Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

11 de Dezembro, a 1ª APAE do Brasil

 - APAE do Rio de Janeiro completa 60 anos!

 Um Pouco da História do Movimento das Apaes
“... Tudo era para nós, ainda, profundamente nebuloso. Pouco ou nada sabíamos de nossas reações emocionais, de nossas fantasias, de quão pouco sabíamos lutar; primeiro contra nossa própria desesperança e frustração, depois com os problemas
em si, nosso elo comum, o grave problema de deficiência mental...”.
Depoimento de Dona Alda Moreira Estrázula, fundadora da Apae São Paulo.

APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é um Movimento que se destaca no país pelo seu pioneirismo. Nascida no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954, na ocasião da chegada ao Brasil de Beatrice Bemis, procedente dos Estados Unidos, membro do corpo diplomático norte-americano e mãe de uma portadora de Síndrome de Down. No seu país, já havia participado da fundação de mais de duzentas e cinqüenta associações de pais e amigos; e admirava-se por não existir no Brasil, algo assim.
Motivados por aquela cidadã, um grupo, congregando pais, amigos, professores e médicos de excepcionais, fundou a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE doBrasil.
A entidade passou a contar com a sede provisória onde foram criadas duas classes
especiais, com cerca de vinte crianças. A escola desenvolveu-se, seus alunos tornaram-se adolescentes e necessitaram de atividades criativas e profissionalizantes. Surgiu, assim, a primeira oficina pedagógica de atividades ligadas à carpintaria para deficientes no Brasil, por iniciativa da professora Olívia Pereira.
Surgiram outras Apaes. Pela primeira vez no Brasil, discutia-se a questão da
pessoa portadora de deficiência com um grupo de famílias que trazia para o movimento suas experiências como pais de deficientes e, em alguns casos, também como técnicos na área.
Adotou-se como símbolo a figura de uma flor ladeada por duas mãos em perfil, desniveladas, uma em posição de amparo e a outra de proteção.



Invocando o tema “APAE no Brasil - 60 anos: Uma história de referência na defesa de direitos e atenção à Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”,   ocorreu um dos dias mais importantes para a história da rede apaeana em todo o País, o dia 11 de dezembro. É com muito orgulho e prazer que buscamos a memória histórica para relembrar o quanto significa na vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla o surgimento da primeira APAE no Brasil, iniciada como APAE da Guanabara, no dia 11 de dezembro de 1954.
A ideia da mãe norte-americana, D. Beatrice Bemis, mãe de uma jovem com Síndrome de Down transformou-se no grandioso projeto das APAEs com atuação na educação especial e, não só isso, nas demais políticas públicas como, saúde, assistência social e trabalho, numa composição de ações que se encontram e acontecem na vida das pessoas atendidas e suas famílias com efeitos surpreendentes.
Como um dos resultados, a repercussão dos trabalhos oferecidos em toda a sociedade, que possibilitou a ampliação das APAEs pelos mais de 2.200 municípios brasileiros. O compromisso e responsabilidade na condução das ações planejadas no que concerne à causa das pessoas com as deficiências, anteriormente nominadas, tanto na defesa de direitos, como nos atendimentos diretos e encaminhamentos devidos, evidencia-se a credibilidade conquistada, o que faz os projetos apaeanos serem respeitados e conhecidos para além das fronteiras do Brasil. 
Dessa forma, sugerimos uma grande mobilização, especialmente no dia 11/12/2014. Propaguem a trajetória apaeana nos veículos de comunicação de cada cidade, como: rádios, jornais, revistas, periódicos, canais de televisão, redes sociais, junto aos amigos, familiares, profissionais, instituições de ensino e demais espaços públicos e sociais, enfim, para toda a sociedade e poderes constituídos.
Divulgue a APAE, temos muito que agradecer a proteção Divina recebida durante os longos anos de existência das APAEs no Brasil, pauta da agenda sugerida e não poderíamos deixar de fazê-lo neste momento tão especial de comemoração de uma história de sucesso que vem fazendo a diferença na vida de muitas pessoas.
A APAE realizou um Jantar Festivo no dia 11/12, no Clube Monte Sinai, rua São Francisco Xavier, 104, Tijuca, com a participação dos alunos, pais, funcionários e diferentes segmentos da sociedade que vem participando da vida do movimento em prol da pessoa com deficiência.
As pessoas com deficiência e suas famílias terão prazer em compartilhar todos os momentos e demonstrar o largo sorriso por fazerem parte do imenso projeto que nasceu para germinar sementes e oportunizar colheitas sociais, gerando resultados incríveis e contribuindo com a conquista dos direitos e deveres cidadãos, autonomia, qualidade de vida e inclusão social.
Parabéns APAE do Rio de Janeiro por esta data tão importante que resultou na expansão da rede apaeana em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário