Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 28 de abril de 2015

Colégio Estadual Marcílio Dias

TRE Vai à Escola: uma “aula de cidadania” para estudantes de Belford Roxo

Quase 200 alunos do Colégio Estadual Marcílio Dias, em Belford Roxo, assistiram, na manhã de segunda-feira (27), a uma palestra da juíza da 153ª Zona Eleitoral, Vera Maria de Albuquerque, sobre a importância do voto. "Hoje é um dia histórico, pois recebemos aqui na Baixada Fluminense, numa área bastante carente, magistrados da Justiça Eleitoral", afirmou a diretora da escola, Mônica Almeida, que definiu o encontro como "uma aula de cidadania". Promovido pelo projeto "TRE Vai à Escola", o evento contou com a presença do diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), desembargador Wagner Cinelli, e do corregedor regional eleitoral, desembargador eleitoral Marco Couto.

Ao iniciar a palestra, a juíza Vera Albuquerque indagou à plateia, composta por alunos do ensino médio com mais de 16 anos, quem já tinha tirado o título eleitoral. Diante da negativa da maior parte dos estudantes, ela explicou que o voto é um direito, que deve ser exercido de forma consciente. "Hoje, com a internet, está muito mais fácil acompanhar e fiscalizar os políticos, para avaliarmos se eles estão realmente nos representando", aconselhou a magistrada, indicando alguns sites, como o do Senado, o do Tribunal Superior Eleitoral e o Portal da Transparência. "Quando uma pessoa vota mal, ela se coloca à mercê de políticos sem moral ou capacidade administrativa, e, por consequência, sofre com a corrupção e a falta de serviços básicos", alertou.

De forma sucinta e didática, a juíza tratou de outros temas, como o funcionamento dos três poderes, dando destaque, no âmbito do Judiciário, às atribuições da Justiça Eleitoral. Abordou os avanços do processo eleitoral, como a urna eletrônica, criada há 18 anos, e a identificação biométrica do eleitor, cujo recadastramento está sendo realizado atualmente em 17 municípios e em parte da capital. A magistrada convidou, ainda, os alunos com mais de 18 anos a trabalharem como mesários nas próximas eleições. "A eleição é feita por todos, não só pelos juízes e servidores. Por isso, a participação da população é fundamental", explica.

O diretor da EJE, Wagner Cinelli, informou que a palestra desta segunda-feira é a primeira de uma série que irá ocorrer este ano em todo o estado. "Reativamos o projeto e escolhemos esta escola para ser a primeira a receber o TRE-RJ, mas devemos realizar a visita em pelo menos mais 30 colégios", adiantou o desembargador. O corregedor Marco Couto também chamou a atenção para o projeto, que, desde a sua criação, em 2011, já promoveu o exercício livre e consciente da cidadania para quase 32 mil estudantes fluminenses. "É muito importante aproximarmos os estudantes, que são os futuros eleitores da Justiça Eleitoral", defendeu o corregedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário