Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Parlamento Juvenil

Alunos da rede estadual eleitos no realizam capacitação prática

Mais de 90 estudantes da Seeduc vão representar, em novembro, suas cidades na Alerj

Os mais de 90 alunos de todo o Rio de Janeiro que participam da 10ª edição do Parlamento Juvenil começaram a capacitação prática. Nesta fase, os estudantes têm a oportunidade de aprender mais sobre a função de um parlamentar em oficinas com aulas de introdução à oratória e de como elaborar um projeto de lei, preparadas pela Assembleia Legislativa (Alerj).

Para os alunos da Região Metropolitana, o curso foi oferecido na Escola do Legislativo Estadual do Rio de Janeiro (Elerj), localizada no centro da cidade. Já para os outros estudantes as capacitações serão realizadas, até o dia 31 deste mês, em unidades escolares das regiões Serrana, Médio Paraíba, Centro-sul, Norte, Noroeste e Região dos Lagos.

Neste ano, o Parlamento Juvenil bateu recorde de inscritos, com 625 candidatos. Participaram da corrida eleitoral estudantes de 14 a 17 anos do Ensino Médio matriculados em escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc).

Os inscritos participaram de um processo de eleição, em que os alunos votaram e escolheram seus representantes. Foram eleitos jovens de 91 municípios do estado, que vão vivenciar, entre os dias 20 e 26 de novembro, o ambiente político da Alerj, discutindo e aprimorando projetos de lei que eles mesmos criaram. Ao final, as propostas dos estudantes podem virar lei estadual, sancionada pelo governador.

O Parlamento Juvenil é uma parceria entre a Alerj, Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e pretende incentivar a participação política dos jovens alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário