Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 24 de março de 2015

Estado do Rio vai ter recadastramento biométrico

Desembargador Edson Vasconcelos toma posse como presidente do TRE-RJ e anuncia recadastramento biométrico de 2,8 milhões de eleitores no estado

Ao tomar posse na Presidência do TRE-RJ, nesta segunda-feira (23), o desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos lembrou a importância do exercício do voto e da Justiça Eleitoral, que completa 70 anos de reinstalação neste ano. "Ela está na primeira linha de representação do direito de sufrágio. Sem cidadania, o ser humano é apenas um espectro, um nada político", disse o novo presidente do TRE-RJ, que anunciou ainda que dará início, a partir desta terça-feira (24), ao recadastramento biométrico de 2,8 milhões de eleitores em 17 municípios fluminenses, além de parte da capital. Na mesma solenidade, o desembargador Antônio Jayme Boente foi empossado como vice-presidente da Corte.

Compareceram à cerimônia o ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral, o presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, o conselheiro do CNJ e desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira Gama, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o vice-governador, Francisco Dornelles, o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o presidente da Câmara Municipal do Rio, vereador Jorge Felippe. "Trata-se de uma confraternização que realiza o ideal da harmonia entre os Três Poderes", comentou o desembargador Edson de Vasconcelos, ao agradecer a presença das autoridades no plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ-RJ).

O vice-presidente, desembargador Antônio Jayme Boente, destacou que os homens públicos assumem posições que os obrigam a um compromisso com a coletividade, além do dever de assegurar a credibilidade das instituições. "O Judiciário, em especial, deve ser a força catalisadora das mudanças", discursou. Ele defendeu o diálogo com os agentes políticos e a sociedade, citando como exemplo a própria trajetória na Justiça Eleitoral, onde atuou como juiz da fiscalização e corregedor regional eleitoral, além de membro substituto na classe dos desembargadores estaduais. "Prometo dar o melhor, para produzir resultados positivos", disse.

A abertura da solenidade foi presidida pelo desembargador federal Abel Fernandes Gomes, que deu posse ao desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos, conduzido à mesa pelos padrinhos, os desembargadores eleitorais Flavio Willeman e Ana Tereza Bazílio. Já com o desembargador Edson Vasconcelos na Presidência, o desembargador Antonio Jayme Boente fez o juramento, levado pelos padrinhos, o corregedor regional eleitoral, Fábio Uchôa Montenegro, e o desembargador federal Abel Fernandes Gomes. Em seguida, discursaram o ministro Luiz Fux, representando o presidente do TSE, ministro Dias Tóffolli, e o desembargador Wagner Cinelli, em nome do Colegiado do TRE-RJ.

Perfil do presidente Edson Vasconcelos

Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa, o desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) por aclamação no dia 4 de março deste ano. Foi vice-presidente da Corte Eleitoral entre 2 de dezembro de 2013 e 18 de fevereiro, quando assumiu interinamente a Presidência. Também atuou como juiz-auxiliar da Presidência do TRE-RJ em 1998.

Ingressou na magistratura em 1984, sendo promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em 2002. Atualmente, além de presidir o TRE-RJ, o desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos tem assento na 17ª Câmara Cível do TJ-RJ. Atuou ainda no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, entre 1979 e 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário