Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 28 de abril de 2009

O Dia da Educação

Terça-feira, 28 de abril é o Dia da Educação. Pouco comemorado, pouco citado e tão esquecido como a própria Educação. Não apenas a educação formal ministrada pela escola. Não apenas o ensino oficial privado ou público. Não apenas a educação voltada para a formação e o trabalho. Mas, a educação em sua essência: a da construção de uma sociedade mais justa e mais feliz.

Pelo contrário, em muitos casos o acesso à educação formal pouco significa em termos de verdadeira educação. Cresce a educação mercantilista na qual o importante é o vencer na vida, visto como o saber levar vantagem em tudo, mesmo que isso seja feito na base do atropelamento do próximo, da burla, da farsa e do estabelecimento da mentira em todas as suas formas.

Edmund Burke afirma que “o exemplo é a escola da humanidade, e ele ensina como ninguém!”

Aprovação automática não tem se envolvido muito nos escândalos nossos de cada dia, que perpassam todos os setores da sociedade. Entendemos serem eles resultados de nossa baixa educação (não a escolar), mas a voltada para a construção de uma sociedade melhor.

Os antigos dizem que o exemplo vêm de cima. Nunca o chamado andar de cima de nossa sociedade esteve tão apodrecido.

O Dia da Educação esquecido em um país, no qual a Educação deveria ser um árduo trabalho de todo o dia, envolvendo toda a população, excluindo – de vez – as ervas daninhas que como pragas danificam a árvore da verdadeira vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário