Docentes da rede estadual são selecionados para o exame TOEFL
Avaliação faz parte do processo seletivo para o Ilep 2016
Três professores da rede estadual de ensino estão entre os 25 selecionados para a próxima fase do ILEP (International Leaders in Education Program), o exame TOEFL, que testa a fluência dos candidatos na Língua Inglesa. O resultado final do processo seletivo, realizado pelo Conselho Nacional de Educação (Consed), juntamente com a Embaixada dos Estados Unidos, será divulgado em junho.
Os docentes selecionados são: Ana Maria Fernandes Alves, do Ciep 117 – Carlos Drummond de Andrade (Escola Intercultural Brasil – Estados Unidos) - em Nova Iguaçu; Francileide Santos, do Colégio Estadual Professor Amazor Vieira Borges – Nova Iguaçu; e Thainá Lemos da Silva, do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares - Caxias.
A professora Ana Maria possui 20 anos de carreira acadêmica, dos quais 16 são dedicados à rede estadual de ensino. Em 2013, a docente foi uma das selecionadas para participar do Programa de Desenvolvimento para Professores da Língua Inglesa (PDPI), que ofereceu um curso de aperfeiçoamento com duração de seis semanas na cidade de Newark, nos Estados Unidos.
Há um ano no Ciep 117 – Carlos Drummond de Andrade, a educadora falou sobre as expectativas em relação às próximas etapas do Ilep e da alegria que é ter sido selecionada para a próxima fase do processo seletivo.
- Já fiz um curso no exterior e ele foi muito importante para o meu crescimento pessoal e profissional. Ter a oportunidade de complementar minha formação é uma forma de coroar meus 20 anos de carreira acadêmica – comentou.
O Ilep é uma iniciativa do Departamento dos Estados Unidos com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O objetivo do projeto é desenvolver a experiência dos professores na disciplina que lecionam, ampliar as relações com o ensino secundário local e contribuir para a melhoria do ensino nos países participantes.
O programa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e, também, no uso de tecnologias em educação. O ILEP acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2016 e incluirá um estágio supervisionado em uma escola de Ensino Médio.
A bolsa oferecida cobre os custos de passagens de ida e volta aos Estados Unidos, taxas para participação no programa, hospedagem, seguro-saúde e ajuda de custo para a compra de materiais necessários à realização das atividades acadêmicas, como laptop, livros e outros materiais educacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário