Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Motivação

Motivação dos funcionários é determinante para sucesso das empresas, aponta estudo da Right

Consultoria realiza pesquisa que aponta que uma força de trabalho altamente motivada é 50% mais produtiva do que uma força de trabalho desmotivada

A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, realizou um importante estudo sobre motivação, envolvendo aproximadamente 30 mil funcionários em 15 países de todo o mundo, que indicou que a cultura de uma organização pode desempenhar um papel fundamental para impulsionar a motivação e que os líderes podem implementar passos concretos para criar uma cultura da motivação.
Segundo a pesquisa, uma força de trabalho altamente motivada é 50% mais produtiva do que uma força de trabalho desmotivada. A consultoria pediu aos entrevistados que indicassem seu nível de concordância (ou discordância) a respeito de mais de 90 afirmações específicas envolvendo aspectos da eficácia organizacional.
As respostas foram, então, correlacionadas com os relatórios de auto-avaliação dos entrevistados sobre seu nível de motivação para revelar com quais afirmações os funcionários altamente motivados concordavam de maneira mais nítida e com maior frequência. Embora as afirmações que demonstraram maiores correlações estejam apenas vinculadas à motivação, pode-se concluir que revelam as efetivas causas da motivação.
O estudo da Right, realizado em dezembro de 2008, conclui que é possível enxergar a forte correlação entre motivação e a afirmação “Existe incentivo suficiente para o bom desempenho em minha organização” como indicativa de que oferecer incentivos para o desempenho constitui um importante impulsionador da motivação.
Segundo diretora comercial da Right Management no Brasil, Márcia Palmeira, os líderes podem adotar uma série de medidas premeditadas para aumentar a motivação, sendo a mais óbvia delas oferecer atrativos materiais. “É interessante notar que as afirmações relacionadas com recompensa e reconhecimento mostraram relações significativas com a motivação, mas não foram as que apresentaram maior correlação. Funcionários motivados esperam mais do que incentivos materiais.”, afirma a executiva. Entre as mais de 90 afirmações da pesquisa, aquela que demonstrou a maior correlação com a motivação foi “Estou comprometido com os valores básicos da minha organização”. Em comparação, “Existe incentivo suficiente para o bom desempenho em minha organização” se classificou em 19º lugar apenas.
“O compromisso com os valores básicos da organização, principal componente da cultura organizacional, superou a recompensa como impulsionador da motivação por uma margem significativa. Na verdade, superou todos os outros impulsionadores potenciais da motivação avaliados por nosso estudo.”, explica Márcia Palmeira.
Principais Impulsionadores Globais da Motivação
1. Estou comprometido com os valores básicos da minha organização
2. Nossos clientes valorizam muito nossos produtos e serviços
3. Minhas opiniões são levadas em consideração
4. Entendo perfeitamente o que é esperado de mim no trabalho
5. Compreendo como posso contribuir para atender às necessidades de nossos clientes
6. Fui recompensado com justiça
7. Os líderes valorizam os funcionários
8. Todos são tratados com respeito no trabalho, não importando quem seja
9. Consigo me concentrar no que estou fazendo quando estou no local de trabalho
10. Meus objetivos pessoais no trabalho estão relacionados com o plano de negócios de minha área11. Compreendo claramente a missão da minha organização
12. Os líderes têm capacidade para fazer da minha organização um sucesso
13. Sou incentivado a assumir responsabilidade por meu trabalho
14. Minha organização está envolvida no suporte à comunidade
15. Existem oportunidades de carreira para mim na organização
16. É possível equilibrar trabalho e interesses pessoais na minha organização e, mesmo assim, progredir
17. A organização me permite manter um equilíbrio razoável entre família e trabalho
18. A pressão que sinto em minha função é razoável
19. Existe incentivo suficiente para o bom desempenho em minha organização
20. Meu salário é competitivo em comparação com cargos semelhantes na minha organização
21. Meu gerente imediato me dá o apoio necessário para realizar bem meu trabalho
22. As pessoas na minha organização têm capacidade para realizar seu trabalho com eficácia
23. Minha organização é eficaz para atrair e reter talentos
24. Tenho a autoridade necessária para realizar bem meu trabalho25. Minha organização promove ativamente a saúde e bem-estar26. Minha organização investe na aprendizagem e desenvolvimento das pessoas

5 Valores Organizacionais Básicos associados com Motivação• Responsabilidade Social • Boa Reputação no Mercado de Trabalho• Delegação de Poderes aos Funcionários• Equilíbrio entre Trabalho-Vida Pessoal• Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário