Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 3 de outubro de 2009

Dom Orani visita Irsaned


Arcebispo do Rio visita Irsaned

e abre expectativas para novos avanços sociais

A visita do Arcebispo do Rio, Dom Orani, Dom Orani João Tempesta, a convite do Padre José Sans Artola, à comunidade de Brás de Pina, primeira favela urbanizada da America Latina, no domingo, 27 de setembro, foi apontada pelas lideranças comunitárias como “uma enorme expectativa de que novos avanços sociais sejam obtidas na área, tendo em vista a alta relevância social e política do Arcebispo do Rio.”

Na sede da Irsaned (Irmandade Santa Edviges de Brás de Pina), Dom Orani foi recepcionado pelo Embaixador Marcilio Marques Moreira, Grão-Chanceler da Informália e presidente do Fórum Mundial da Informalidade, que apresentou um breve histórico da urbarnização nas áreas das favelas, sendo Brás de Pina a pioneira, além de explicar a relevância do estudo do fenômeno “Informalidade” e duas questões transversas. Vários religiosos se fizeram presentes, dando o apoio de outras comunidades à iniciativa do Padre Artola.

Líderes comunitários, empresários formais e informais da comunidade presentes ao evento destacaram o fato de que a presença da Igreja, representada pelo Arcebispo do Rio, torna mais viável o encaminhamento de questões como a do entendimento da Informalidade como uma opção válida para o combate ao desemprego. O ex-ministro Marcílio Marques Moreira disse que com a realização do Fórum Mundial da Informalidade, a Irsaned procura trazer subsídios importantes ao estudo do tema e formulação de propostas concretas para os governos.

Uma caminhada de Dom Orani pelas ruas da favela despertou alegria e a curiosidade de vários moradores. O Padre Artola frisou que a visita do Arcebispo do Rio era “uma honra para todos, pois mostrava de maneira clara a proximidade da Igreja da população pobre da cidade”.

Dom Orani frisou que tem visitado diversas comunidades, sendo algumas até de surpresa, com o objetivo de mostrar que a Igreja está cada vez mais próxima do povo. Ele disse que a questão da informalidade precisa ser analisada de maneira a não tolher as iniciativas legítimas, mas levando em conta também as questões trabalhistas, de forma a que não haja uma utilização do processo de forma equivocada, em prejuízo dos trabalhadores.

DOM ORANI –O novo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, tomou posse dia 19 de abril deste ano, durante cerimônia realizada na Catedral de São Sebastião. Ele sucede no cargo o cardeal Eusébio Scheid, que havia apresentado sua renúncia ao completar 75 anos, em dezembro de 2007, em conformidade com o Código de Direito Canônico.

Dom Orani nasceu no dia 23 de junho de 1950, em São José do Rio Pardo (São Paulo). É religioso da Ordem Cisterciense, no seio da qual foi ordenado sacerdote em 1974. Foi bispo de São José do Rio Preto (São Paulo) e arcebispo de Belém (Pará).

Nenhum comentário:

Postar um comentário