Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Regularização eleitoral

Eleitor que se ausentou nos últimos três turnos tem um mês para regularizar situação


Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições têm até 2 de maio para comparecer ao cartório eleitoral e regularizar sua situação, portando documento oficial com foto. O eleitor pode verificar se o seu título está passível de cancelamento emwww.tse.jus.br/eleitor/servicos/situacao-eleitoral. Também é possível fazer a consulta diretamente nas zonas eleitorais, onde está disponível a relação com os títulos que serão cancelados. Para a Justiça Eleitoral, cada turno é considerado uma eleição.

Se o eleitor precisar apenas regularizar sua situação eleitoral, com o pagamento das multas relativas às faltas, não é necessário agendar. Porém, caso necessite realizar outras operações, como transferência ou mudança de nome, por exemplo, deve marcar o atendimento pelo site do TRE-RJ ou pelo telefone (21) 3436-9000.

Além de ficar impedido de votar, quem não regularizar a situação não poderá obter passaporte, ser empossado em cargo público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. A irregularidade também pode gerar dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário