No dia 22 de abril, às 19 horas, o Centro Universitário Maria Antonia da USP e a Editora Cosac Naify realizam o lançamento dos livros Arquitetura – ensaios críticos e Arte – ensaios críticos, os dois primeiros títulos da coleção Mário Pedrosa, organizados, respectivamente, por Guilherme Wisnik, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e Lorenzo Mammi, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.
Na ocasião, será realizado um debate entre os organizadores dos livros com mediação de João Bandeira, coordenador de artes visuais do Centro Universitário Maria Antonia, seguido de sessão de autógrafos.
Mário Pedrosa teve importante atuação no meio intelectual brasileiro do século 20, em especial entre as décadas de 1930 e 1970. Os ensaios presentes em Arte – ensaios críticos abordam principalmente artistas e movimentos artísticos nos quais Pedrosa fundamenta sua crítica, de onde emergem algumas de suas facetas mais interessantes, como o teórico marxista, o apoiador do construtivismo ou o pesquisador apaixonado pela arte primitiva e popular.
Já os textos de Arquitetura – ensaios críticos tratam sobretudo da relação entre arte e arquitetura, com especial atenção ao papel exercido pelo o urbanismo como forma de síntese das artes no país a partir da criação de Brasília.
Com o lançamento dos dois primeiros livros da coleção Mário Pedrosa, o público terá acesso a um recorte específico mas significativo da produção de um dos mais importantes críticos de arte e pensadores políticos brasileiros, cuja obra alcançou grande projeção devido à relevância de suas contribuições em diversas áreas do conhecimento.
O evento é gratuito e acontece no Centro Universitário Maria Antonia. Senhas podem ser retiradas 30 minutos antes do evento. A entrada está sujeita à lotação do espaço. O endereço é Rua Maria Antonia, 294, Consolação, São Paulo.
Mais informações: telefone (11) 3123 5213
Nenhum comentário:
Postar um comentário