Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Volta às aulas-RJ

Seeduc inicia ano letivo com mais 23 colégios inseridos no programa de Educação Integral
Ao todo, 76 unidades fazem parte da proposta

Com o objetivo de dar continuidade à política de investimentos no modelo de Educação Integral, a Secretaria de Estado de Educação iniciará este ano letivo, na terça-feira (02/02), com novidades. Em 2016, mais 23 unidades escolares farão parte da iniciativa, totalizando 76 colégios que integram o programa.

Entre as escolas envolvidas na proposta, estão o Ciep 218 – Ministro Hermes Lima, em Duque de Caxias; o Colégio Estadual São João, em Queimados; o Ciep 111 – Gelson Freitas, em Mesquita, e o Ciep 493 - Professora Antonieta Salinas de Castro, em Barra Mansa.

O Ciep 218 – Ministro Hermes Lima ofertará Ensino Médio Intercultural. Fruto de uma parceria entre a Seeduc e o Centro Cultural Brasil-Turquia, a unidade terá foco na aplicação de Física e Informática na iniciação científica e no mundo dos negócios, juntamente com o aprendizado das línguas Inglesa e Turca. Além das disciplinas da matriz do Ensino Médio Regular, os alunos, que estudarão em horário integral, contarão com matérias específicas ministradas em língua estrangeira. A proposta é contemplar, de forma dinâmica, conhecimentos científicos, o uso de recursos tecnológicos, a Engenharia e seus diversos campos.

 - A oferta de Ensino Médio Regular, com ensino desses dois idiomas estrangeiros, contempla uma nova perspectiva de educação, em que o aluno é levado a interagir dentro de contexto global, tornando-se cidadão do mundo. Dentro desse aspecto, o particular e o universal são trabalhados de forma eficaz – destacou a subsecretária de Gestão de Ensino, Patrícia Tinoco.

Três colégios estaduais passarão a oferecer Ensino Médio Articulado à Educação Profissional. No Ciep 493 - Professora Antonieta Salinas de Castro, a partir de uma parceria com a PSA Peugeot Citroën, haverá ênfase em Eletrotécnica. Já no C.E. São João e no  Ciep 111 – Gelson Freitas, o foco será em Logística Comercial, fruto de convênio entre a Seeduc, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e as Lojas Americanas.     
 
- O Ensino Médio Articulado à Educação Profissional possui componentes inovadores que preparam os nossos jovens para o mundo do trabalho. Dentro da proposta de Educação Integral, oferecemos várias opções aos nossos alunos. Não podemos oferecer um único modelo para uma juventude tão diversa – acrescentou a subsecretária de Gestão de Ensino, Patrícia Tinoco.

Na lista, além das quatro unidades mencionadas, haverá duas escolas de Ensino Médio de Referência; 13 unidades de Ensino Médio Nova Geração e quatro de Educação Integral no Ensino Fundamental.


Educação Integral

O Programa de Educação Integral na rede estadual é implementado em duas dimensões: Solução Educacional e Dupla Escola.

No caso da Solução Educacional, o currículo escolar é estruturado para desenvolver uma integração das disciplinas da Base Nacional Comum por áreas de conhecimento, incluindo os aspectos socioemocionais que favorecem a aprendizagem cognitiva. Além disso, agrega-se em um núcleo articulador componentes curriculares inovadores, voltados à aprendizagem por projetos que amplia os conhecimentos dos alunos através do protagonismo juvenil.

Já a dimensão Dupla Escola propõe-se a aliar a formação geral à aquisição de competências e habilidades vocacionais, com a oferta de cursos técnicos ou de línguas estrangeiras em diversas áreas e idiomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário