Cerimônia na Seeduc recebe formandos
Cerca de 13 mil alunos foram diplomados este ano
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, ao lado secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, participou terça-feira (17/12), da cerimônia de formatura simbólica dos 12.925 estudantes do Projeto Autonomia 2013/2014. Cerca de 200 alunos de diversos municípios do Rio de Janeiro, atendidos por 534 escolas, estiveram presentes no auditório da Seeduc, Zona Portuária da cidade, representando seus colegas. Também presente ao encontro, José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho, entidade parceira no programa.
Eles concluíram este ano seus estudos nos ensinos Fundamental e Médio. Implementado na rede em 2009, o projeto é uma parceria com a Fundação Roberto Marinho e já atendeu 63 mil alunos.
O programa atende alunos com idades entre 13 e 17 anos no Ensino Fundamental, e entre 17 e 20 anos no Ensino Médio e cumpre o objetivo de corrigir a defasagem idade-série na educação básica, nos anos finais dos segmentos Fundamental e Médio. O trabalho assegura a continuidade da escolaridade obrigatória permitindo aos jovens estudantes da rede de estado de educação, a correção da defasagem idade-série, evitando a evasão.
Para 2015, são esperados mais 27 mil concluintes dos dois segmentos. Atualmente, o projeto atende estudantes de 66 municípios.
Durante a cerimônia, estudantes do Colégio Estadual Dom João VI, Sérgio Luis, Ricardo, Dirlan, Otávio e Ândril cantaram o Rap da Família Autonomia e Anjos, do Rappa. Formandos do projeto de anos anteriores também prestigiaram o evento: Alex dos Santos da Silva, Cristiano Pires de Almeida, Ingrid Braga e Tai Fernandes cumprimentaram os colegas e falaram das conquistas graças ao Autonomia, como o acesso à faculdade pública ou a descoberta de novos caminhos profissionais.
O governador Luiz Fernando Pezão, destacou o trabalho realizado pela educação nos últimos quatro anos e parabenizou toda a equipe da Seeduc pelos resultados do Ideb.
- Não é fácil sair do 26º para o 4º lugar. Isso é um trabalho extraordinário. Não podemos perder mais esse caminho. E quero parabenizar todos os formandos. Eu também sou filho da oportunidade. Saí de uma pequena cidade, trabalhei muito para fazer faculdade. Sou fruto da educação e valorizo muito o ensino. Só a educação transforma. Vamos sempre oportunizar a educação aos nossos jovens. Esse é o papel do Estado, essa é a minha obrigação. Vou zelar muito por isso.
O secretário Wilson Risolia lembrou aos formandos que vale a pena trabalhar pelas ideias nas quais acreditamos.
– A vida é feita de um passo de cada vez. Ao longo desse curso vocês deram vários deles. Talvez não tenham noção disso hoje, que é um dia festivo, mas quando vocês pararem e pensarem nos exemplos que foram colocados aqui, como dos colegas que hoje estão fazendo faculdade pública, vão perceber o trabalho que foi realizado. Sejam muito felizes nas suas conquistas.
O presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, parabenizou os alunos e falou da satisfação de também poder celebrar a formatura de alunos que agora têm mais chance de buscar soluções e metas.
- Essa conquista é também das famílias desses alunos, dos professores e dos gestores públicos. Caminhamos juntos, lado a lado, com o governo do Estado e com a secretaria de Educação desde 2009 com o desafio de promover educação pública de qualidade com o respeito que o assunto exige, disse ele. É preciso lembrar que o talento surge em todos os lugares e que a inteligência pode estar em todas as cabeças. É só cuidar bem.
Após a leitura do juramento foi feita por Fátima Helena do Nascimento Costa, estudante do Colégio Estadual Dom Hélder Câmara, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro, doze formandos, receberam os certificados afetivos. A seguir, a educadora Eliane Portella, da Região Serrana I, recebeu um certificado representando todos os professores do Projeto Autonomia.
Também estiveram presentes ao encontro, o subsecretário de Gestão de Ensino, professor Antonio José Vieira de Paiva Neto; a gerente geral de Educação e Implementação da Fundação Roberto Marinho , Vilma Guimarães; a superintendente pedagógica da Secretaria De Educação do Rio De Janeiro, Carla Bertânia; a coordenadora de Jovens e Adultos da Seeduc, Rosana Mendes; e a gerente do Programa Autonomia na Seeduc, Beatriz Trézze.
Nenhum comentário:
Postar um comentário