Encontro de ex-Ministros aborda a importância de novas metodologias no ensinoDiscussões lembraram o Dia Nacional da Educação a Distância, comemorado em 27 de novembro
Um encontro em Brasília, promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal entre varios ex-ministros da Educação do país ocorreu na última semana de novembro. O principal objetivo da reunião foi discutir os 13 anos de vigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Segundo o ex-Ministro da Educação e atual presidente da Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância (Aced), Carlos Alberto Chiarelli, sendo 27 de novembro o Dia Nacional da Educação a Distância, este foi um dos assuntos abordados no encontro. Houve consenso na reunião de que a LDB, apesar de ter significado um avanço na época, ainda precisa de novas propostas condizentes com o atual cenário do ensino no Brasil. Isto inclui mais amplos espaços para a Educação a Distância (EAD), que só escassamente foi referida na citada Lei.
Chiarelli comenta que a EAD já está revolucionando o cenário educacional. No Brasil já beira a três milhões o número de matriculas, desde cursos livres até a pós-graduação. O presidente da ACED afirma que é preciso mais atenção das autoridades para o papel que essa ferramenta de ensino representa. “Aliás, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as matrículas para o Ensino Superior em EAD aumentaram em 78% nos últimos anos. Creio que o Ensino a Distância deve expandir-se porque os cursos superiores são onerosos e uma grande parcela da população tem que optar entre trabalhar ou estudar. Tal metodologia cumpre papel relevante de socialização abrangente e relativamente célere do saber, popularizando a educação que, para certos níveis de renda ou de localização, ainda se mostra inacessível”, explica Chiarelli.
Mauricio Figueiredo
Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário