Alunos da rede estadual eleitos no realizam capacitação prática
Mais de 90 estudantes da Seeduc vão representar, em novembro, suas cidades na Alerj
Os mais de 90 alunos de todo o Rio de Janeiro que participam da 10ª edição do Parlamento Juvenil começaram a capacitação prática. Nesta fase, os estudantes têm a oportunidade de aprender mais sobre a função de um parlamentar em oficinas com aulas de introdução à oratória e de como elaborar um projeto de lei, preparadas pela Assembleia Legislativa (Alerj).
Para os alunos da Região Metropolitana, o curso foi oferecido na Escola do Legislativo Estadual do Rio de Janeiro (Elerj), localizada no centro da cidade. Já para os outros estudantes as capacitações serão realizadas, até o dia 31 deste mês, em unidades escolares das regiões Serrana, Médio Paraíba, Centro-sul, Norte, Noroeste e Região dos Lagos.
Neste ano, o Parlamento Juvenil bateu recorde de inscritos, com 625 candidatos. Participaram da corrida eleitoral estudantes de 14 a 17 anos do Ensino Médio matriculados em escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc).
Os inscritos participaram de um processo de eleição, em que os alunos votaram e escolheram seus representantes. Foram eleitos jovens de 91 municípios do estado, que vão vivenciar, entre os dias 20 e 26 de novembro, o ambiente político da Alerj, discutindo e aprimorando projetos de lei que eles mesmos criaram. Ao final, as propostas dos estudantes podem virar lei estadual, sancionada pelo governador.
O Parlamento Juvenil é uma parceria entre a Alerj, Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e pretende incentivar a participação política dos jovens alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário