Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sinal e Ipea realizam seminário

SINAL e IPEA realizam seminário sobre a regulamentação do artigo 192



Evento contará com a participação do presidente do BC, Henrique Meirelles, dos economistas Luiz Gonzaga Belluzzo e Marcio Pochmann, centrais sindicais, entidades empresariais e parlamentares como o senador Antonio Carlos Magalhães Junior



O Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) e pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) realizarão nos dias 29 e 30 de abril, em São Paulo, o seminário “Regulamentação do Art. 192 da Constituição Federal: Desenvolvimento e Cidadania”. No evento serão debatidos temas sobre inclusão de milhões de brasileiros ao Sistema Financeiro Nacional, o abuso das tarifas bancárias, a autonomia do Banco Central e o papel do sistema financeiro no desenvolvimento nacional. O seminário discutirá, ainda, o fortalecimento do Banco Central e a responsabilidade socioambiental do sistema financeiro.

O evento tem o propósito de colher subsídios para o Projeto 192 (www.sinal.org.br/artigo192/default.asp), formular o Projeto de Lei Complementar para regulamentar o art. 192 da Constituição Federal, que trata da estruturação do sistema financeiro.

O presidente do Sinal, Sergio da Luz Belsito, diz que está sendo realizada uma ampla consulta junto à sociedade. “O país precisa de um sistema financeiro saudável, competitivo e adaptado a uma sociedade de consumo de massa, que amplie substancialmente o montante de recursos dedicados a empréstimos e financiamentos e cobre taxas socialmente justas. É preciso, portanto, regulamentar o art. 192 para estabelecer regras que aumentem a competição, fomentem os meios alternativos de crédito, promovam a desintermediação bancária dos meios de pagamento, e melhore a ação supervisora do Estado por meio do fortalecimento de seus agentes, caso do Banco Central”.

Participarão do seminário várias instituições e entidades como Banco Central, centrais sindicais, Idec, CNI, CNA, CNC e Ministério Público Federal, os economistas Luiz Gonzaga Belluzzo e Marcio Pochmann, e parlamentares como o senador Antonio Carlos Magalhães Junior.

O seminário será aberto pelo presidente da Fecomercio-SP, Abram Szajman. O encerramento será feito pelo presidente do banco Central, Henrique Meirelles.

O encontro acontecerá no auditório da Federação do Comércio, Rua Dr. Plinio Barreto, 285, Bela Vista e será realizado em dois turnos (9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário