Dia Internacional do Portador de Deficiência deve motivar mais ação do que discursos
Os diversos problemas enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiência devem ser ainda mais debatidos nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional do Portador de Deficiência. Segundo o ex-Ministro da Educação e atual presidente da Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância (Aced), Carlos Alberto Chiarelli, estas datas são importantes para mostrar para a sociedade o papel fundamental da inclusão social dessas pessoas, que começa pelo fim do preconceito e melhor acesso à educação.
“A maioria dos Portadores de Deficiência tem idade e condições potenciais de integrar o mercado de trabalho, mas enfrenta dificuldades, uma vez que não têm a habilitação profissional exigida”, explica. Aproximadamente 1,055 milhão de vagas criadas pela política de cotas para deficientes em empresas não conseguem ser preenchidas. “Esse dado merece especial atenção pelas autoridades e sociedade. A inclusão das pessoas com deficiência pode e deve ser iniciado pelo acesso ao saber. Para tanto, está em andamento, inclusive, um projeto educacional pioneiro voltado para atender as necessidades especificas dessas pessoas, por meio da Educação a Distância, considerado sucesso entre os participantes”, diz Chiarelli.
O presidente da Aced comenta ainda que a dificuldade dos deficientes para se deslocar, a discriminação e a falta de informação são alguns dos motivos que levam grande parte dessas pessoas a não avançarem nos estudos, dificultando a inclusão. “Por isso acredito na ferramenta primordial do Ensino a Distância (EAD) para auxiliar na integração social dessas pessoas. A flexibilidade de tempo e de espaço dessa metodologia para os alunos, que poderão estudar praticamente em qualquer local e em qualquer horário, pelo tempo de que necessitarem, é o diferencial do EAD”, finaliza.
Mauricio Figueiredo
Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário