O Agora São Paulo (www.agora.com.br) não perdoou na crítica aos livros de uma escola pública encontrados em uma lixeira. A charge do Cláudio, com o título Afastadas diretoras de escola, traz o governador Serra questionando uma diretora: “Que é a responsável pelo escândalo dos livros encontrados na caçamba de lixo? – E a diretora respondendo: “A Prefeitura que não recolheu a caçamba!”
Livros no lixo 2
O episódio dos livros escolares encontrados no lixo, em São Paulo, são apenas o retrato do descaso com a educação no Brasil. Enquanto os governantes vivem seduzidos pela parafernália eletrônica (computadores, laptops, etc e tal), as bibliotecas escolares, quando existem, vivem abandonadas, com obras desatualizadas e pouco atraentes para crianças e jovens.
Livros no lixo 3
Como foi? Na segunda-feira, 26 de outubro, foram encontrados, em uma caçamba de lixo, cerca de 1.500 apostilas de exercícios, das quais muitas ainda embaladas, com o nome e o endereço da escola Estadual Eugênia Vilhena de Morais, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A Secretaria de Educação afastou a diretora e a vice-diretora do cargo.
Descanso para o Rio
Para deixar o Rio um pouco sossegado, os jornais paulistas registram que o Liceu Coração de Jesus, fundado em 1885, com a participação da Princesa Isabel, encontra dificuldade para sobreviver por causa da cracolândia que funciona em suas imediações. Entre outros famosos, Monteiro Lobato estudou no colégio dos Salesianos.
Livros no luxo
Em Brasília, a instalação de bibliotecas em estações de metro e o hábito francês de se deixar livros em bancos de jardins, ônibus e locais de alcance do público vem ganhando corpo, possibilitando a muitas pessoas o acesso à leitura. É uma prática que poderia se espalhar por outras cidades.
Prova-SP para professor
O governador José Serra assinou a lei que dá 25% de aumento aos funcionários da Educação. Para isso, eles terão de tirar as melhores notas em uma prova a ser ministrada pelo estado. Os testes estão marcados para os dias 3 ou 4 de fevereiro. Já os diretores e supervisores serão avaliados antes: no dia 31 de janeiro. O exame também poderá ser feito pelo pessoal temporário. Os sindicatos da área de Educação são contra a nova medida do governo paulista.
Duas perdas
O silêncio no condomínio – com rádios desligados e televisão à noite com som em nível de altura civilizado – demonstra que, apesar dos pesares, ainda resta um pouco de esperança em nossa sociedade em relação aos que partem. Um dos últimos artigos de Herval no site da Rio de Notícias era em torno da violência no Rio e a expectativa de que uma solução fosse encontrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário