Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ações afirmativas

Políticas públicas e ações afirmativas

Coleção Consciência em Debate

O sociólogo Dagoberto José Fonseca revisa as principais políticas públicas que marcaram nosso país. Sua analise acurada permite ao leitor entender parte das reivindicações da população negra brasileira, que busca a implementação de ações afirmativas, entre elas o Estatuto de Igualdade Racial e as cotas nas universidades.

Frases e ditos populares afirmam que os brasileiros não têm memória, pois esquecem facilmente o que se passou. Não é o casodaqueles que foram excluídos ao longo da história. O livro Políticas públicas e ações afirmativas (144 p., R$ 19,90), lançamento da Selo Negro Edições, mostra que o passado do Brasil não foi esquecido e merece mais de uma interpretação. Partindo dessa premissa, o sociólogo Dagoberto José Fonse ca revisa as principais políticas públicas que marcaram o país – do período colonial aos dias de hoje. Com base em sua análise é possível entender as reivindicações da população negra brasileira, que busca a implementação de ações afirmativas no país.

A obra é a primeira da Coleção Consciência em Debate, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo desse projeto é debater temas prementes da sociedade brasileira, tanto em relação ao movimento negro como no que concerne à população geral.

O autor - Dagoberto José Fonseca é graduado, mestre e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), estando vinculado ao Departamento de Antropologia, Política e Filosofia e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma instituição. Entre 2005 e 2007, foi coordenador geral do Programa de Ações Afirmativas para a População Afro-Brasileira do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (Nupe). Atualmente, coordena o Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (Cladin), também da Unesp.

Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890

Site: www.selonegro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário