Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 5 de novembro de 2016

Gestão Pública

TJRJ conquista prêmio do Ministério do Meio Ambiente

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, conquistou o 2º lugar no 6º Prêmio Melhores Práticas da A3P, do Ministério do Meio Ambiente, com o projeto “Rede Rio de Sustentabilidade”, na categoria Inovação na Gestão Pública. A premiação foi criada com o objetivo de reconhecer, dar visibilidade e incentivar as instituições a desenvolverem projetos e programas voltados para a inovação da gestão pública no campo socioambiental.
Pela primeira vez o TJRJ conquista o prêmio da A3P, pouco mais de um ano do lançamento da Rede Rio de Sustentabilidade, criada em junho de 2015 por entidades públicas e demais instituições interessadas em fomentar o desenvolvimento sustentável, permitindo mudanças estruturantes no sistema econômico, político e social.
O presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho considerou que o prêmio faz jus ao trabalho desenvolvido pelo Tribunal em buscar o desenvolvimento sustentável exigido pelo mundo contemporâneo.
“Como toda a instituição que pretende atender as exigências da contemporaneidade, o Tribunal de Justiça se ajusta a essa ideia e ao sentimento em torno do desenvolvimento sustentável. O Tribunal fica muito orgulhoso de ter o seu trabalho reconhecido e premiado. O prêmio é resultado da iniciativa de um grupo muito dedicado que trabalhou nesse projeto, presidido pelo desembargador Jessé Torres, e que nos deu esse resultado que pode ser considerada uma conquista de todos”, afirmou o presidente do TJRJ.
O presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade, desembargador Jessé Torres, destacou a importância do prêmio como reconhecimento do trabalho conjunto, envolvendo não apenas o Judiciário fluminense, mas diversos órgãos e instituições públicas.
“Sem dúvida é um reconhecimento da participação do Poder Judiciário em uma iniciativa que é rara, de reunir órgãos e entidades integrantes de toda a administração pública, seja municipal, estadual ou federal para troca de informações sobre as melhores práticas de sustentabilidade na gestão pública. O Poder Judiciário coordena Rede Rio de Sustentabilidade, contando com a valiosa participação de vários órgãos públicos. Isso, certamente, vai levar a um grande desenvolvimento rumo à sustentabilidade”, avaliou o desembargador.
Nesta sexta edição foram inscritos 90 projetos de 67 instituições, sendo selecionados 12 finalistas, três por cada uma das quatro categorias: Gestão de Resíduos, Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais, Destaque na Rede A3P e Inovação na Gestão Pública, categoria em que o TJRJ disputou com outros 10 projetos.
O que é A3P
A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente criado com o objetivo de implantar um programa de sustentabilidade na administração pública. A proposta é encontrar soluções para gastar menos energia para manter as instalações, gerar o mínimo de rejeitos e adquirir produtos que causem menos danos ao meio ambiente, entre outras ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário