Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O desenvolvimento da carreira




“O desenvolvimento da carreira é uma responsabilidade indelegável”

Saulo Lerner*

Presente nas pautas das empresas e dos gestores de RH, "liderança" é um dos temas mais discutidos nos últimos tempos. Principalmente nas condições adversas em que vivemos neste 2009, quando as empresas precisam de pessoas que possam enfrentar e superar os desafios e contribuir efetivamente com a manutenção dos negócios para que a organização siga adiante.

Formar um líder não é tarefa fácil, nem missão exclusiva das áreas de recursos humanos. Liderança é uma competência que se constrói dia após dia, exige comprometimento e deve ser encarada como uma responsabilidade individual. Cada um deve cuidar de sua própria carreira, traçar seus objetivos nesse campo e investir o que for necessário para atingi-los.

Em geral, o começo da vida profissional caracteriza-se por ser um período em que as habilidades técnicas são mais relevantes. Seja em que área for, espera-se do profissional que ele conheça tecnicamente a função que está desempenhando e execute de forma satisfatória o que lhe é solicitado. À medida que ele vai respondendo a essa expectativa, vai avançando em termos de cargos e sua vida profissional vai se tornando mais complexa. Com a primeira promoção, quase sempre vem a sua primeira oportunidade de exercer uma função de liderança. Esse é um momento importante, em que a pessoa precisa perceber a necessidade de aceitar outros paradigmas, como o de que ele passará a ser avaliado não só pelos resultados que gera e o fizeram bem-sucedido, mas também pelos resultados que é capaz de fazer sua equipe gerar.

Superada essa fase, outras se sucederão. Cada etapa bem-sucedida será credencial para levar o profissional ao próximo nível, cujos desafios serão outros. Sua atividade será cada vez mais estratégica e de gestão, e menos técnica. Com o tempo, ele terá de ser líder de outros líderes, pensar e decidir sobre questões que trarão conseqüências em longo prazo e envolverão muitos recursos (humanos, materiais e financeiros).

Esperar que a empresa o prepare completamente, em todos esses aspectos, é uma ilusão e apresenta um grande risco. Nem todas as empresas têm programas eficientes de formação de líderes e um profissional não pode ter certeza de que estará trabalhando numa estrutura que facilite esse desenvolvimento quando sua vida chegar a essa etapa. Portanto, sempre oriento as pessoas a assumirem para si o compromisso de desenvolver-se nas competências necessárias a um bom líder. Coordenar equipes de trabalho implica saber planejar, organizar, dirigir e controlar. Ferramentas como comunicação, motivação, delegação e tomada de decisão serão fundamentais nessa jornada. Um líder é alguém com capacidade de inspirar as pessoas a trabalhar em sua melhor forma. Algumas pessoas têm um talento natural para isso; todas, porém, precisam desenvolver competências para a função de liderança. De qualquer forma, todos precisam estar atentos às diferentes demandas e estágios que um processo de liderança representa. É imprescindível ser humilde para aceitar errar, aprender com esses erros e convencer-se de que liderança é um eterno aprender.

Infelizmente, não há fórmulas prontas. Cada indivíduo precisa encontrar seu caminho e começar a trilhá-lo. Algumas ferramentas podem contribuir bastante para esse processo - como um MBA - que trabalhe sua visão estratégica e amplie o conhecimento conceitual na respectiva área. Ocoaching também pode ser um forte aliado. O importante é exercitar humildade pedagógica que lhe permita manter a vontade e o interesse em continuar aprendendo e evoluindo.

Para quem está começando uma vida profissional, minha sugestão é que, dentro do possível, essa pessoa escolha bem as empresas onde pretende trabalhar. Considere nessa escolha uma empresa com boa imagem, o que não significa necessariamente somente empresas de grande porte. Se tiver chance, aprenda a escolher seu futuro chefe. Trabalhar ao lado de profissionais maduros, com forte conhecimento e disposição para compartilhar isso com seus subordinados faz muita diferença.

Considerando que é tarefa individual buscar ser um profissional melhor e mais completo, algumas outras atitudes são fundamentais:

- formar uma sólida rede de relacionamentos profissionais que pode iniciar-se na própria faculdade;

- ter um projeto profissional que permita estabelecer metas e que vislumbre como você quer ser reconhecido daqui a dez anos;

- ser determinado, pois o cotidiano acaba trazendo situações diversas que podem desviá-lo de seus objetivos. Ficar atento e resistir às tentações dos atalhos fáceis é fundamental para construir uma carreira consistente.

(*) Saulo Lerner diretor da Right Management

Nenhum comentário:

Postar um comentário