Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Jogador inglês sofre acidente de carro e acorda falando francês fluente

Futebolista teve um grave acidente de carro. Dois anos depois, conseguiu recuperar totalmente, mas continua a falar francês de forma fluente.
O acidente aconteceu há dois anos, mas só agora a história de Rory Curtis chegou à imprensa local, que se encarregou de a difundir para todo o mundo. O antigo futebolista de 25 anos teve um grave acidente de carroia, em agosto de 2012, e sofreu um traumatismo craniano que levou os médicos a colocarem-no num coma induzido durante seis dias. Quando finalmente acordou, conta o Daily Mail, começou a conversar com as enfermeiras num francês fluente, ainda que não falasse o idioma há mais de 12 anos e o tivesse estudado de forma pouco aprofundada na altura em que frequentava o ensino secundário.
Curtis mostrou ainda outro problema ao despertar: quando se olhou ao espelho, disse que não se reconhecia. "Não me recordo de muita coisa, mas lembro-me que, na minha cabeça, eu era o Matthew McConaughey. Fiquei chocado porque não era parecido com ele, não sabia para quem estava a olhar", assegura. "Às vezes, estava no hospital a pensar que mal podia esperar para sair dali e voltar às gravações".
Os médicos do Hospital Queen Elizabeth, em Birmingham, descobriram que Curtis - que entretanto abandonou o futebol para se tornar barbeiro - tinha sofrido várias hemorragias intracranianas. Quando saiu do hospital, em novembro de 2012, cerca de três meses depois do acidente, já não estava convencido de que era um ator de Hollywood, mas continuava a falar francês sem qualquer problema, capacidade que mantém ainda hoje. "Não sei explicar como aconteceu. É realmente inacreditável. A minha família conta que uma das enfermeiras era africana e falava francês, e eu tinha conversas com ela", diz Curtis. "Os meus pais ficaram espantados quando chegaram ao hospital e a enfermeira lhes perguntou que lado da família era francês".
Durante a estada no hospital, passou por outras fases difíceis: acreditava que tinha 12 ou 14 anos e chorava quando os pais tinham de sair. Devido à complexidade das lesões no cérebro, Curtis teve de se submeter a vários exames do foro psicológico. "Perguntavam-me coisas simples, como desenhar uma linha de um ponto A a um ponto B. Eu pensava, mas isto é a sério? E depois tinha muita dificuldade em fazê-lo", contou à imprensa britânica.
O ex-futebolista de Redditch foi tratado com um medicamento experimental, que tinha sido usado apenas por soldados gravemente feridos. E apesar da severidade dos ferimentos que sofreu no acidente, dois meses após o desastre de automóvel conseguiu voltar a andar sem dificuldades e até a jogar futebol. Trabalha agora como barbeiro e está convencido de que a sua rápida - e total - recuperação ficou a dever-se ao medicamento experimental, que lhe permitiu recuperar a mobilidade e... a personalidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário