Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pesquisa EESP-FGV

O Centro de Microeconomia Aplicada da EESP-FGV divulgou pesquisa inédita sobre o impacto da adoção de material didático de escolas particulares pelos alunos da rede municipal do ensino fundamental do Estado de São Paulo. O estudo levou em consideração, entre outras variantes, a proficiência dos alunos de quarta e oitava séries em português e matemática na Prova Brasil, avaliação criada em 2005 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), uma autarquia do Ministério da Educação e Cultura, aplicada em 5.387 municípios envolvendo mais de 3 milhões de alunos. O projeto foi coordenado pelo prof. André Portela, com a participação dos professores Maria Carolina da Silva Leme e Vladimir Ponczek, docentes da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e Paula Louzano. O Estudo O termo “sistema de ensino” é utilizado para designar instituições privadas que comercializam seu material didático e sua proposta pedagógica, estabelecendo convênios com escolas ou redes escolares privadas ou públicas. Exemplos disso são os sistemas como do Objetivo, COC, Positivo, Anglo, Pueri Domus, Fundação Bradesco, Sigma, entre outros. Esses sistemas propõem a estruturação dos conteúdos curriculares e das atividades pedagógicas por meio de materiais didáticos destinados não somente aos alunos, mas também à capacitação aos professores. Mais informações: Para receber a pesquisa na íntegra, bem como os gráficos de municípios atingidos, por favor, contatar a assessoria de imprensa. Insight Engenharia de Comunicação e MarketingTel. (11) 3284-6147 / 3253-4916Fabiana Farias – (11) 7320-1887 – fabiana@insightnet.com.brJoyce Matsushita – (11) 9917-2801 – joyce@insightnet.com.br

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