Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Estado do Rio foi um dos que mais avançaram em Educação


Dados são do Índice de desenvolvimento Estadual (iRS), lançado pela
PUCRS e Zero Hora 
                                                                                                                                                                                 
O Estado do Rio de Janeiro foi um dos que mais avançaram em Educação entre os anos de 2005 e 2012, de acordo com o resultado do Índice de Desenvolvimento Estadual – RS (iRS), que compara o desempenho do Rio Grande do Sul com os demais estados brasileiros. Realizada pelo Jornal Zero Hora e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a pesquisa, que também considerou outras duas dimensões (padrão de vida e longevidade), revelou que o Rio passou do 16º para o 6º lugar.

Nesse período, houve uma melhora de 29,38% na Educação (0,473 para 0,612). Os indicadores adotados para avaliar esse quesito foram o desempenho dos alunos - séries iniciais do Ensino Médio - na Prova Brasil (Português e Matemática) e o grau de distorção idade-série. Segundo a pesquisa, para avançar, o segredo é melhorar o aproveitamento nas escolas. Além de aumentar as aprovações, é preciso ampliar a qualidade do ensino e garantir que os estudantes obtenham bons resultados na avaliação nacional.

- O resultado da pesquisa reflete o comportamento da rede estadual após a implantação de uma série de ações voltadas à resolução de graves problemas. Em 2009, a rede apresentava uma das maiores taxas de distorção-idade/ano do país. Esse problema está ligado, principalmente, aos baixos níveis de aprendizagem dos alunos e às altíssimas taxas de reprovação e abandono – afirmou o subsecretário de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Antônio Neto.

No último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cujo resultado foi divulgado em 2012, a rede estadual do Rio subiu 11 posições, saindo da 26ª para a 15ª colocação no Ensino Médio. O estado foi o que alcançou o maior número de posições, ao lado de Goiás. O Ideb é um indicador educacional que relaciona informações de rendimento escolar (aprovação) e desempenho (proficiências) em exames padronizados, como a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Em relação à taxa de distorção idade-série, referente ao Ensino Médio, de 2007 a 2013, o estado obteve uma redução superior à média brasileira (21,4% contra 13,6%), apresentando a sexta maior queda.

Em maio deste ano, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as taxas de distorção referentes ao ano de 2013. A rede estadual do Rio apresentou continuidade na queda - segunda maior redução no período de 2012 a 2013 (4,1%). Se esse avanço se mantiver nos próximos anos, a expectativa é que a taxa estadual se aproxime à média brasileira (em 2013, era de 39,3% e 33,0%, respectivamente).

Segundo Antônio Neto, esse resultado foi alcançado graças a um conjunto de ações estratégicas, colocadas em prática ao longo da atual gestão. Entre as principais estão a adoção de um Currículo Mínimo para todas as escolas, implantação de avaliações bimestrais, oferta de Reforço Escolar para alunos com dificuldade de aprendizagem, Formação Continuada para professores de Língua Portuguesa e Matemática em escolas com baixo desempenho, além da introdução de metodologia de aceleração de estudos para os alunos com distorção idade/série.

- Todas essas ações foram fortemente monitoradas pelas equipes de gestão escolar para que realmente apresentassem efetividade. Com isso, o Estado do Rio apresentou,  já em 2012, a maior evolução em proficiência no Saeb e a maior queda nos índices de distorção idade/ano do Brasil – afirmou o subsecretário.



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