Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Bola Preta comemora 96 anos

Um dos mais tradicionais blocos carnavalescos do Rio de Janeiro, o  Cordão do Bola Preta comemora 96 anos na terça, 30 de dezembro. Até há algum tempo, a agremiação funcionava na Avenida Treze de Maio próxima do Teatro Municipal, mas acabou sendo transferida para a Rua da Relação, também no Centro da Cidade, próxima da Avenida Chile.
O presidente da entidade, Pedro Ernesto Marinho, informou que em 2015 o Bola criará o Projeto Oficina de Música com aulas gratuitas para o público.
O aniversário será comemorado com Missa de ação de graças, às 10 horas, na Igreja de São Jorge, no Campo de Santana. Na parte da noite haverá show com o DJ Ailton nas Carrapetas, seguido por volta das 20 horas por apresentação de Zeca do Trombone, e às 23 horas o comando estará a cargo da Banda do Cordão da Bola Preta com o tradicionalco Parabéns Pra Você e grito de carnaval.

sábado, 27 de dezembro de 2014

Pesquisa é da professora de Matemática Lizlane Aparecida Trevelin

Projeto ensina economia doméstica para crianças
Um ditado muito popular diz que dinheiro na mão é vendaval. Mas se depender da professora de matemática Lizlane Aparecida Trevelin, esse ditado não será válido para seus alunos. Tudo isso graças à pesquisa Economia doméstica: uma aplicação prática para alunos concluintes do ensino fundamental que ela apresentou no último dia 9 de dezembro ao Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, sob a orientação do professor Luiz Augusto da Costa Ladeira.
Na pesquisa, o orçamento familiar e controle de gastos são ensinados às crianças
A dissertação teve o objetivo de verificar a aprendizagem da matemática por meio do ensino da economia doméstica para as crianças: elas deveriam aprender a lidar com dinheiro, aprender a fazer orçamento familiar e a controlar os gastos, e adquirir noções de consumo consciente. O projeto foi aplicado em uma escola pública de ensino fundamental da cidade de São Carlos onde Lizlane atua como docente. Participaram do projeto 108 alunos, sendo 3 turmas com 36 alunos cada, do 9° ano do ensino fundamental.
“O projeto foi um sucesso não apenas entre os alunos, mas também em algumas famílias que decidiram abraçar a iniciativa”, conta a pesquisadora. Além disso, os próprios alunos tiveram a iniciativa de criar o grupo Embaixadores da Saúde Financeira: por meio de cartazes e de outros recursos, eles transmitiram o conteúdo aprendido para os outros estudantes da escola.
A ideia de desenvolver o projeto surgiu quando a pesquisadora leu uma matéria jornalística na internet que apontava que o número de famílias endividadas havia passado de 58,3% para 62,5% entre 2012 e 2013, segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. “Percebi que havia a necessidade de a escola trabalhar com seus alunos essa questão de uso do dinheiro e controle de gastos”, explica. Como Lizlane estava cursando o mestrado profissional, decidiu realizar o projeto de economia doméstica com seus alunos. A experiência durou cerca de um ano.
Para realizar o projeto, a pesquisadora utilizou como fonte materiais na internet que abordassem o tema economia doméstica; planilhas do Excel; textos sobre o assunto; além da ferramenta educacional WebQuest.
No WebQuest, ela criou uma página com o sugestivo nome de “Para onde vai meu rico dinheirinho” onde disponibilizou várias atividades. A professora ainda compartilhou com os alunos uma cartilha do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que ensina a calcular o Índice de Custo de Vida (IPC) das famílias.
Inicialmente os alunos precisaram assistir a um vídeo de um programa de televisão onde um economista apresentava várias dicas e estratégias sobre como lidar com dinheiro. Esse vídeo foi discutido em sala de aula com os alunos.
No vídeo, um consultor financeiro aponta para a necessidade de as pessoas terem sonhos e sempre separarem uma quantia mensal para realizá-los. Também é preciso ter sonhos de curto (1 ano), médio (1 a 5 anos) e longo prazo (acima de 5 anos). O vídeo também fala das diversas formas de pagamento (em dinheiro, débito, crédito e cheque) e dos problemas que envolvem as compras parceladas. Além de outros apontamentos sobre planejamento financeiro.
Depois de assistir ao vídeo, os alunos trabalharam com uma planilha onde era preciso preencher com os gastos ao longo de um mês, sempre com a orientação da professora Lizlane. Segundo a pesquisadora, alguns alunos tinham mesada, outros não. Por isso, em muitos casos, a planilha foi preenchida com os gastos da família e a atividade acabou por envolver todos da casa.
A anotação dos gastos foi feita durante um mês. Depois os alunos analisaram os gastos, as entradas e o saldo e, a partir dessa análise, apresentaram algumas conclusões, incluindo os gastos onde poderia haver economia.
Reflexão
Na etapa seguinte, os alunos precisaram estabelecer sonhos de médio, curto e longo prazo. Os alunos ainda tiveram que fazer uma reflexão sobre esses sonhos e de como poderiam realizá-los, e elaborar um plano de ação. “Isso fez com que os alunos percebessem a importância do planejamento e da organização para alcançar esses sonhos”, destaca a pesquisadora. No final, tiveram de realizar uma autoavaliação. Também foi feito um vídeo com alguns depoimentos dos estudantes onde eles contam o quanto foi importante aprender sobre planejamento financeiro e, principalmente, ter sonhos e lutar por eles.
A pesquisadora acredita que é possível reproduzir o trabalho em outras salas de aula. Entretanto, ela ressalta que o projeto elaborado por ela é apenas um ponto de partida e que talvez seja necessário fazer adaptações para as diferentes realidades encontradas nas escolas no que se refere aos alunos, aos próprios professores e também às próprias escolas. Parte do projeto está disponível no WebQuest neste link.
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Natal proibido em cidade chinesa

Cidade chinesa de Wenzhou proíbe celebrações de Natal para "reduzir a obsessão das escolas com celebrações ocidentais, em detrimento das chinesas"
A cidade de Wenzhou, na província oriental chinesa de Zhejiang, proibiu qualquer celebração de Natal nos seus colégios e jardins-de-infância, informou a agência oficial Xinhua.
A cidade de Wenzhou (lugar de origem de muitos dos emigrantes chineses que vivem em países europeus) emitiu uma circular a determinar que "nenhuma escola secundária, primária ou creche pode realizar celebrações relacionadas com o Natal" e a advertir que serão feitas inspeções para comprovar o cumprimento da ordem. 
Na província de Zhejiang reside uma das maiores comunidades cristãs da China (especialmente protestantes). Este ano, em algumas cidades da zona, houve tensões entre as autoridades e os crentes, devido à demolição de várias igrejas e à retirada de cruzes que as adornavam. 
Segundo o responsável de educação de Wenzhou, Zheng Shangzhong, o objetivo de proibir o Natal nos centros de ensino é "reduzir a obsessão das escolas com celebrações ocidentais, em detrimento das chinesas". 
Zheng Shangzhong sublinhou que as escolas têm a responsabilidade de transmitir aos alunos o significado de festividades tradicionais do país, como o Festival das Lanternas, os Barcos Dragão e o Ano Novo Lunar. 
Festas ocidentais como o Natal, o Halloween ou o Dia de São Valentim entraram com força nos últimos anos na cultura chinesa, especialmente através das gerações mais jovens e dos comerciantes das grandes cidades, que decoram os seus estabelecimentos com motivos relacionados com essas tradições "importadas". 
Apesar de hoje ser um dia de trabalho para os chineses, muitos centros comerciais de grandes cidades como Pequim ou Xangai estão decorados com grandes árvores de Natal e outras decorações, por vezes até mais excessivas do que nos países onde existe a tradição de celebrar o nascimento de Jesus. 
Não surpreendentemente, muitos dos enfeites que decoram o Natal ao redor do mundo são fabricados na China, especialmente na cidade de Yiwu, localizada perto de Wenzhou, que proibiu estas celebrações nas suas escolas. 

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Jogador inglês sofre acidente de carro e acorda falando francês fluente

Futebolista teve um grave acidente de carro. Dois anos depois, conseguiu recuperar totalmente, mas continua a falar francês de forma fluente.
O acidente aconteceu há dois anos, mas só agora a história de Rory Curtis chegou à imprensa local, que se encarregou de a difundir para todo o mundo. O antigo futebolista de 25 anos teve um grave acidente de carroia, em agosto de 2012, e sofreu um traumatismo craniano que levou os médicos a colocarem-no num coma induzido durante seis dias. Quando finalmente acordou, conta o Daily Mail, começou a conversar com as enfermeiras num francês fluente, ainda que não falasse o idioma há mais de 12 anos e o tivesse estudado de forma pouco aprofundada na altura em que frequentava o ensino secundário.
Curtis mostrou ainda outro problema ao despertar: quando se olhou ao espelho, disse que não se reconhecia. "Não me recordo de muita coisa, mas lembro-me que, na minha cabeça, eu era o Matthew McConaughey. Fiquei chocado porque não era parecido com ele, não sabia para quem estava a olhar", assegura. "Às vezes, estava no hospital a pensar que mal podia esperar para sair dali e voltar às gravações".
Os médicos do Hospital Queen Elizabeth, em Birmingham, descobriram que Curtis - que entretanto abandonou o futebol para se tornar barbeiro - tinha sofrido várias hemorragias intracranianas. Quando saiu do hospital, em novembro de 2012, cerca de três meses depois do acidente, já não estava convencido de que era um ator de Hollywood, mas continuava a falar francês sem qualquer problema, capacidade que mantém ainda hoje. "Não sei explicar como aconteceu. É realmente inacreditável. A minha família conta que uma das enfermeiras era africana e falava francês, e eu tinha conversas com ela", diz Curtis. "Os meus pais ficaram espantados quando chegaram ao hospital e a enfermeira lhes perguntou que lado da família era francês".
Durante a estada no hospital, passou por outras fases difíceis: acreditava que tinha 12 ou 14 anos e chorava quando os pais tinham de sair. Devido à complexidade das lesões no cérebro, Curtis teve de se submeter a vários exames do foro psicológico. "Perguntavam-me coisas simples, como desenhar uma linha de um ponto A a um ponto B. Eu pensava, mas isto é a sério? E depois tinha muita dificuldade em fazê-lo", contou à imprensa britânica.
O ex-futebolista de Redditch foi tratado com um medicamento experimental, que tinha sido usado apenas por soldados gravemente feridos. E apesar da severidade dos ferimentos que sofreu no acidente, dois meses após o desastre de automóvel conseguiu voltar a andar sem dificuldades e até a jogar futebol. Trabalha agora como barbeiro e está convencido de que a sua rápida - e total - recuperação ficou a dever-se ao medicamento experimental, que lhe permitiu recuperar a mobilidade e... a personalidade.



Risolia confirma saída da Educação




Enem 2013: Rio permanece entre os estados com melhor desempenho, superando a média do Brasil
Participação das escolas públicas estaduais também aumentou em 50%

De acordo com os resultados apresentados pelo Inep/MEC na última segunda-feira (22/12), a rede estadual do Rio obteve médias superiores à do país em todas as áreas de conhecimento no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na média geral da prova, o Rio de Janeiro também subiu uma posição, em comparação com 2012, ficando com o 4ª melhor desempenho.

A participação das escolas tem aumentado anualmente em todo o país. Na rede pública estadual, o número de unidades escolares com resultados divulgados também foi superior ao ano anterior. Em 2013, foram 508 escolas, contra 339 em 2012, ou seja, 169 escolas a mais (cerca de 50%).

Entre as escolas divulgadas, a taxa média de participação dos alunos também cresceu. Na rede estadual fluminense, em 2013, o acréscimo foi de cinco pontos percentuais em relação a 2011 (60% contra 65%), seguindo a tendência dos estados mais populosos da Região Sudeste e a tendência geral de crescimento no Brasil. Em números absolutos, em 2013, foram 39.117 alunos participantes, 27% a mais que em 2012, que contou com a participação de 30.812.

Em cada área de conhecimento, as escolas públicas fluminenses permaneceram entre as que obtiveram o melhor desempenho. Em Redação, por exemplo, o RJ manteve o seu nível e classificou-se novamente em 2º lugar entre as redes estaduais do Brasil. Isso indica que o Rio se firmou em uma posição de liderança entre as redes estaduais de Ensino Médio do país.

Segundo o secretário Wilson Risolia, que está deixando a pasta, o ano de 2014 está terminando com 'chave de ouro'.

- Agradeço a todos pelo empenho e dedicação. Confesso que estou muito feliz! Obrigado a todos por me proporcionarem esse momento! -, disse.

Para Antonio Vieira Neto, que assumirá a Secretaria de Estado de Educação, em janeiro de 2015, o resultado demonstra a consolidação de uma política de ensino focada na aprendizagem.

- Mesmo com o aumento na participação do número de escolas, apresentamos resultado melhor acima da média do Brasil –, comentou.

No total, o Inep/MEC os resultados de 1.312 unidades escolares do Rio de Janeiro, sendo 766 da rede privada (58%); 508 da rede estadual (39%); 24 da rede federal (2%) e 14 da rede municipal (1%). Em 2012, foram 937 no total, representando um aumento de 40%.

O Enem
As médias das escolas no Enem 2013 divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) apresentam a pontuação de instituições no exame com taxa de participação igual ou superior a 50% e com, no mínimo, 10 estudantes participantes do ENEM em 2013, dentre os estudantes declarados ao Censo Escolar 2013. Com esse corte, foram divulgadas as médias de 14.715 escolas (em 2012, foram 11.239 e, em 2011, foram 10.076). As médias das redes estaduais aqui calculadas foram ponderadas pelo número de alunos participantes de cada escola.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

sábado, 20 de dezembro de 2014

Recesso judiciário

TRE-RJ fará plantão no recesso judiciário

Durante o recesso forense, de 20 de dezembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015, as 249 zonas eleitorais do estado e as unidades da sede do TRE-RJ funcionarão das 13h às 18h. Nesses dias, haverá também desembargadores eleitorais de plantão. Os eleitores poderão solicitar todos os serviços eleitorais, como primeira via do título, transferência, atualização dos dados cadastrais e certidão de quitação eleitoral. Não haverá expediente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2014, assim como no dia 1º de janeiro.Os prazos judiciais que se iniciem ou completem durante o recesso serão automaticamente prorrogados para o dia 7 de janeiro de 2015, quando atendimento ao público retorna ao horário normal, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Tesouro Nacional

Secretário do Tesouro defende estratégia de redução do superávit primário

A Comissão Mista de Orçamento (CMO), presidida pelo deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), reúne-se em audiência pública com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, que falou sobre o cumprimento de metas fiscais para este ano. A audiência atende a determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que prevê o comparecimento periódico, por quadrimestre, do secretário do Tesouro ao Congresso para prestar esclarecimentos sobre as metas.

Arno Augustin defendeu a estratégia do governo Dilma Rousseff de redução do superávit primário. Ele informou que nenhum país do mundo fechará 2014 com um resultado primário elevado.

Ele afirmou ainda que a redução da meta - de R$ 80,8 bilhões para R$ 10,1 bilhões - decorreu da decisão do governo de manter os gastos sociais e com investimentos. Somente em investimentos, segundo ele, o governo executou R$ 73,6 bilhões.

"Se não fizemos isso nos anos difíceis, a retomada depois será muito mais complexa", disse Augustin, que participa neste momento de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento.
O secretário ressaltou que nenhum país do G20, que reúne as maiores economias do mundo, conseguirá fechar o ano com saldos expressivos na política fiscal. "A situação de primários altos não é a norma [no mundo]", disse.

Em meio a tantas polêmicas sobre a alteração da meta fiscal de 2014, oposição cobrou a ida do secretário à comissão. Em reunião da comissão no mês passado, o deputado Izalci (PSDB-DF) alertou que a última vez que Arno Augustin se manifestou sobre o assunto na CMO foi em julho de 2012. "Quadrimestres de 2012, 2013 e 2014 estão pendentes de explanação perante este plenário", disse Izalci, ao pedir a audiência pública com o secretário.

Em resposta a Izalci, o presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Devanir Ribeiro, determinou que a secretaria do colegiado entrasse em contato com o secretário do Tesouro para agendar a audiência.

Polêmicas

A alteração da meta fiscal de 2014 causou uma enorme polêmica no Congresso Nacional. Na semana passada, foi aprovado projeto (PLN 36/14) que garante ao governo a possibilidade de usar mais que o limite de R$ 67 bilhões para abater despesas a fim de chegar a uma nova meta de resultado fiscal, menor que a fixada anteriormente em R$ 116 bilhões.

O projeto já foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Assim, todos os gastos com ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e com as desonerações tributárias concedidas neste ano poderão ser deduzidos da meta.

A execução do PAC até o início de novembro soma R$ 51,5 bilhões. As desonerações, segundo a Receita Federal, estavam em R$ 75,1 bilhões até setembro. Como todas essas despesas devem subir até o fim do ano, o valor do desconto pode passar dos R$ 140 bilhões, mais do que o dobro do abatimento em vigor.

A alteração da meta foi anunciada em outubro pelo secretário do Tesouro Nacional, por causa do mau desempenho das contas públicas. Entre janeiro e setembro, o resultado primário ficou negativo em R$ 20,7 bilhões (R$ 1,2 bilhão vem das estatais), configurando um déficit.

Para o relator do PLN 36, senador Romero Jucá (PMDB-RR), o ajuste da meta evita problemas como o comprometimento dos indicadores sociais.

Dívida bruta

Augustin defendeu também o conceito utilizado pelo governo para medir a saúde fiscal do País, a chamada Dívida Líquida do Setor Público (DLSP). Alguns especialistas, incluindo o novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, propõem o uso de Dívida Bruta do Governo, que mostraria melhor a situação fiscal brasileira.

A diferença entre ambas é que a Dívida Bruta inclui apenas o passivo do estado, enquanto a líquida retira do passivo os saldos a favor do governo, como as reservas internacionais do País. Em 2014 a dívida bruta subiu, enquanto a líquida mostra-se estável.

Segundo Arno Augustin, o aumento da dívida bruta foi motivado pelas operações compromissadas do Banco Central, que compra os dólares que entram na economia, trocando-os por real, reforçando as reservas, mas é obrigado a enxugar o excesso de moeda para evitar a inflação.

"Esse aumento não é negativo. É positivo porque tem por trás dele um maior nível de reservas. Esse aumento se faz relevante no momento de turbulências internacionais", afirmou.



Antonio Jacinto Índio

Dupla Escola

Secretaria divulga resultado da classificação para as unidades Dupla Escola

Classificados devem comparecer no período entre 06 e 09 de janeiro nos locais e dias informados
A Secretaria de Estado de Educação divulgou, nesta quinta-feira (18/12), no Diário Oficial do Estado, o resultado da classificação geral do Processo Seletivo para as unidades do programa Dupla Escola. A oferta foi de 1398 vagas para a 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Ensino Médio Regular. Os alunos classificados devem comparecer, com seus responsáveis, no período de 06 até 09 de janeiro, no locais e dias estipulados, referentes ao curso para o qual foi classificado, apresentando os documentos relacionados no edital. Para ter acesso as informações entre no site da Seeduc www.rj.gov.br/seeduc.
O processo seletivo refere-se às seguintes unidades escolares: Colégio Estadual José Leite Lopes (Multimídia, Roteiro para Mídias Digitais e Programação de Jogos Digitais); Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (Panificação e Leite e Derivados); Colégio Estadual Erich Walter Heine (Administração); Colégio Estadual Chico Anysio (Ensino Médio Experimental); Centro Interescolar Miécimo da Silva (Administração, Edificações, Informática); CIEP 449 - Governador Leonel de Moura Brizola Brasil - França (Ensino Médio Intercultural - Brasil - França); CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Brasil - Estados Unidos (Ensino Médio Intercultural - Brasil - Estados Unidos); C.E. Hebe Camargo (Telecomunicações); C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto (Ensino Médio Intercultural - Brasil - Espanha); C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brasil-China (Ensino Médio Intercultural Brasil - China - com ênfase em Ciências Exatas) e Ensino Médio Concomitante a Educação Profissional no C.E. Círculo Operário (Metrologia e Biotecnologia) - provável formação de cadastro de reserva, mediante as condições estabelecidas no Edital, publicado no D.O. de 15/08/2014 seus Anexos e eventuais Retificações.

Das oportunidades, 5% foram destinadas a portadores de deficiência (independente da rede de ensino que sejam oriundos), 5% para alunos da rede privada e 90% para estudantes da rede pública. Concorreram os alunos que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental ou a fase IX da EJA (Educação de Jovens e Adultos), sem dependência emdisciplina até o final do ano letivo de 2014; e que tenha nascido entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2003.

Sobre o programa

O Programa Dupla Escola tem como objetivo transformar a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidade para o aluno, onde ele entenda que o investimento nos estudos é importante para o seu futuro. Dupla escola significa jornada dupla. E, para manter um adolescente na escola em tempo integral, é importante que o espaço seja atrativo. Assim, é necessário que a política de educação entenda o que o jovem quer e atenda aos seus anseios.

Algumas das unidades que ofertam cursos de formação profissional, contam com parceiros da iniciativa privada. Para a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento, Dupla Escola significa trabalho em conjunto, por isso a proposta de estabelecer parcerias.

A educação é fator estratégico para que o estado do Rio de Janeiro dê continuidade ao seu processo de desenvolvimento socioeconômico. É por meio da produção de conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades indispensáveis para o mundo do trabalho, que um Estado cresce e se desenvolve, desencadeando, assim, aumento da renda e qualidade de vida para os cidadãos. Por outro lado, o conhecimento apreendido representa uma ferramenta para que o jovem tenha segurança diante da vida e do mundo do trabalho. Um dos desafios é estabelecer uma vinculação entre o Ensino Médio e a formação para vida profissional, a fim de antecipar a qualificação dos jovens para atuarem numa sociedade em franco crescimento econômico.

Resultados da Eleição

Nova retotalização inclui Chiquinho da Mangueira na lista dos eleitos

Uma nova retotalização dos votos, nesta quinta-feira (18), colocou o candidato a deputado estadual Chiquinho da Mangueira (PMN) na lista de eleitos, no lugar de Soninha Sthoffel (PRB), que ficou como suplente. Realizado na sede do TRE-RJ, o procedimento foi necessário devido a decisões judiciais que alteraram a situação dos registros de alguns candidatos, provocando a redistribuição das vagas entre os partidos ou coligações. O relatório completo está disponível em www.tre-rj.jus.br/site/eleicoes/2014/index.jsp#, em "Resultados da Eleição".

Eleições 2014

Terceiros suplentes são diplomados

O TRE-RJ diplomou, nesta quinta-feira, 17 candidatos a deputado estadual e federal que obtiveram a terceira suplência em seus partidos ou coligações, entre os quais Marcelo Itagiba (PSDB) e Coronel Jairo (PMDB). Nesta semana, já haviam sido diplomados 158 candidatos eleitos e primeiros e segundos suplentes. Na diplomação, a Justiça Eleitoral declara, formalmente, que o candidato está habilitado a exercer o mandato. Trata-se da última etapa do processo eleitoral, já que a posse dos políticos é atribuição do Poder Legislativo.

Miécimo da Silva



Alunas da rede são aprovadas com bolsa integral 
Estudantes do Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva garantiram suas vagas

O Natal ainda não chegou, mas quatro alunas do Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva, em Campo Grande, já foram presenteadas. Taise Grazielle da Silva, Paloma Neves, Liliane Medeiros e  Evellyn Pontes ganharam 100% de bolsa para o Instituto Brasileiro de Mercados e Finanças (Ibmec) e começarão seus cursos no próximo semestre, nas filiais Centro e Barra.

A iniciativa faz parte do Programa de Bolsas de Estudo em Instituições de Ensino Superior (Prossiga), uma parceria entre a Seeduc e universidades privadas, entre elas o Ibmec, que concede o benefício aos estudantes da rede estadual. Atingir a pontuação mínima exigida pela universidade e a nota de corte do curso são alguns dos critérios estabelecidos.

Para a aluna Taise Grazielle da Silva, que passou para Engenharia Civil, na unidade Barra, o colégio deu a base necessária para que ela fosse aprovada.

- Acredito que a minha escola foi a responsável por me dar os conhecimentos necessários para que eu conquistasse a bolsa. Fiquei muito emocionada quando vi o resultado. Só acreditei quando estava fazendo a matrícula -, afirmou.

Já Paloma Neves, que foi aprovada para Ciências Contábeis, na unidade Centro, as avaliações Saerj e Saerjinho foram importantes para que ela treinasse para o vestibular.

- As avaliações realizadas na escola me preparam para ter a concentração necessária na hora da prova. Isso foi fundamental para a minha aprovação. Quando recebi a notícia, chorei de felicidade, - disse.

A aluna Liliane Medeiros foi aprovada para o curso de Relações Internacionais, na unidade Barra. Ela atribui o bom resultado ao incentivo recebido por sua diretora, Rosana Leite.

- A nossa diretora sempre nos encorajou a fazer a prova. Elas nos contou das parcerias que a Seeduc tem com universidades, e nos fez acreditar na chance da aprovação. Estou muito animada para iniciar o Ensino Superior, - falou.

Para a aprovada em Direito na unidade do Centro, Evellyn Pontes, o resultado foi uma grata surpresa. Ela garante que o ensino recebido no colégio foi determinante para sua conquista.

- Os conteúdos ensinados são matérias do Currículo Mínimo. O Miécimo me preparou para ser bem sucedida -, afirma.

A diretora da unidade, Rosana Leite, não esconde o seu orgulho.

- Poder ser a ponte para que os alunos tenham acesso a um Ensino Superior de qualidade nos deixa muito felizes. Esses resultados coroam o trabalho e esforço realizado por toda esquipe escolar durante o Ensino Médio e mostra a dedicação dos alunos, – declarou.

O Miécimo é um colégio que faz parte do Programa Dupla Escola e oferece os cursos de Administração, Edificações e  Informática. No próximo ano, o curso de Edificações acontecerá em parceria com a empresa de materiais de construção Lafarge que oferecerá aos alunos um ambiente prático de estudos.

Desde o início da parceria com o Ibmec, em 2013, outros quatro alunos da unidade também foram aprovados: Ana Beatriz Silva, para Relações Internacionais, na Barra; Brenno Carvalho para o mesmo curso; Aimée Pereira, para Jornalismo, na Barra; e Jonathan Almeida, para Administração, na mesma unidade.

 Foto: Marcia Costa -Seeduc

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Dupla Escola


Secretaria divulga resultado da classificação 

Classificados devem comparecer no período entre 06 e 09 de janeiro nos locais e dias informados
A Secretaria de Estado de Educação divulgou, nesta quinta-feira (18/12), no Diário Oficial do Estado, o resultado da classificação geral do Processo Seletivo para as unidades do programa Dupla Escola. A oferta foi de 1398 vagas para a 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Ensino Médio Regular. Os alunos classificados devem comparecer, com seus responsáveis, no período de 06 até 09 de janeiro, no locais e dias estipulados, referentes ao curso para o qual foi classificado, apresentando os documentos relacionados no edital. Para ter acesso as informações entre no site da Seeduc www.rj.gov.br/seeduc.
O processo seletivo refere-se às seguintes unidades escolares: Colégio Estadual José Leite Lopes (Multimídia, Roteiro para Mídias Digitais e Programação de Jogos Digitais); Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (Panificação e Leite e Derivados); Colégio Estadual Erich Walter Heine (Administração); Colégio Estadual Chico Anysio (Ensino Médio Experimental); Centro Interescolar Miécimo da Silva (Administração, Edificações, Informática); CIEP 449 - Governador Leonel de Moura Brizola Brasil - França (Ensino Médio Intercultural - Brasil - França); CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Brasil - Estados Unidos (Ensino Médio Intercultural - Brasil - Estados Unidos); C.E. Hebe Camargo (Telecomunicações); C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto (Ensino Médio Intercultural - Brasil - Espanha); C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brasil-China (Ensino Médio Intercultural Brasil - China - com ênfase em Ciências Exatas) e Ensino Médio Concomitante a Educação Profissional no C.E. Círculo Operário (Metrologia e Biotecnologia) - provável formação de cadastro de reserva, mediante as condições estabelecidas no Edital, publicado no D.O. de 15/08/2014 seus Anexos e eventuais Retificações.

Das oportunidades, 5% foram destinadas a portadores de deficiência (independente da rede de ensino que sejam oriundos), 5% para alunos da rede privada e 90% para estudantes da rede pública. Concorreram os alunos que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental ou a fase IX da EJA (Educação de Jovens e Adultos), sem dependência em disciplina até o final do ano letivo de 2014; e que tenha nascido entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2003.

Sobre o programa

O Programa Dupla Escola tem como objetivo transformar a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidade para o aluno, onde ele entenda que o investimento nos estudos é importante para o seu futuro. Dupla escola significa jornada dupla. E, para manter um adolescente na escola em tempo integral, é importante que o espaço seja atrativo. Assim, é necessário que a política de educação entenda o que o jovem quer e atenda aos seus anseios.

Algumas das unidades que ofertam cursos de formação profissional, contam com parceiros da iniciativa privada. Para a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento, Dupla Escola significa trabalho em conjunto, por isso a proposta de estabelecer parcerias.

A educação é fator estratégico para que o estado do Rio de Janeiro dê continuidade ao seu processo de desenvolvimento socioeconômico. É por meio da produção de conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades indispensáveis para o mundo do trabalho, que um Estado cresce e se desenvolve, desencadeando, assim, aumento da renda e qualidade de vida para os cidadãos. Por outro lado, o conhecimento apreendido representa uma ferramenta para que o jovem tenha segurança diante da vida e do mundo do trabalho. Um dos desafios é estabelecer uma vinculação entre o Ensino Médio e a formação para vida profissional, a fim de antecipar a qualificação dos jovens para atuarem numa sociedade em franco crescimento econômico.

Att,


Eleições 2014

Arraial do Cabo terá nova eleição para prefeito

A cassação do prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho (PMDB), e do vice, Reginaldo Mendes Leite (PT), foi mantida pelo TRE-RJ nesta quarta-feira (17). Com isso, devem ser convocadas novas eleições, pois é o que a lei determina quando decisão judicial anula mais de 50% dos votos válidos, conforme explicou a desembargadora eleitoral Ana Tereza Basílio na sessão plenária. Em 2012, Andinho recebeu 14.036 votos, o que equivale a 66% dos votos válidos. Após a publicação da decisão, o presidente da câmara municipal será comunicado para assumir a prefeitura até a realização do novo pleito, com data ainda a ser definida.

Em novembro deste ano, o plenário do TRE-RJ cassou Andinho por abuso de poder político. O Tribunal entendeu que o prefeito praticou a irregularidade ao entregar, em 2012, certidões de IPTU a moradores de bairros carentes, levando-os a acreditar que estariam regularizando a posse dos imóveis em que viviam. A Corte determinou, também, a inelegibilidade do prefeito por oito anos. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

Processo relacionado: AIJE 44259

Eleições 2014

Três vereadores são multados por propaganda irregular

Vereador de Belford Roxo e eleito deputado estadual neste ano, Marcio Canella (PSL) foi multado em R$ 2 mil pelo TRE-RJ nesta quarta-feira (17) por propaganda irregular. No mesmo processo, dois vereadores de Duque de Caxias, ambos do Partido da República (PR), também foram condenados ao pagamento da mesma quantia: Dr. Maurício, candidato a deputado estadual, e Serginho, que concorreu a deputado federal. Segundo o corregedor eleitoral, Alexandre Mesquita, os três utilizaram "vasta quantidade de propagandas superpostas, com efeito outdoor", o que é proibido pela legislação. Ainda cabe recurso da decisão.

Processo relacionado: RP 788543

Abertas as inscrições para o concurso do magistério-RJ

Seeduc realiza novo concurso para professores

Além das 1.697 vagas imediatas, haverá formação de cadastro de reserva

A Secretaria de Estado de Educação divulgou, no Diário Oficial desta quinta-feira (18/12), o edital do concurso para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para Docentes I com carga horária semanal de 16 e 30 horas semanais. As inscrições já estão abertas e prosseguem até o dia 1º de fevereiro, no site da Fundação Ceperj (www.ceperj.rj.gov.br), organizadora. Os valores das taxas são de R$ 50 (16 horas) e R$ 70 (30 horas).

A oferta inicial é de 1.697 vagas, sendo 982 para docentes com carga horária de 30 horas semanais e 715 para professores de 16 horas. Há oportunidades para as seguintes disciplinas: Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, História, Sociologia, Português, Física, Geografia, Matemática, Química e Línguas Estrangeiras (Inglês, Italiano, Francês e Espanhol).

Os vencimentos são de R$ 2.211.25 (30 horas) e R$ 1.179,35 (16 horas). Há, ainda, os benefícios: auxílio-transporte (entre R$ 66 e R$ 132, conforme a carga horária) e auxílio-alimentação (R$ 160). A Seeduc também oferece auxílio-qualificação (bônus anual de R$ 500), auxílio-formação para professores regentes de turma/ parceria Consórcio Cederj (bolsa no valor de R$ 300 mensais) e bônus por desempenho (remuneração variável) para servidores de escolas que atingirem as metas propostas.

A seleção é composta por prova objetiva (Português, Conhecimentos Gerais e Pedagógicos e Conhecimentos Específicos) e avaliação de títulos, ambas marcadas para o dia 8 de março de 2015. O resultado final do concurso, com a classificação dos candidatos aprovados, deverá ser divulgado no dia 13 de maio.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Projeto Autonomia


Cerimônia na Seeduc recebe formandos 

Cerca de 13 mil alunos foram diplomados este ano


O governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, ao lado secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, participou terça-feira (17/12), da cerimônia de formatura simbólica dos 12.925 estudantes do Projeto Autonomia 2013/2014. Cerca de 200 alunos de diversos municípios do Rio de Janeiro, atendidos por 534 escolas, estiveram presentes no auditório da Seeduc, Zona Portuária da cidade, representando seus colegas.  Também presente ao encontro, José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho, entidade parceira no programa.

Eles concluíram este ano seus estudos nos ensinos Fundamental e Médio. Implementado na rede em 2009, o projeto é uma parceria com a Fundação Roberto Marinho e já atendeu 63 mil alunos.

O programa atende alunos com idades entre 13 e 17 anos no Ensino Fundamental, e entre 17 e 20 anos no Ensino Médio e cumpre o objetivo de corrigir a defasagem idade-série na educação básica, nos anos finais dos segmentos Fundamental e Médio. O trabalho assegura a continuidade da escolaridade obrigatória permitindo aos jovens estudantes da rede de estado de educação, a correção da defasagem idade-série, evitando a evasão.

Para 2015, são esperados mais 27 mil concluintes dos dois segmentos. Atualmente, o projeto atende estudantes de 66 municípios. 

Durante a cerimônia, estudantes do Colégio Estadual Dom João VI, Sérgio Luis, Ricardo, Dirlan, Otávio e Ândril cantaram o Rap da Família Autonomia e Anjos, do Rappa. Formandos do projeto de anos anteriores também prestigiaram o evento: Alex dos Santos da Silva, Cristiano Pires de Almeida, Ingrid Braga e Tai Fernandes cumprimentaram os colegas e falaram das conquistas graças ao Autonomia, como o acesso  à faculdade pública ou a descoberta de novos caminhos profissionais.

O governador Luiz Fernando Pezão, destacou o trabalho realizado pela educação nos últimos quatro anos e parabenizou toda a equipe da Seeduc  pelos resultados do Ideb.

- Não é fácil sair do 26º para o 4º lugar. Isso é um trabalho extraordinário. Não podemos perder mais esse caminho. E quero parabenizar todos os formandos. Eu também sou filho da oportunidade. Saí de uma pequena cidade, trabalhei muito para fazer faculdade. Sou fruto da educação e valorizo muito o ensino. Só a educação transforma. Vamos sempre oportunizar a educação aos nossos jovens. Esse é o papel do Estado, essa é a minha obrigação. Vou zelar muito por isso.

O secretário Wilson Risolia lembrou aos formandos que vale a pena trabalhar pelas ideias nas quais acreditamos.
  
– A vida é feita de um passo de cada vez. Ao longo desse curso vocês deram vários deles. Talvez não tenham noção disso hoje, que é um dia festivo, mas quando vocês pararem e pensarem nos exemplos que foram colocados aqui, como dos colegas que hoje estão fazendo faculdade pública, vão perceber o trabalho que foi realizado. Sejam muito felizes nas suas conquistas.

O presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, parabenizou os alunos e falou da satisfação de também poder celebrar a formatura de alunos que agora têm mais chance de buscar soluções e metas.

- Essa conquista é também das famílias desses alunos, dos professores e dos gestores públicos. Caminhamos juntos, lado a lado, com o governo do Estado e com a secretaria de Educação desde 2009 com o desafio de promover educação pública de qualidade com o respeito que o assunto exige, disse ele. É preciso lembrar que o talento surge em todos os lugares e que a inteligência pode estar em todas as cabeças. É só cuidar bem.

Após a leitura do juramento foi feita por Fátima Helena do Nascimento Costa, estudante do Colégio Estadual Dom Hélder Câmara, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro, doze formandos, receberam os certificados afetivos. A seguir, a educadora Eliane Portella, da Região Serrana I, recebeu um certificado representando todos os professores do Projeto Autonomia.

Também estiveram presentes ao encontro, o  subsecretário de Gestão de Ensino, professor Antonio José Vieira de Paiva Neto; a gerente geral de Educação e Implementação da Fundação Roberto Marinho , Vilma Guimarães; a superintendente pedagógica da Secretaria De Educação do Rio De Janeiro, Carla Bertânia; a coordenadora de Jovens e Adultos da Seeduc, Rosana Mendes; e  a gerente do Programa Autonomia na Seeduc,  Beatriz Trézze.






terça-feira, 16 de dezembro de 2014

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Feliz Natal e Ano Novo


Uma saúde, um bem-estar

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP está com inscrições abertas até 19 de dezembro para o workshop Uma Saúde, Um Bem-Estar. O encontro acontecerá entre os dias 9 e 13 de março de 2015 e os participantes serão selecionados a partir de documentos enviados na inscrição, tendo como público-alvo pesquisadores em início de carreira que obtiveram PhD há menos de dez anos (ou nível equivalente de experiência) vinculados a instituições de pesquisa do Estado de São Paulo e fluentes em Inglês.
O workshop reunirá pesquisadores em início de carreira interessados em bem-estar animal, epidemiologia e impacto das doenças infecciosas na interface de humanos com animais domésticos e selvagens. O objetivo é o desenvolvimento de propostas para futura colaboração entre os pesquisadores brasileiros e do Reino Unido sobre os temas do evento.
O evento terá combinação de palestras de pesquisadores e sessões interativas que permitirão aos participantes compartilhar conhecimentos e experiências e, desta forma, construir colaboração internacional para futuros projetos de pesquisas multidisciplinares.
Será aberto apenas ao público-alvo e prevê a participação de até 20 pesquisadores do Reino Unido e até 20 do Estado de São Paulo.
As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail cecsbe@usp.br, colocando no assunto “ UmaSaúdeUmBem-Estar FAPESPWorkshop”.


O workshop acontecerá no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da FMVZ, que fica na Av. Duque de Caxias Norte, 225, no Campus da USP, em Pirassununga.