Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Vagas para executivos

A Right Management, consultoria organizacional em transição de carreira (outplacement), divulga o resultado do estudo sobre a captação de vagas ofertadas aos executivos em março, no Brasil.  Nesse período, o mercado mostrou sinais de aquecimento, já que o número de oportunidades aumentou em 38% em relação ao mesmo período do ano passado. No comparativo mensal, o resultado também foi positivo, com o crescimento de 31% de vagas ofertadas.

            De acordo com a executiva Matilde Berna, diretora de Transição de Carreira da consultoria, alguns setores e segmentos, principalmente o construção civil, continuam na contramão da crise, numa realidade positiva. Esse aquecimento de mercado está centralizado em alguns segmentos de empresas que continuam contratando, apesar dos anúncios de crise. Para essas empresas, esse momento é de oportunidade para crescimento ou remanejamento do quadro de executivos.

            Apesar de liderar em número de vagas em março, o setor industrial apresentou estabilidade em relação a fevereiro com 39% das oportunidades. Já o setor de serviços respondeu por 27%, registrando um pequeno acréscimo em relação aos 26% do mês anterior.

                  Os segmentos que tiveram destaque no setor industrial foram: construção civil com 15%, bens de consumo com 13% e automotivo/autopeças com 12% das ofertas.  Já no setor de serviços, Telecom aparece na frente com 23%, seguido de TI com 18% das oportunidades. As áreas de atuação financeira e comercial, mais uma vez, foram as responsáveis pelo maior número de vagas registrando 25% e 15%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário