico, uma reflexão sobre a construção do pensamento do Direito – da Justiça da pedra, à Justiça do Direito.
O Antigo Palácio da Justiça, inaugurado em 1926 como sede da “Corte de Apelação” do então Distrito Federal, fica no Centro Histórico do Rio, em uma área considerada berço da cidade, próximo à Praça XV, vizinho ao Paço Imperial e ao Museu Histórico Nacional.
Do entorno com nobres vizinhos à imponente fachada; das anfitriãs de pedra “Lex” e “Justitia” ao vitral da deusa Themis; dos “Salões dos Bustos” ou “Passos Perdidos” ao “Tribunal do Júri”; dos Editais na Pedra ao Vitral da Estrela de Seis Pontas; dos Salões dos Espelhos ao Tribunal Pleno; das celas de réus às celas de cultura; do Theatro da Praia de Dom Manuel ao teatro de câmara do palácio.  De espaço em espaço, a pedra é esculpida de maneira coletiva, estimulando a reflexão sobre o significado da justiça e da sua importância na vida em sociedade. 
O programa ‘Da Pedra ao Palácio’, concebido e realizado no Programa Educativo do CCMJ, segue em sintonia com o propósito de cultivar e difundir valores de justiça. A iniciativa foi lançada em março deste ano. 
Serviço
“Da Pedra ao Palácio” - Visita Mediada ao Antigo Palácio da Justiça  
Visitas agendadas para escolas e outros grupos.  
Temporada: de 13 de março a 14 de dezembro  
Sábado: 29/7 - 16h   
Número de visitantes por sessão: 40 / Duração da visita: 80 min / Entrada gratuita  
Antigo Palácio da Justiça   
Endereço: Rua Dom Manuel 29, Centro - Rio de Janeiro – RJ  
Telefones para informações e agendamento: (21) 3133-3366 / 3133-3368  
Realização: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro   
Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro  
Setor Educativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário