Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Dia da Cultura

Museu da Justiça realiza aula-passeio gratuita pela Orla Conde



O Centro do Rio é uma das áreas mais antigas de colonização portuguesa no sul do Brasil. Embora pouca gente saiba, o Museu Histórico Nacional (MHN), na Praça Marechal Âncora, nasceu de um forte construído para proteger a Baía da Guanabara de piratas. O Museu foi criado no início do século XX e, aos poucos, ocupou toda a área do que era conhecido como Ponta do Calabouço. Da mesma forma, só algumas pessoas que passam pela Praça XV são capazes de imaginar que o desativado Chafariz da Pirâmide foi projetado para abastecer os navios que chegavam e os próprios moradores do cidade.
A Ilha das Cobras, por sua vez, se transformou em 1809 num quartel em retaliação à invasão de Portugal pela França e dele partiram os fuzileiros portugueses e brasileiros que invadiram e conquistaram a Guiana Francesa. Essa força armada permanece lá até hoje.
Para comemorar o Dia da Cultura, o Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro vai realizar uma aula-passeio gratuita pela Orla Conde, no próximo sábado, 5 de novembro. O ponto de partida será nos fundos do Museu da Justiça, na Rua Alfred Agache, próximo às entradas do Túnel Marcelo Alencar, na Praça XV, às 10h. O ponto de chegada será o Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, às 13h. O passeio contará com um historiador profissional que apresentará esses e outros fatos históricos e curiosos ligados aos diferentes pontos visitados.


Inscrições pelo telefone 3133-3766, das 10h às 18h 

Nenhum comentário:

Postar um comentário