Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Da criação ao roteiro

Da criação ao roteiro

Doc Comparato divide com o leitor um amplo conhecimento sedimentado numa vivência prolongada do ato de escrever roteiros para o cinema e atelevisão, no Brasil e na Europa. Referência para roteiristas do mundo todo, a nova edição focaliza desde a ideia e os primeiros apontamentos até o roteiro final, com material inédito para o roteirista do século XXI.

Depois de uma longa temporada na Europa, o premiado roteirista Doc Comparato voltou ao Brasil com uma meta: reescrever a obra que se tornou referência para roteristas do mundo todo. O trabalho foi árduo, mas a missão foi cumprida. O resultado está no livro Da criação ao roteiro – Teoria e prática (496 p., R$ 79,90), lançamento da Summus Editorial.

Muito além de um compêndio sobre dramaturgia e comunicação de massa, a obra traz conceitos únicos, contemplando todas as esferas da arte e da técnica de escrever para televisão e cinema. Com exercícios atualizados, análises de roteiros e planilhas de avaliação, o livro trata dos tipos de diálogo, da estrutura dramática, da filosofia da ideia e das qualidades criativas necessárias ao roteirista. Em trechos inéditos, Doc mostra como escrever roteiros para as mídias digitais e apresenta o diário secreto de um roteirista, no qual conta os dias em que trabalhou ao lado de Gabriel García Márquez.

Lançada originalmente em 1987, a obra é adotada nas melhores escolas de comunicação do mundo, tais como o Real Instituto Oficial de Rádio e Televisão da Espanha, as universidades do Cone Sul, de Portugal e da Itália e as Escolas de Cinema de Berlim e Munique.

A nova versão – revista, ampliada e atualizada – chega em primeira mão para o público brasileiro. “A nova edição traz ampliações propícias para os dramaturgos do século XXI”, revela o autor. Trata-se de um livro didático, voltado em primeiro lugar para os principiantes na arte de escrever roteiros. Transmite experiência e saber de maneira metódica e sistemática, tendo em vista a formação de profissionais capacitados.

Dividida em quinze capítulos e três anexos, a obra aborda desde a ideia e os primeiros apontamentos até o roteiro em sua forma final, passando por tópicos como conflito, personagem, ação, tempo e unidade dramáticos. A edição atualizada inclui um capítulo que classifica roteiro para shows musicais, abordando desde a introdução temática de um show da Broadway até as especificações de um musical brasileiro e a sequência criativa da passagem de uma escola de samba. “É o único livro reconhecido no exterior por estimular o leitor por meio da filosofia da ideia, da criatividade e dos conceitos de cena. Um modo único de pensar, fazer e aprender dramaturgia”, destaca Doc.

Todos os capítulos começam com um texto reflexivo sobre o assunto em pauta e terminam com uma recapitulação ordenada da explanação e uma proposta de exercícios práticos. Dessa forma, o autor mantém o equilíbrio entre o texto teórico e o pragmatismo do manual que ensina como fazer.

Em “Roteiros para novas mídias”, o autor apresenta os caminhos possíveis da ficção cibernética e faz algumas reflexões sobre a internet. O capítulo é dedicado ao ROM – roteirista de novas mídias – que, segundo ele, terá o dever e a obrigação ética e estética de levar a dramaturgia para as novas mídias do terceiro milênio. “O futuro nos permite conceber uma interação ficcional entre palavra e imagem. Assim retornamos aos fundamentos da dramaturgia. O homem em ação despindo suas emoções”, diz o autor.

No capítulo “Diário secreto, conselhos e epitáfio para um roteirista”, o autor retrata a inconstância da profissão, demonstrando que a trajetória do roteirista e do artista em geral não é fácil. É nesse capítulo que se encontram trechos do diário que Doc escreveu enquanto trabalhava com Gabriel García Márquez, o Gabo, na produção da minissérie Me Alugo para Sonhar. O texto, intitulado “Diário secreto de um roteirista”, resume vivências e observações pessoais diante do trabalho profissional. A narração percorre o caminho da crônica e, ao mesmo tempo, mantém o foco didático.

Obra ideal para alunos e professores de comunicação, roteiristas, atores, diretores, produtores, estudantes de cinema, dramaturgos, escritores,publicitários e jornalistas. O autor Doc Comparato é médico, escritor, dramaturgo e roteirista. Roteirizou os filmes O beijo no asfalto, O bom burguês e O cangaceiro trapalhão. É um dos autores da primeira minissérie nacional, Lampião e Maria Bonita. Criou as primeiras séries brasileiras – Plantão de Polícia e Malu Mulher –, além de O Tempo e o Vento, A, E, I, O, Urca, A Justiceira e Mulher. Roteirizou com Gabriel García Márquez a minissérie Me Alugo para Sonhar. É autor de três trilogias teatrais e de vários trabalhos internacionais. Seus livros são adotados em diversos países.

Entre os prêmios que recebeu estão: APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; Ana Magnani de Teatro (Itália); medalha de ouro no Festival de Filmes e Televisão de Nova York; prêmio da Academia Catalã de Letras; Coral Negro (Cuba); e prêmio de melhor filme no Los Angeles Latino International Film Festival 2007. Foi fundador e diretor do máster de Roteiro e Dramaturgia da Universidade Autônoma de Barcelona, consultor do European Script Fund, professor e conferencista em escolas superiores de cinema em diversos países e diretor criativo de vários canais europeus de TV. Ministrou um curso de dramaturgia e roteiro para a Academia Brasileira de Letras.

Título: Da criação ao roteiro – Teoria e práticaAutor: Doc ComparatoEditora: Summus EditorialPreço: R$ 79,90Páginas: 496ISBN: 978-85-323-0540-4Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890Site: www.summus.com.br

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