Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 22 de março de 2017

Árvores nas escolas

As escolas da rede estadual de ensino receberão 15 mil mudas de ipês, nas cores amarelo, branco, rosa, roxo e verde, que serão plantadas ainda este ano. O Termo de Cooperação para trabalho em conjunto entre a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e a CEDAE foi assinado nesta terça-feira, dia 21, às 15 horas, na sede da Companhia, na Cidade Nova, marcando as comemorações pelo Dia Mundial da Água, que será comemorado no dia 22 de março. 
 
– A iniciativa unindo CEDAE à SEEDUC reforça a preocupação de todos com o meio ambiente e com a importância da água. Os estudantes são o melhor caminho para a conscientização dos adultos para o uso racional desse bem, que é finito – afirmou o presidente da CEDAE, Jorge Briard.
 
O Secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, destaca que esta é uma ação de caráter pedagógica em atenção ao Dia Mundial da Água, criado para ampliar a conscientização da população em relação a este tema tão importante.
 
– Esse trabalho em conjunto tornará as escolas muito bonitas no futuro, contribuindo para criar a consciência ambiental. O plantio funcionará como uma atividade pedagógica, além de tornar o clima das escolas mais agradável com uma árvore que floresce e, sobretudo, sendo original da Mata Atlântica – disse o Secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.
 
Os ipês que serão plantados pelos alunos com o apoio da CEDAE nas cerca de 1.250 escolas públicas estaduais de todo o Rio de Janeiro foram produzidos nos viveiros de espécies da Mata Atlântica, mantidos nas estações de tratamento e unidades da CEDAE (Magé, Campo Grande, Guandu, Alegria, Alemão e São Gonçalo), com capacidade para produzir 1,8 milhão de mudas por ano. 
 
O cultivo das plantas é realizado por presos do sistema semiaberto, que integram o programa de ressocialização da Companhia, pelo qual já passaram, desde 2007, mais de 3 mil egressos do sistema prisional.
 
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. A data foi sugerida durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada naquele ano e passou a ser comemorada em 1993. O objetivo desse dia é conscientizar a população sobre a importância da água para a sobrevivência. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso racional desse recurso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário