Fachada do CE Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior expõe autorretratos de alunos
Atividade extraclasse trabalhou habilidades entre os jovens
Inspirados em Romero Britto e Mônico Reis, os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior, em São Gonçalo, transformaram a fachada da escola em um grande painel de expressões e histórias.
Dezoito autorretratos foram pintados pelos alunos. A iniciativa surgiu a partir dos próprios estudantes, juntamente com a professora de Artes, Raquel Caldas, após a Semana de Artes da escola. Foram quatro meses de execução do projeto, de setembro a dezembro, sempre no contraturno.
A professora de Artes, Raquel Caldas, fez questão de possibilitar a imersão dos jovens no mundo das artes.
- Os alunos tiveram contato com todas as etapas do processo artístico. Desde o planejamento, o trabalho de bastidores, até o desenho dos autorretratos no muro com carbono, a escolhas das tintas e, finalmente, a pintura. Mas o aprendizado foi muito além, trabalhamos características importantes para o futuro deles: timidez, autoestima, organização, responsabilidade, trabalho em equipe, entre outras – ressalta.
A fachada da escola tem cerca de 50 metros de extensão e foi totalmente pintada por 18 estudantes. Todo o material utilizado foi adquirido com a verba de manutenção da unidade escolar.
Stefany Inácio dos Santos, de 17 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio, destaca o que mais aprendeu com a atividade.
- Tenho certeza de que vamos levar várias lições para a nossa vida. Em qualquer profissão, a gente tem que lidar com o outro, saber trabalhar em grupo, cumprir metas, prazos e ser paciente. E isso aprendemos durante a atividade. O mais legal foi que todo o grupo se ajudou, o nosso objetivo era um só: fazer o trabalho da melhor forma – destacou.
Já para Patrícia Coutinho, de 17 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio, as aulas de Artes serviram para despertar seu interesse pela área.
- A nossa turma se envolveu bastante com as aulas de Artes. Desenvolvemos diversas atividades, criamos até uma sala exclusiva para as produções da disciplina. Depois de todos os trabalhos desenvolvidos com a professora, fiquei muito interessada em seguir essa carreira. Me identifiquei com o processo artístico – sorriu.
A professora responsável pela atividade extraclasse adiantou que pretende levar a iniciativa para as próximas turmas.
- O resultado foi muito positivo. Foi uma atividade que valorizou o estudante como protagonista. Eles mostraram suas características, experiências e expressões. Quero replicar essa experiência com os próximos alunos – finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário