Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Identidade e surdez

O livro descreve como uma professora portadora de surdez profunda e falante de português se constrói como interlocutora de alunos ouvintes na pós-alfabetização. Usando referenciais teóricos de diferentes disciplinas, a autora constrói um estudo multidisciplinar sociocultural rico para os profissionais de fonoaudiologia e educação especial.

Imagine uma professora surda que fala português e faz uso da leitura labial interagindo com alunos ouvintes em uma sala de alfabetização. A situação, inédita, é apresentada no livro Identidade e surdez – O trabalho de uma professora surda com alunos ouvintes (Plexus Editora, 144 p., R$ 32,20) pela pesquisadora Marília da Piedade Marinho Silva. A autora analisa o desempenho da professora surda como mediadora da aprendizagem, bem como os efeitos dessa prática no ensino de leitura e escrita para os alunos da escola, localizada no município de Taquaraçu de Minas, em Minas Gerais.

Baseada em ampla pesquisa e em cânones da pedagogia como Piaget, a autora oferece aos leitores uma obra rica e profunda. Nessa trajetória, comprova que a professora executa um redimensionamento metodológico utilizando estratégias verbais e não verbais que vão se construindo em ações interacionais de mediação. “Considerando os preconceitos e as manobras sociais para aceitar o diferente, ser uma professora surda revelou-se um desafio, já que ela recusa o lugar silencioso (a biblioteca) que lhe é oferecido após sua aprovação no concurso para o magistério”, afirma.

O livro é resultado de sua tese de doutorado, defendida em agosto de 2006, com o objetivo de identificar e descrever uma experiência inovadora na constituição da identidade de uma pessoa surda. Foram seis meses de pesquisa etnográfica, com filmagens e anotações, incluindo entrevistas com a professora, os alunos, a direção e o corpo docente da escola, os pais dos alunos e a família da professora. “Ela é bem aceita pelos alunos e muito conceituada na comunidade”, revela a autora.

Durante o trabalho de observação, Marília analisou os recursos de que a professora se valia para interagir com alunos ouvintes e para organizar e planejar a aula. Ficou impressionada com a facilidade de comunicação e as estratégias usadas por ela para superar a surdez.

“Os alunos passavam a gostar de mim e do meu trabalho a partir do momento que viam minha postura e minha dinâmica em sala de aula. [...] Me vejo como uma pessoa vitoriosa, pois superei a minha deficiência. A minha força de vontade falou mais alto do que a minha perda de audição”, diz a professora em entrevista à pesquisadora.

Dividida em três capítulos, a obra destaca, no primeiro, os processos relativos à linguagem e à surdez, procurando entender as condições que afetam a formação da subjetividade da professora surda que inspirou a pesquisa. O planejamento e a estrutura das aulas ministradas por ela constituem o foco do segundo capítulo, e o terceiro recupera a história da surdez para mostrar como nela se insere a professora. Para isso, Marília analisa duas de suas aulas, a fim de situar as estratégias de mediação e a construção das interações da professora com seus alunos ouvintes.

Nas considerações finais, a autora explica as consequências pessoais e coletivas do trabalho da professora, propondo uma reflexão sobre a subjetividade e a surdez. O livro é indicado para os profissionais de fonoaudiologia e educação especial.

A autora

Marília da Piedade Marinho Silva é graduada em Pedagogia – Orientação e Inspeção Escolar pela Faculdade Monsenhor Messias e em Pedagogia – Supervisão e Administração Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é doutora em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Atuando há mais de duas décadas nas áreas de educação especial e formação de docentes, atualmente é professora doutora do Centro Universitário Uni-BH e coordenadora do curso de pós-graduação em Docência no Ensino Superior na mesma universidade.

Título: Identidade e surdez – O trabalho de uma professora surda com alunos ouvintes
Autora: Marilia da Piedade Marinho Silva
Editora: Plexus
Preço: R$ 32,20
Páginas: 144
ISBN: 978-85-85689-87-2
Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890
Site: www.plexus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário